Buscar no site

'Ela sentia os bichos na cabeça', diz conselheira sobre menina com berne

Mais de 70 larvas foram retiradas da cabeça da criança em Guarantã (SP). Caso será investigado pela polícia como maus-tratos e negligência.

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia - Foto: ilustrativa

  • 18/07/14
  • 11:00
  • Atualizado há 509 semanas

O Conselho Tutelar de Guarantã (SP) acompanha a família de uma menina, de 8 anos, após registro de maus-tratos há uma semana. Mais de 70 bernes foram retirados da cabeça da criança, que reclamava de dores nessa parte do corpo. Segundo a conselheira tutelar Aline Cristina Bertoni, a menina tinha machucados e piolhos na cabeça. "Ela disse que não conseguia dormir porque sentia os bichos andando na cabeça dela", afirma.

A criança mora na zona rural de Guarantã, mas quando sentiu dores fortes a mãe dela chamou a ambulância que a levou até a Unidade de Pronto-Atendimento de Garça, onde encontraram 50 bernes na cabeça dela, além de machucados, piolhos e pus. Após registro de maus-tratos na Delegacia da Mulher de Garça, feito pela unidade de saúde, ela foi encaminhada ao Conselho Tutelar de Álvaro de Carvalho. No caminho da cidade ela ainda sentia dores e foi levada ao Centro de Saúde de Álvaro de Carvalho, onde retiraram mais 20 bernes.

Como a menina é moradora de Guarantã, o caso passou a ser acompanhado pelo Conselho Tutelar da cidade, que tem prestado atendimento à família com visitas e orientações. Ainda de acordo com a conselheira, na Unidade de Saúde de Guarantã ainda foram retirados mais sete bernes da cabeça da criança. "Ela está com a cabeça enfaixada para evitar mais contaminações e está tomando uma injeção por dia, por sete dias, para sarar a inflamação", afirma Aline.

A criança não voltou à escola ainda após as férias. A conselheira diz que a casa da família não é adequada para a menina e os três irmãos mais novos, mas por enquanto eles devem permanecer com a mãe. "Caso não haja uma melhora nas condições de higiene e no cuidado com elas, as crianças podem ser retiradas do local e encaminhadas a outros familiares ou a um abrigo", ressalta Aline. A Polícia Civil também acompanha o caso.

Infecção

O berne é uma infecção provocada pela larva da mosca-varejeira, que deixa seus ovos quando pousa em uma ferida da pele do homem ou do boi. As larvas saem dos ovos e provocam uma inflamação, deixando a pele vermelha e dolorida. Mais frequente no couro cabeludo, no rosto e nos ombros, essa infecção é mais comum em crianças pequenas e idosos, que não têm muita mobilidade para espantar a mosca.

Em casos mais graves, a ferida se fecha com as larvas dentro da pele e, nesse caso, é preciso procurar um médico para extraí-las. Assim como em qualquer outra situação, a higienização das feridas é extremamente importante. Elas devem ser bem limpas e cobertas com gaze ou esparadrapo.

Receba nossas notícias em primeira mão!