Buscar no site

Sabesp reforça abastecimento em Assis e pede economia à população

Com a diminuição das chuvas, houve uma queda acentuada no nível dos mananciais superficiais, o que inclui o Ribeirão do Cervo, responsável por 70% do abastecimento de Assis.

Divulgação

  • 28/11/20
  • 10:00
  • Atualizado há 176 semanas

Devido às altas temperaturas e ao tempo seco, a Sabesp adotou medidas para reforçar o abastecimento de água em Assis. Além da captação do Cervo e dos quatro poços em operação, a empresa passou a contar, em outubro, com captações emergenciais nos reservatórios do Horto Florestal. Também estão em andamento, as obras que irão possibilitar o início da utilização de dois novos poços no município.

Para se ter ideia, o índice pluviométrico registrado entre outubro de 2019 e setembro de 2020 foi o menor de uma série histórica de 50 anos, com 35% menos chuva do que a média anual da região. Com a diminuição das chuvas, houve uma queda acentuada no nível dos mananciais superficiais, o que inclui o Ribeirão do Cervo, responsável por 70% do abastecimento de Assis.

Além disso, o aumento no consumo de água residencial, decorrente da pandemia e das altas temperaturas registradas, agrava ainda mais a situação. A Sabesp orienta a população a fazer uso consciente da água. Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, ajudam a evitar desperdício. Veja algumas outras dicas sobre como utilizar a água de forma consciente:

1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.

2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

3. Não use água corrente para descongelar alimentos.

4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Para saber mais, acesse: http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais