19 de Setembro de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » REGIÃO

Penitenciária de Assis inicia projeto Entrelinhas com os reeducandos

Durante os encontros do projeto, os reeducandos assistem a filmes e participam de roda de conversa

No começo deste mês de maio, a Penitenciária de Assis, com a aprovação do diretor técnico III, Mauro Luiz Lima, iniciou o projeto Entrelinhas. O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento da percepção emocional dos participantes, sendo eles os sentenciados da unidade.

A metodologia utilizada é a apresentação de filmes com posterior roda de discussão, para que através do diálogo possam ser abordados os temas dos filmes e as percepções emocionais dos participantes, criando uma articulação entre eles e as coordenadoras do projeto.

O projeto foi idealizado pela estagiária de psicologia Cloé Siqueira Maschietto, graduanda da UNIP, tendo como colaboradora a supervisora de estágio Elisa Maria Malacrida, psicóloga, no sistema prisional a mais de 30 anos. Ambas atuam como coordenadoras do projeto e contam com a colaboração das diretorias de Reintegração Social e Educação da unidade.

Os filmes já apresentados foram: "Bird Box”, "Preciosa – uma história de esperança”, "O menino que descobriu o vento” e "Nise, o coração da loucura”, tendo 150 participantes. O próximo filme a ser exibido e debatido será "Bicho de Sete Cabeças”. Os sentenciados têm tido participação efetiva no projeto, com apresentação de discussões e reflexões importantes sobre autoestima, resiliência, preconceitos, relacionamento interpessoal e amadurecimento.

Cloé, idealizadora do projeto, salienta a importância da ação em promover mudanças de paradigmas e amadurecimento para apoio na futura reinserção social. Para Mauro Luiz Lima, Diretor Técnico da Unidade Prisional de Assis, iniciativas como esta são fundamentais para o resgate da dignidade dos reeducandos quando retornarem ao convívio da sociedade.


O projeto conta com a participação de 150 reeducandos


Nas rodas de conversa são discutidas as percepções emocionais dos participantes


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM