Buscar no site

Detran DF testa drogômetro para identificar consumo de drogas

Nesta fase, motoristas serão convidados a fazer o teste

Agência Brasil

  • 30/08/19
  • 18:00
  • Atualizado há 238 semanas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran - DF) começou a fazer testes com o um aparelho apelidado de drogômetro, capaz de identificar substâncias psicoativas no organismo dos condutores.

O teste é feito usando a digital do condutor e consegue identificar 15 tipos de drogas, entre elas crack, cocaína e ecstasy. O aparelho será testado em operações da Lei Seca no Distrito Federal.

De acordo com o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Francisco Saraiva, o Brasil é um dos primeiros países americanos a usar esse aparelho. Ele destaca que o drogômetro está em fases de testes, por isso os condutores ainda não poderão ser autuados pelo uso de drogas ilícitas. "No momento estamos passando pela fase de testes, onde o cidadão é convidado a fazer o teste. Não é obrigatório".



Durante blitz educativa em Brasília, foram feitos 15 avaliações. Um condutor apresentou resultado positivo para o consumo de droga. O motorista foi orientado a chamar outro condutor habilitado para retirar o veículo.

Segundo o Saraiva, o drogômetro deve ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) até o final de 2019. A partir de então, o condutor poderá ser autuado por dirigir sob a influência de substância psicoativa que determine dependência.

O diretor destaca que 48% das pessoas que morreram no trânsito no Distrito Federal em 2018 haviam consumido álcool ou drogas. "O Detran utiliza este tipo de equipamento por que justifica o combate, para que diminua a quantidade de acidentes fatais no trânsito".

Divulgação - Detran DF testa drogômetro para identificar consumo de drogas
Detran DF testa drogômetro para identificar consumo de drogas

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos