Buscar no site

Dom Antonio, bispo emérito de Assis, celebra 40 anos de vida episcopal

Na Diocese, deve-se a ele a criação do Centro Diocesano de Pastoral, centralizando aí todo o movimento pastoral da Diocese

Redação Assiscity.com

  • 17/04/14
  • 10:00
  • Atualizado há 519 semanas

No dia 16 de abril de 2014, Quarta-feira Santa, foi celebrado os 40 anos de Ordenação Episcopal do Bispo Emérito de Assis, Dom Antônio de Sousa. Filho do senhor José de Sousa e de dona Sebastiana de Sousa, nasceu em Bom Jesus dos Perdões/SP, aos 21 de outubro de 1929 e foi o 3º Bispo Diocesano de Assis.

Aos 25 de fevereiro de 1944 ingressou no Seminário Estigmatino de Rio Claro. No ano de 1951, em Ribeirão Preto, consagrou-se a Deus pela Profissão dos Votos Religiosos. Na Itália, cursou Teologia em Verona, berço de sua Congregação Religiosa, onde foi ordenado sacerdote a 1º de julho de 1956 por Dom João Urbani, voltando ao Brasil em fins de 1957.

Foi ordenado Bispo aos 16 de abril de 1974. A 13 de fevereiro de 1974, o Papa Paulo VI o nomeou Bispo Coadjutor de Assis. Dom Antônio de Sousa é o segundo Bispo Estigmatino brasileiro e terceiro Bispo Diocesano de Assis, com a renúncia de Dom José Lázaro Neves em 20/07/1977.



Na Diocese, deve-se a ele a criação do Centro Diocesano de Pastoral, centralizando aí todo o movimento pastoral da Diocese; reforma do Bispado de Assis, construção da Casa do Clero, a criação da Fundação São Francisco de Assis, a formação de líderes cristãos; a elaboração de Planejamentos Diocesanos de Pastoral. Juntamente com Dom José Lázaro Neves foi um dos idealizadores do Hospital Regional de Assis e juntamente com Dom Maurício ajudou na instalação da Rádio Educativa Escuta FM da Diocese de Assis.

Tem vários artigos publicados em jornais da cidade e região de Assis e no ano de 2003 lançou o livro "A Caminho", com uma seleção de seus artigos escritos nos diversos jornais. Com sua renúncia no dia de 27 outubro de 2004 tornou-se Bispo Emérito de Assis. O seu lema é :"Amou-os até o fim".

Dom Antônio tem um programa de rádio "Cristo, Ontem, Hoje e Sempre" que pode ser ouvido todos os dias na Rádio Escuta FM http://www.escutafm.com/ ou nas diversas rádios de nossa Diocese. Atualmente Dom Antônio reside na Basílica São Vicente de Paulo, Vila Xavier, em Assis/SP , juntamente com Pe. Sérgio Henrique da Silva e Pe. Luiz Alves e continua celebrando missas diárias. Informações mais detalhadas podem ser conferidas no portal http://diocesedeassis.org/portal.

Atualmente Dom Antonio mora na Basílica São Vicente de Paulo, na vila Xavier

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos