Buscar no site

Saber estabelecer preços fideliza clientes e gera lucros

Com um mercado competitivo e clientela bem informada, docente do Senac Marília explica como gestores devem calcular o valor de produtos

Divulgação

  • 02/07/15
  • 18:00
  • Atualizado há 459 semanas

Uma pequena variação no preço influencia muito a decisão de compra do cliente. "Em um mercado cada dia mais competitivo e com clientes também mais exigentes e observadores, o preço de venda aparece como uma ferramenta chave para o sucesso das organizações", analisa Gustavo Gonçalves Colombo, docente da área de gestão e negócios do Senac Marília.

Ele explica que o preço final de produtos é composto por todos os valores que são gastos até a chegada nas prateleiras. "No comércio, é preciso calcular os custos de aquisição das mercadorias e adicionar as despesas operacionais - como energia, telefone, colaboradores, entre outros".

Além disso, para cada segmento ainda são acrescidos o que é gasto com a carga tributária específica do setor. Com estes cálculos, o gestor consegue estabelecer a margem de lucro.

"O preço de venda correto deve ser formado sobre duas variáveis do produto, os aspectos financeiros, que envolvem os cálculos matemáticos, e a análise financeiras e mercadológicas, que inclui estudos sobre o público-alvo". Segundo o docente, usar esta combinação de forma estratégica é o ponto-chave para atrair clientes.

"A grande estratégia para gerar lucros e se tornar competitivo está na diluição dos custos", orienta o docente. E, além disso, o gestor deve atentar-se com o relacionamento com o cliente. "A precificação correta, quando trabalhada de forma clara e comunicativa, gera confiança e fidelização, trazendo inúmeras vantagens para a organização".

Para o docente, por conta da informação à disposição da clientela, este relacionamento é muito importante. "Hoje é simples e rápido fazer uma consulta e comparar os preços". Por isso, é preciso atenção. "Caso sua empresa não busque as ferramentas de precificação, certamente a concorrência buscará e isso pode afetar a saúde financeira de seu empreendimento", explica o docente.

Aos interessados em conhecer quais são os mecanismos de precificação e do bom relacionamento com o cliente, o Senac Marília está com inscrições abertas para os cursos Gestão de Custos e Formação de Preço e Arte de Encantar Clientes.

Na primeira capacitação, os participantes conhecerão as técnicas para adequar os custos e preços de vendas visando a sustentabilidade e competitividade do negócio. Já no segundo curso, estratégias de criação de vínculos entre clientes e empresas/marcas capazes de gerar a fidelização serão estudadas.

Inscrições e outras informações podem ser obtidas no Senac Marília, localizado na rua Paraíba, nº 125, pelo telefone (14) 3311-7700 e no site www.sp.senac.br/marilia.

Serviço

Gestão de Custos e Formação de Preços

Data: 6/7 a 27/7

Horário: de segunda, quarta e quinta-feira, das 19 horas às 22h30

Duração: 30 horas

A arte de encantar clientes

Data: 20/7 a 21/7

Horário: segunda e terça-feira, das 19h às 22h30

Duração: 8 horas

Informações

Senac Marília

Endereço: Rua Paraíba, nº 125 - Centro

Telefone: (14) 3311-7700

Site: http://www.sp.senac.br/marilia

Receba nossas notícias em primeira mão!