Buscar no site

Prefeitura de Parapuã demite funcionários e adota meio expediente

Serão exonerados todos os diretores de departamentos municipais e funcionários comissionados.

Redação Folha do Povo

  • 26/08/15
  • 09:00
  • Atualizado há 451 semanas

Os reflexos da crise econômica continuam recaindo sobre os municípios. Para tentar equilibrar as contas municipais, muitas prefeituras estão sendo obrigadas a adotar medidas mais drásticas. É o caso da prefeitura de Parapuã, que decidiu exonerar todos os diretores de departamentos municipais e funcionários comissionados.

O corte deve atingir 21 funcionários não efetivos da prefeitura parapuense, incluindo aqueles que respondem pelas pastas da Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Esporte, Frota e Transporte. Os funcionários exonerados permanecem em seus cargos somente até o dia 31 de agosto.

Além da demissão em massa, prefeito Samir Alberto Pernomian também anunciou a revogação dos decretos e portarias que concediam gratificações e benefícios aos cargos de confiança. Segundo o prefeito Samir, essas medidas estão sendo necessárias para conter os efeitos da crise econômica que afeta todo o Brasil e que, segundo ele, esvaziou os cofres das prefeituras.

"Atingimos o índice de 60% [da receita do município com a folha de pagamento> e não temos mais condições de arcar com as despesas. Tomamos essa decisão para podermos fechar a conta a cada mês e cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o prefeito de Parapuã.

Samir destacou também que os funcionários efetivos de cada departamento deverão se readequar para suprir a redução de pessoal. "Tenho ainda 12 dias para definir quem responderá pelas pastas. Vou conversar com as pessoas em cada departamento para ver quem pode assumir o comando de forma voluntária sem ganhar um centavo a mais por isso", revelou.

De acordo com o prefeito, a exoneração dos cargos comissionados gerará uma economia em torno de R$ 60 mil mensais. "A previsão é que 10 meses vamos economizar mais de R$ 600 mil, que poderão ser usados para o pagamento de outras necessidades do dia a dia da Prefeitura. E enviarei para a Câmara nos próximos dias um Projeto de Lei com a proposta de redução dos salários do prefeito e do vice", resumiu.

Meio expediente

Outra providência tomada pelo prefeito de Parapuã a fim de reduzir os custos da administração é a implantação do meio expediente no Paço Municipal. A partir de 1º de setembro a Prefeitura de Parapuã passará a atender ao público das 8 às 13 horas. A determinação é válida até dezembro deste ano.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais