Buscar no site

Sistema interno da prefeitura de Iacri é invadido por hackers

Criminosos pedem 3 mil dólares para liberar acesso aos dados. Prefeito Claúdio Andreassa disse que não vai aceitar a chantagem.

g1.com.br

  • 24/11/15
  • 14:00
  • Atualizado há 435 semanas

A Polícia Federal investiga a invasão de hackers no sistema interno da prefeitura de Iacri (SP). Os criminosos exigem aproximadamente R$ 11 mil para liberar o acesso aos dados. A invasão, que aconteceu na semana passada, prejudicou a folha de pagamento, o sistema de arrecadação de tributos e as licitações em andamento do município, de aproximadamente 6 mil habitantes.

Na tela dos computadores aparece a mensagem, em inglês, que pede o pagamento de 3 mil dólares para a prefeitura poder acessar novamente os dados. Funcionários estão trabalhando para atualizar o sistema e fazer novos cadastros.

O prefeito Claúdio Andreassa disse que não vai aceitar a chantagem dos criminosos. Ele acionou a polícia e o caso passou a ser investigado.



Invasão em Pratânia

A Prefeitura de Pratânia (SP) também sofreu um ataque de hackers no fim de agosto, mas o prefeito desistiu de ter o serviço de informações recuperado após ter o sistema bloqueado. O prefeito do município do interior de São Paulo com pouco mais de 5 mil habitantes, Roque Joner, optou em criar um sistema novo, ao invés de pagar o "resgate" que era pedido pelos criminosos em dólar.

Para ter acesso a sistema é necessário uma senha. Por uma mensagem em inglês, o grupo pediu o pagamento de três mil dólares. Eles diziam que não aceitariam pedido de desconto do valor e ainda agradeciam no final.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos