Buscar no site

Mais de 600 candidatos com registro negado receberam votos no 1º turno

Todos os 600 candidatos aguardam posicionamento da Justiça Eleitoral

Assessoria do TSE

  • 17/10/14
  • 10:00
  • Atualizado há 492 semanas

No 1º turno das eleições deste ano, 2.856.913 votos foram dados a 680 candidatos que concorreram com o registro de candidatura negado e ainda estão recorrendo da decisão na Justiça Eleitoral.

Ao lado da "Lei da Ficha Limpa" (Lei Complementar nº 135/2010), outra causa para indeferimento de pedido de registro de candidatura é a falta da chamada quitação eleitoral, requisito indispensável para que um cidadão possa ser votado. A quitação eleitoral atesta algumas das condições de elegibilidade do pretenso candidato e envolve uma série de requisitos.

Essa é a segunda eleição em que a Lei da Ficha Limpa é aplicada, mas é o primeiro pleito presidencial para o qual ela é válida, já que em 2012 ocorreram eleições municipais. Ao todo, a Lei estabelece 14 hipóteses de inelegibilidade e sujeita aqueles que nelas incorrem a 8 anos de afastamento das urnas como candidato.



Os votos desses candidatos ficam zerados enquanto o processo deles não transitar em julgado (quando não há mais possibilidade de recorrer). Dos mais de 600 candidatos nesta situação, 404 disputaram uma vaga para Deputado Estadual, 253 tentaram conseguir um cargo para Deputado Federal, 15 para Deputado Distrital, cinco para Senador e três para Governador.

Há casos em que os candidatos obtiveram votos o bastante para se eleger, o que depende de uma decisão judicial que conceda o registro de candidatura.

Ao todo, 25 estados e o Distrito Federal têm candidatos que concorreram nas eleições deste ano com o registro indeferido com recurso.

Somente o estado do Tocantins não conta com candidatos nesta situação. O Rio de Janeiro é disparado o primeiro colocado, com 274 candidatos. São Paulo, o maior colégio eleitoral do país (22,40% dos eleitores), é o segundo colocado, com 163 candidatos com registro de candidatura negado com recurso.

Os números foram extraídos nesta quinta-feira,16, das Estatísticas de Resultados das Eleições 2014 (http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais-2014-resultado).

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos