16 de Setembro de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » LOCAL

Paraguaçu ganha ponto de entrega voluntária de eletroeletrônicos

Computadores, celulares, videogames e aparelhos de TV são alguns exemplos de eletroeletrônicos que precisam ser descartados corretamente

Parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Agricultura e Meio
Ambiente, e a ONG Juntos Paraguaçu implanta no município um ponto de entrega voluntária de lixo eletroeletrônico.

Computadores, celulares, videogames e aparelhos de TV são alguns exemplos de eletroeletrônicos que precisam ser descartados corretamente. Quando descartados de maneira incorreta, os eletroeletrônicos podem causar grandes transtornos no meio ambiente.

Esses objetos possuem em sua composição substâncias químicas e metais que causam problemas de poluição. Quando depositados em aterros, podem contaminar o solo e atingir lençóis freáticos, afetando a saúde de pessoas e animais.

De acordo com a bióloga do Departamento de Meio Ambiente, Ana Flávia Lima, a maneira mais
sustentável e ambientalmente correta de descarte desses materiais é a reciclagem. "Para que se obtenha melhores resultados nesta ação, fabricantes e consumidores devem assumir a responsabilidade por seus aparelhos e assim realizar a reciclagem dos equipamentos eletroeletrônicos”, alertou Ana Flávia.

Os munícipes que possuem aparelhos eletreletrônicos que não funcionam, ou não utilizam mais e precisam dar um destino a eles, devem entregá-los no antigo Almoxarifado da Prefeitura, localizado na Av. Brasil no 1.107, na Vila Affini. O atendimento à população é feito toda quarta-feira, na parte da manhã das 7 às 11 horas e à tarde das 13 horas às 16h30.

Para a efetivação da entrega e melhor aproveitamento da reciclagem do material, o equipamento deve ser entregue com todos os componentes, ou seja, televisores, computadores e demais aparelhos devem conter todas as suas peças, não sendo entregue apenas a parte externa do equipamento.

"Melhor aproveitamento de aterros, não contaminação ambiental, diminuição do consumo de matéria prima, são apenas algumas das vantagens que a reciclagem de eletreletrônicos trazem a população. Portanto, essa parceria da Prefeitura com a ONG Juntos Paraguaçu tem como objetivo conscientizar sobre os riscos que o descarte indevido desses equipamentos podem causar e proporcionar aos munícipes um meio responsável de descarte”, finalizou a bióloga Ana Flávia.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura
+ VEJA TAMBÉM