Buscar no site

Morre São Paulo aos 85 anos ex-ministro da saúde Adib Jatene, que criou a CPMF

O médico cardiologista foi ministro dos presidentes Collor e Fernando Henrique Cardoso

Redação Assiscity.com

  • 17/11/14
  • 08:00
  • Atualizado há 488 semanas

Morreu em São Paulo na noite de sexta-feira, internado no Hospital do Coração, o médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, que tinha 85 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio. Em setembro ele havia sido internado também após sofrer um infarto e em maio de 2012, teve oura internação por dores no peito e passou por um cateterismo.

Jatene era diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Ele deixa quatro filhos - os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara - e a mulher Aurice Biscegli Jatene.

Formou-se médico aos 23 anos pela Faculdade de Medicina e, com mais de 20 mil cirurgias no currículo, se destacou também por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos.



Na política, não foi filiado a partidos, mas atuou duas vezes como ministro da Saúde, nas gestões Fernando Collor (1992, por oito meses) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996, por 22 meses).

No governo de FHC, criou a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), que ficou conhecido como "imposto do cheque", para ajudar a financiar a saúde brasileira, e deu continuidade ao projeto dos medicamentos genéricos e ao programa de combate à Aids.

MINISTÉRIO DA SAÚDE LAMENTA MORTE

O Ministério da Saúde divulgou nota de pesar: "O Ministério da Saúde recebeu com tristeza o anúncio do falecimento do médico, professor e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. A medicina brasileira e a saúde pública do país são gratos por suas contribuições nos mais de 40 anos de profissão. Ele, sem dúvida, traduz a força dos milhares de brasileiros que superam suas dificuldades, em sua convicção de desenvolvimento pessoal e esperança de um mundo melhor", inicia o texto.

"Como ministro da Saúde e militante da saúde pública, deixou sua marca pela inabalável busca pela melhoria da atenção à saúde da população e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Uma história de defesa e ensino de uma medicina voltada essencialmente e fundamentada nas pessoas. A Saúde, em luto, deve um agradecimento especial a esse grande brasileiro", finaliza a nota.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos