Buscar no site

Com 35,5 mil mortes por Covid antes de terminar, março ultrapassa julho e se torna o pior mês da pandemia no Brasil

Dados são das secretarias estaduais de Saúde. Especialistas avaliam que país não adotou estratégias de controle da pandemia e que a situação ainda pode piorar. Seis estados já têm recordes de mortes este mês.

G1

  • 20/03/21
  • 12:00
  • Atualizado há 161 semanas

O Brasil registrou, do dia 1º até 19 de março, 35.507 mortes pela Covid-19, segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país. É o maior número de mortes registradas em um período mensal desde o início da pandemia, mesmo com 12 dias faltando para acabar o mês.

Antes, o maior número de mortes em um mês por Covid havia sido visto em julho de 2020, quando 32.912 pessoas perderam a vida para a doença.

Março também foi o quarto mês consecutivo em que as mortes de um mês superam as do mês anterior (veja gráfico). Ao todo, o Brasil já registrou 290.525 mortes pela Covid-19.

"Apesar de a gente chegar nesse recorde, eu acho que, infelizmente, ainda pode piorar muito", afirma a cardiopediatra Lucia Pellanda, professora de epidemiologia e reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

"É muito triste falar isso, porque a gente [cientista> está há um ano fazendo tudo o que pode para evitar que isso acontecesse - falando, explicando, dizendo o que precisa. A gente sabe o que precisa fazer para evitar mais mortes", acrescenta Pellanda.

Receba nossas notícias em primeira mão!