Buscar no site

Campanha contra a paralisia infantil termina segunda-feira, 31

Pouco mais da metade do público-alvo recebeu a vacina até o momento; meta é imunizar 2,3 milhões de crianças contra a poliomielite em todo o Estado

Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo / Foto ilustrativa

  • 27/08/15
  • 17:00
  • Atualizado há 451 semanas

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo encerra na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil no Estado.

Pais de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos devem levar seus filhos para receber as duas gotas da vacina Sabin em uma das 4,3 mil salas de vacina disponíveis.

Até o momento, 1,4 milhão de doses foram aplicadas em todo o Estado. A meta é vacinar 2,3 milhões de criança, o que representa 95% do público-alvo (veja dados regionais abaixo).

São Paulo não registra nenhum caso de poliomielite há 27 anos. No entanto, o poliovírus selvagem ainda circula nos continentes africano e asiático, principalmente no Afeganistão e no Paquistão. Até julho deste ano, 34 casos de paralisia infantil foram registrados nesses dois países.

"A participação nessa campanha é fundamental para a prevenção contra a paralisia infantil e, assim, mantermos erradicada essa doença no Estado. Por isso, sugerimos aos pais e responsáveis que levem as crianças no posto de vacinação mais próximo de sua residência", afirma a diretora de imunização da Secretaria, Helena Sato.

Além da dose contra a paralisia infantil, as crianças que forem levadas aos postos de saúde também poderão receber eventuais vacinas em atraso do calendário da rede pública. É fundamental levar a caderneta de vacinação.

Receba nossas notícias em primeira mão!