Buscar no site

Mães de Bauru organizam passeata para ajudar bebê com síndrome rara

Sofia precisa fazer uma cirurgia no valor de R$ 2,4 milhões. Estados Unidos é único país com capacidade para realizar procedimento.

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/

  • 19/04/14
  • 10:00
  • Atualizado há 521 semanas

Um grupo de mães de Bauru realiza uma mobilização neste sábado (19) para ajudar a família da bebê Sofia Gonçalves de Lacerda, de três meses, a arrecadar dinheiro para a realização de três transplantes nos Estados Unidos. Ela nasceu com Síndrome de Berdon, uma rara doença que provoca problemas no intestino, na bexiga e no estômago, e precisa fazer transplante dos três órgãos.

O caso causou comoção em todo o país. Em Bauru, a advogada Michelle Gomes Roversi de Matos encabeça a ação beneficente, que será realizada em três momentos distintos: uma passeada pela manhã no Calçadão da rua Batista da Carvalho, com participação de uma banda de uma escola particular da cidade; à tarde, uma passeata na avenida Getúlio Vargas; e, à noite.

Uma banda de uma escola particular da cidade também estará presente no ato. "Primeiro vamos descer o Calçadão da Batista. Mais de 100 pessoas já confirmaram presença. Vamos tentar sensibilizar as pessoas com faixas, cartazes e panfletos que explicam a situação da Sofia", diz Michelle.

A cirurgia tem custo estimado de cerca de R$ 2,4 milhões. Na última quarta-feira (16), uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) negou o pedido imediato de transplante. Antes de decidir, o TRF quer que a bebê faça novos exames.

Segundo a determinação do desembargador, Sofia deverá ser transferida para o Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, em uma ambulância custeada pelo poder público que deve estar equipada com aparelhos de neonatal, já que a viagem que dura aproximadamente duas horas.

Apesar da expectativa da família, Sofia deverá ser transferida para o HC somente depois do feriado. A mobilização para ajudar a menina ocorre em uma rede social com a participação de mais de 120 mil pessoas. Em Bauru, a advogada Michelle se revoltou com a decisão da Justiça. "É uma vida. E eu como mãe fico revoltada. Qualquer ajuda será bem vinda."

Famosos

Até pessoas famosas aderiram à campanha. A cantora Cláudia Leitte, as atrizes Giovana Antonelli e Grazi Massafera e os jogadores Robinho e Hulk também se emocionaram com a luta de Sofia. Eles compartilharam fotos da menina em uma rede social, com mensagens positivas e incentivando as pessoas a doar.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais