Buscar no site

Equipe da UPA faz parto improvisado em mulher que não sabia que estava grávida

O menino nasceu com 2,980 kg e ainda não tinha nome. Ele e a mãe foram levados para o Hospital São Francisco.

Redação Tupacity.com

  • 30/07/15
  • 11:00
  • Atualizado há 455 semanas

A equipe médica e de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento , a UPA de Tupã, precisou improvisar um parto de última hora a uma paciente que chegou para atendimento dizendo que estava com uma dor muito intensa. Segundo informações, L. L. C., 27 anos, chegou ao pronto atendimento sem saber que estava grávida e disse que desconfiava estar com uma cólica muito forte.

A enfermeira coordenadora da UPA, Érica Doretto, informou que por diversas vezes a médica da unidade questionou a mãe sobre a possibilidade de uma gravidez, mas a mulher negou.

"A paciente chegou por volta da meia noite e dizendo que estava com uma grande cólica menstrual e que a dor estava muito intensa. Como ela é tem um porte físico grande, um pouco mais gordinha, não era evidente uma barriga de grávida. No entanto, as médicas que estavam de plantão indagaram a gestação e ela negou", explica a enfermeira.

A paciente foi direcionada para um leito de isolamento para exames mais precisos, e ao chegar à sala, a mulher entrou em trabalho de parto.

"Ao chegar ao leito, ela relatou a médica que tinha alguma coisa saindo de dentro dela e quando a nossa médica foi avaliar, observou que o bebê já estava coroando", lembrou Érica.

De acordo com a enfermeira, devido à rapidez com que tudo aconteceu não foi possível chamar a equipe de resgate dos bombeiros para encaminhar a gestante ao Hospital São Francisco. E as médicas da UPA precisaram realizar o parto no local.

"A criança nasceu bem. A equipe foi muito competente. Logo após o nascimento os primeiros cuidados foram dados aqui e depois a mãe e a criança foram levados para o Hospital São Francisco de Assis, para a maternidade", emociona-se Érica, ao lembrar-se do eficiente serviço desenvolvido por toda a equipe da UPA para realizar o primeiro parto da unidade em quatro anos de instalação.

A enfermeira ainda lembra que, "a Unidade de Pronto Atendimento não consta com uma sala obstétrica adequada pra este tipo de atendimento. Quero ressaltar pra população do município, para as nossas gestantes, que o hospital de referência para o atendimento a gestante, é o hospital São Francisco com a maternidade. Graças a Deus esse foi um parto normal sem nenhuma complicação", conclui a enfermeira.

O menino nasceu com 2,980 kg e ainda não tinha nome. Ele e a mãe foram levados para o Hospital São Francisco. O parto aconteceu por volta das 2h desta quarta-feira (29).

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais