Buscar no site

Descartada a suspeita de um paciente de Foz do Iguaçu estar com ebola

O paciente não passou por Serra Leoa como divulgado

Redação AssisCity

  • 17/10/14
  • 17:00
  • Atualizado há 496 semanas

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, descartou a suspeita de ebola em um paciente que procurou a UPA, Unidade de Pronto Atendimento da cidade, na manhã desta quinta-feira,16, quando funcionários e públicos foram colocados em isolamento e rua interditada.

segundo documentos do paciente, ele não tinha estado em Serra Leoa conforme informado, mas sim na China, Dubai, Líbano e Itália, e nenhuma desses lugares foi afetado pela doença. Sendo assim, descartou-se a suspeita desse paciente estar com o vírus.

a Secretaria Estadual da Saúde do Paraná já liberou a UPA, que funcionou normalmente nesta sexta-feira, 17, e divulgou a seguinte nota:

Autoridades sanitárias de Foz do Iguaçu e da Secretaria Estadual da Saúde descartaram a suspeita de ebola em paciente atendido na Unidade de Pronto Atendimento João Samek, no município de Foz do Iguaçu

O paciente, um homem de 22 anos, é brasileiro, filho de libaneses, morador de Foz do Iguaçu que esteve em viagem internacional pela China, Dubai, Líbano e Itália. Procurou atendimento na madrugada desta quinta-feira (16) com febre, náuseas e icterícia.

"O protocolo de suspeita de ebola foi inicialmente acionado pelos profissionais da Unidade de Saúde por conta de suas viagens. Em algum momento houve a informação de que ele poderia ter passado pelos países africanos com circulação do vírus de ebola, mas essa informação foi descartada pelo próprio paciente e as autoridades tiveram acesso a seu passaporte que não registra passagem pela África", explica o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz.

Receba nossas notícias em primeira mão!