Buscar no site

Nada supera a Democracia!

COLUNISTA - Professor Thiago Hernandes

Prof. Me. Thiago Hernandes

  • 16/11/20
  • 14:00
  • Atualizado há 178 semanas

Neste último dia 15, os brasileiros, excetuando a cidade de Macapá, por motivos técnicos pela falta de energia, exercitar o ato democrático. De origem grega, a palavra democracia em uma transcrição literal pode ser entendida como o "Poder que emana do Povo", poder este que traduz a vontade, o anseio, o desejo, o direito de todos.

Para muitos, a realização de periódicos pleitos eleitorais representa a máxima materialização da democracia, porém, de forma muito segura afirmo que processos eleitorais representam "apenas" um dos vários pilares que efetivamente sustentam uma sociedade democrática.

Uma sociedade somente pode ser entendida como democrática quando além da realização de pleitos eleitorais, seus integrantes efetivamente sintam-se livres do medo, das represálias, com liberdade de expressão, lembrando que o debate deve ocorrer no campo das ideias.

Aos que alcançam a vitória, parabéns! Porém, a estes mesmos vencedores, é importante dizer que os não vitoriosos não podem e nem devem ser silenciados ou ignorados, visto que na ampla democracia, todas as vozes e anseios precisam ser ouvidos e respeitados.

Ao longo de 16 anos de magistério, muitas vezes ouvi pessoas tecendo vorazes críticas aos arranjos democráticos. Para estes, quero apenas dizer: se criticam é por que podem, e se podem, é por que tem liberdade, e se têm liberdade, é por que tem democracia!

Mesmo sabendo que os governos democráticos as vezes falham e que constantemente precisam de aprimoramento, finalizo este ensaio dizendo que até "inventarem" algo melhor, NADA superará a democracia.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais