Buscar no site

Festa de criança também pode ter comida saudável e saborosa

Frituras podem ser substituídas por alimentos assados, refrigerantes por sucos naturais e o bolo pode ser feito com farinha integral recheado com iogurte e frutas da estação, alerta especialista do programa Meu Pratinho Saudável

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

  • 13/08/14
  • 14:00
  • Atualizado há 505 semanas

Salgados fritos e gordurosos, bolos com alto teor de açúcar e refrigerantes podem dar lugar a inúmeros tipos de comidas saborosas e saudáveis nas festas de aniversário infantis.

O alerta vem do programa Meu Pratinho Saudável, parceria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde.

Segundo a médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa, alguns petiscos são fáceis e até mais baratos que a média gasta em coxinhas e outras frituras, sem falar nos salgadinhos de pacotes.

Para os salgados, ela recomenda lanches de pão de forma integral com patê de atum e bauruzinhos assados com queijo, peito de peru e tomate. "Esses itens podem agradar tanto crianças quando adultos", diz.

inho de frutas ou uma taça de iogurte decorada com frutas, além de crepes, como opção saudável para as festas infantis, já que permitem a exploração de recheios diferenciados e têm massa feita a partir de ovos e farinha de trigo ou a integral. A tapioca, cuja massa é feita com fécula de mandioca, é mais uma alternativa e com um amplo leque de recheios possíveis.

Em vez de refrigerantes, o programa Meu Pratinho Saudável indica sucos naturais ou os de soja. "Há diversos sucos coloridos e saudáveis como de cenoura, beterraba, laranja, manga, abacaxi, hortelã, gengibre e outras opções", afirma Elisabete. "Ao preparar, coloque as frutas no liquidificador e sirva em seguida, para preservar os nutrientes", ela acrescenta.

A coordenadora do programa diz que o bolo, ponto alto da festa, pode ser feito com farinha de aveia ou integral e ter alternativas como recheios iogurte natural batido com frutas vermelhas e enfeitado por cima com frutas da estação.

Meu Pratinho Saudável

O programa Meu Pratinho Saudável é voltado para crianças de seis meses a 10 anos e tem como objetivo readequar a alimentação para que comam bem e de maneira saudável. Um dos principais conceitos é que metade do prato da criança nas refeições principais seja preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos) e que a outra metade seja preenchida com 1/4 de alimento rico em proteínas e 1/4 de alimentos ricos em carboidratos. O café da manhã e os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais