18 de Fevereiro de 2020
17º/33º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

O que é o ser humano?

*Por Pastor Luis Alberto Sanches
Vamos começar dizendo o que ele não é. O ser humano não é obra do acaso nem o resultado de uma evolução da matéria ou das espécies. Não é resultado do Big Bang, uma grande explosão que teria formado as galáxias e possibilitado as formas de vida pela evolução da matéria inanimada. O homem também não evoluiu de outros seres vivos. Ele foi criado por Deus à Sua imagem e semelhança. Em outras palavras, quem criou o ser humano foi um Ser supremo, o Criador dos céus e da terra. Ele criou pessoas, com características únicas, individuais, à Sua imagem e semelhança moral, intelectual e emocional. Por isso o ser humano deseja, sente, pensa, cria e decide. Somos seres criados por Deus, diferentes e superiores aos animais. Somos a coroa da criação de Deus.

Por volta de 1865, o cientista Gregor Mendel descobriu o código genético, que lhe possibilitou entender que as características de uma espécie só podem ser transferidas para gerações futuras da mesma espécie. Ervilha só produz ervilha, gato só gera gato; cachorro só gera cachorro; ser humano só gera ser humano. Por que isso? Porque quem cria estabelece a norma, e a norma que o Criador estabeleceu foi: produza cada um conforme a sua espécie. (Gênesis 1:24). O ser humano não fruto do acaso nem da evolução!

Sabe qual é o ser mais complexo do universo? O homem. O seu cérebro, um órgão de aproximadamente 1,3 quilogramas, que possui cerca de 100 bilhões de células nervosas (os neurônios), tem o controle de todas as funções do organismo humano. Esse "microcomputador" controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a respiração, processa milhares de informações vindas dos nossos vários sentidos (visão, audição, olfato, tato, paladar), controla nossos movimentos e permite-nos pensar, sonhar, decodificar emoções e sensações, tomar decisões. A mente humana adulta é capaz de realizar operações muito complexas. Ela pode pensar lógica e analiticamente, planejar, comparar, analisar, tirar conclusões e tomar decisões em segundos. Isso porque fomos cridos à imagem e semelhança de nosso Criador. Somos a coroa da criação. Fomos feitos para administrar a terra e a criação do Senhor em harmonia com as Suas leis e os Seus mandamentos.

E o corpo humano? Você já parou para pensar sobre esse organismo incrivelmente complexo, que só teria sido idealizado pela sabedoria de Deus e criado pelo seu poder? Que coisa tremenda. Nosso corpo foi criado do pó da terra, e com a morte física, ao pó volta. Mas o nosso espírito, o sopro divino, aquilo que nos assemelha ao nosso Criador e permite que nos movamos e existamos, volta a Deus, que o deu. (Eclesiastes 12:7 e Atos 17: 28)

* Reverendo Luis Alberto Sanches. Presidente do Conselho de Pastores.

+ VEJA TAMBÉM