18 de Outubro de 2019
17º/33º
ENTRETENIMENTO » BLOG

CHARGE - Projeto de Lei pode permitir que a Petrobrás venda até 70% dos campos do pré-sal

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de 13 de junho o regime de urgência para Projeto de Lei que permite à Petrobrás vender até 70% dos campos do pré-sal concedidos a ela por meio do regime de Cessão Onerosa. O texto autoriza a empresa a vender parte da sua participação nos campos, o que hoje não é permitido.

As multinacionais pretendem que o Governo Federal anule a decisão do CNPE pela contratação direta da Petrobrás para operação e produção do excedente da Cessão Onerosa pelo regime de partilha. "Cobiçam se apropriar desse petróleo, sem riscos, por meio dos leilões de privatização", diz a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET).

Exxon, Shell, BP e estatais norueguesas e chinesas serão as maiores beneficiadas com essa ação. A petroleira norte-americana Exxon Mobil está mais fortalecida no Brasil após o quarto leilão de áreas do pré-sal realizado na semana passada. Em poucos meses a Exxon Mobil passou de dois blocos para 25 blocos no Brasil.



Renato Piovan
Renato Piovan
nasceu em Assis e é formado em Jornalismo pela FEMA. Desde muito jovem sonhava em ser jornalista, mas decidiu que queria produzir notícias não só por meio de textos, mas também de ilustrações. Atualmente mora na tranquila Pedrinhas Paulista, onde recarrega suas energias e tem inspiração para "cartoonizar" assuntos nacionais e mundiais referentes à política, cotidiano, esportes, etc. Fazendo seus rascunhos aqui e acolá desde 1997, já colaborou com suas ilustrações para diversas mídias impressas e digitais de São Paulo e Paraná.
+ VEJA TAMBÉM