Buscar no site

Nutricionista esclarece cinco dúvidas sobre obesidade infantil

A doença afeta crianças e adolescentes em todos os cantos do mundo

Divulgação

  • 23/10/20
  • 19:00
  • Atualizado há 178 semanas

A obesidade é uma doença que afeta crianças e adolescentes em todos os cantos do mundo. Além de poder ocasionar doenças também na vida adulta, a obesidade pode estar atrelada à compulsão alimentar.

Para esclarecer dúvidas de pais e responsáveis, a nutricionista Adriana Freitas, da Unimed Assis, responde a algumas das principais dúvidas sobre esse assunto. Confira:

1 - O que é compulsão alimentar? Trata-se de uma doença? 



A compulsão alimentar é a necessidade que o indivíduo tem em comer mesmo quando não sente fome. O paciente não deixa de se alimentar mesmo quando já está satisfeito e ingere uma quantidade de alimentos bem maior que suas necessidades energéticas diárias.

A compulsão alimentar é considerada uma doença e precisa ser tratada como tal.

2 - A compulsão pode ser percebida por algumas atitudes do paciente? Especialmente nas crianças e adolescentes, há alguma indicação que possa ajudar os pais a identificarem o problema?

A compulsão pode ser percebida quando o indivíduo:

- Alimenta-se rápido demais;

- Ingere alimentos sem ter fome;

- Continua comendo, mesmo se sentido satisfeito;

- Alimenta-se sozinho, se escondendo de outras pessoas;

- Sente-se triste ou culpado após as refeições realizadas;

No caso de crianças e adolescentes a recomendação é a observação direta e cuidadosa dos pais ou responsáveis em relação às atitudes citadas acima no dia a dia.

3 - Quais são os riscos da obesidade infantil?

O percentual acima de 95, analisado em gráficos específicos e seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde, é uma indicação de obesidade infantil.

Os riscos é que esta doença pode levar a criança a desenvolver outras doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, por exemplo, além da grande probabilidade de se tornar um adulto obeso. A criança também pode apresentar problemas físicos, baixa autoestima e até depressão.

4 - Crianças que têm compulsão alimentar tendem a se tornar adultos obesos?

Sim, existe grande possibilidade.

5 - Hábitos alimentares adquiridos desde a infância podem acompanhar o paciente também na fase adulta?

Sim, com certeza os hábitos alimentares nos acompanham pela vida toda. Nós podemos melhorá-los, adequá-los e reposicioná-los, mas estas heranças estarão sempre presentes. Por isso a recomendação é trabalharmos a alimentação saudável já com nossas crianças, para termos adultos mais saudáveis e gozando de qualidade de vida.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos