17 de Novembro de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » BRASIL

Poupatempo amplia prestação de serviços em totens de autoatendimento

No ano passado 170,8 mil serviços foram prestados em 30 totens fora nas unidades do Poupatempo

Os totens de autoatendimento do Poupatempo prestaram 4,8 milhões de serviços durante o ano de 2018, segundo a Coordenadoria de Desenvolvimento e Análise de Indicadores de Gestão do Programa Poupatempo.

Os totens são equipamentos onde o próprio cidadão digita os seus dados, certifica sua identidade com as impressões digitais e faz a solicitação do serviço desejado. Em muitos casos, não é necessário nem entrar no Poupatempo. Tudo é resolvido no equipamento automático.

O balanço do ano passado mostra que 170,8 mil serviços foram prestados em 30 totens fora nas unidades do Poupatempo, em shoppings, supermercados, estações do metrô e CPTM. Entre os serviços prestados estão 17,9 mil impressões de Atestados de Antecedentes Criminais, 10 mil consultas de débitos de veículos e 5,2 mil pesquisas de pontuação na CNH.

Nos totens também é possível agendar horários para ser atendido em qualquer unidade do Poupatempo, solicitar 2ª via de RG e CNH, CNH definitiva, pagar taxas de serviços do Poupatempo e solicitar certidões de CNH e de veículos.

Desde outubro de 2016, 114 totens de autoatendimento foram instalados no Estado de São Paulo. Além dos 30 equipamentos externos, há 84 nas principais unidades do Poupatempo, ampliando o alcance e horário da rede de atendimento e facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

Considerando todos os totens, o total de serviços inclui 228,4 mil Atestados de Antecedentes Criminais, 27,5 mil consultas de débitos de veículos, 20,4 mil Certidões de CNH e 19,8 mil pesquisas de pontuação na CNH. A grande maioria das pessoas ainda utiliza os totens para fazer agendamento de horário, mas a Prodesp, empresa responsável pela gestão do Poupatempo, pretende ampliar o número de serviços disponíveis e também expandir o número de equipamentos para outros locais de fácil acesso à população.

Serviços disponíveis nos totens de autoatendimento do Poupatempo:

- Atestado de Antecedentes Criminais

- Certidões de CNH

- Pesquisa de débitos e restrições de veículos

- Segunda via da Carteira de Habilitação – CNH

- Segunda via do RG (se o documento anterior tiver sido emitido a partir de agosto de 2014)

- Troca da Permissão de Dirigir pela CNH Definitiva

- Agendamento de horário para atendimento presencial em qualquer unidade do Poupatempo



Nos totens é possível agendar horários para ser atendido nas unidades do Poupatempo, além de solicitar 2ª via de documentos

Assessoria SP
+ VEJA TAMBÉM