Buscar no site

Motivar é dever da empresa ou do colaborador?

  • 05/08/14
  • 11:00
  • Atualizado há 507 semanas

A palavra motivação está muito presente nos diálogos,principalmente no ambiente de trabalho, colaboradores se lamentando ou empregadores dizendo que sua equipe está desmotivada, é observado com frequência, argumentos esses que parecem bumerangues (vão e voltam) o tempo todo.

Na verdade existem várias teorias sobre a motivação, e a sua definição é simples: "força ou impulso que leva os indivíduos a agirem de uma forma especifica", mas é claro que existem muito mais implicações nesse contexto, do que sugere essa definição. Para a pessoa ter impulso ou força,a mesma precisa ter uma meta, um alvo ou objetivo, um ponto inicial e persistência para não desistir.Uma dúvida constante, que escuto muito, será que é dever da empresa criar esse plano ou é dever do colaborador?

A motivação está ligada a fatores intrínsecos, ou seja, internos do eu de cada um, é como se fosse um combustível para a pessoa ter vontadepara agir. Motivar é mover, acredito que o ponto forte do motivado é que quando um obstáculo aparece,ele o supere e tenha força para começar um plano "B"e seguir em frente até sua conquista.

É difícil se manter motivado, porque hoje vivemos apressados, assumindo váriospapéis na vida e responsabilidades gerais, nosso dia a dia às vezes parece estar em modo automático, fazemos da nossa rotina uma espera constate pelo dia de amanhã e não apreciamos o presente e as pequenas vitórias, sem contar as frustações que sofremos das inúmeras vezes em que algo dá errado.

Por mais que a motivação dependa de cada um, a empresa tem uma parcela fundamental, primeiro falaremos da satisfação, ela está ligada a fatores externos, local de trabalho, ferramentas que você precisa para trabalhar, salário, colegas de trabalho que saibam trabalhar em equipe, esses fatores não são motivacionais, mas se tornam desmotivacionais quando são insatisfatórios ou injustos. A satisfação é um complemento da motivação, seguem juntas, se o colaborador está satisfeito na empresa,é mais fácil ele se manter motivado.

Já o líder precisa criar atividades interessantes ou que se apresentem como desafio para sua equipe, para que os colaboradores tenham a sensação de se ter alcançado algo que valeu a pena, e sempre reconhecer o trabalho realizado, empenhado e desempenhado. Nessas horas o elogio é sempre bem vindo quando merecido.

Mas de nada adianta o líder realizar seu papel como incentivador, ou a empresa investir em treinamentos de motivação, se o colaborador não estiver aberto e se deixar motivar-se, o colaborador tem que focar nos seus objetivos, se não possuir nenhum, deve criá-los e ficar atento com algo que o possa motivar, que o leve a realizar, que chame sua atenção e que o deixe interessado.

Procure manter a motivação, tenha objetivos de curto, médio e logo prazo, foque neles, se não estiver satisfeito ao logo do tempo,mude o percurso, mas não desista de atingir seus ideais almejados, precisamos viver cada dia em busca de algo, com entusiasmo e sentir-serealizado com o que fazemos, senão você será uma pessoa assistida vendo a sua vida acontecer ao seu redor.

* Por Carla Fernanda Gutierres de Oliveira,

Psicóloga, Psicopedagoga e Especialista em Desenvolvimento Organizacional.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também