Buscar no site

Conheça os legumes, as raízes e os tubérculos que estão na época em setembro

Aprenda a receita de um talharim com abobrinha

Bem-Estar

  • 13/09/19
  • 19:00
  • Atualizado há 240 semanas

Dando continuidade à série sobre alimentos da época, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo juntamente com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), irá iniciar o mês de setembro falando um pouco sobre os legumes, as raízes e dos tubérculos.

Legumes

Abobrinha: Possui em sua composição muita água e grande quantidade de fibra, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

Berinjela: A berinjela é hipocalórica, contendo apenas 20kcal em 100g do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Brócolis: Rico em vitamina C, cálcio, vitamina A, ácido fólico, potássio e fibras. Contém antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer, além de reduzir o colesterol sanguíneo. Opte pela cocção a vapor, para preservar a vitamina C e o potássio.

Couve-Flor: Uma hortaliça tenra e delicada conquista o paladar de muitos. Além de suas várias formas de preparo, como cozidas em saladas, refogada, assada ou em recheios de tortas, a couve-flor traz benefícios para a saúde pois é rica em cálcio e fosforo, contribuindo para a saúde de ossos e dentes; fonte de vitaminas antioxidantes, que agem contra os radicais livres e vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Raízes e Tubérculos

Batata: A batata é rica em carboidratos, por isso é uma boa fonte de energia. Em sua composição, a batata apresenta vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como por exemplo, as vitaminas do complexo B, que atuam na manutenção do sistema nervoso central e o potássio, mineral que auxilia o controle da pressão arterial. Naturalmente, a batata é pobre em gordura. Evite fritá-la, opte por preparo mais saudáveis e desfrute dos benefícios desse alimento.

Inhame: O inhame é um tubérculo que, além de ser uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e é rico em fibras e minerais como fósforo e potássio. Destaca-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico.

Receita:

Talharim com abobrinha

Ingredientes:

2 abobrinhas grandes (740g)

1/2 cebola pequena (50g)

1 dente de alho médio (4g)

1 ramo de cebolinha (12g)

2 ramos de salsinha (12g)

3 colheres (sopa) de margarina (60g)

1 colher (chá) de sal (6g)

1 xícara (chá) de farinha de trigo (130g)

4 e 1/2 xícaras (chá) de leite integral (1,1L)

Modo de Preparo:

Lave e rale a abobrinha. Descasque, lave, pique separadamente a cebola e o alho e reserve. Lave e pique a cebolinha e a salsinha e reserve. Em uma panela, derreta a margarina, refogue a cebola, acrescente o alho e deixe dourar. Junte a abobrinha e o sal e deixe refogar até que seque toda a água. Dissolva a farinha de trigo no leite, acrescente ao refogado de abobrinha e deixe cozinhar, sem parar de mexer, até que fique encorpado. Apague o fogo e adicione a salsinha e a cebolinha.

Macarrão:

Ingredientes:

2L de água

1 colher (chá) de sal (6g)

300g de talharim

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, ferva a água com o sal, cozinhe o macarrão por 10 minutos ou até que fique "al dente", escorra bem e reserve.

Montagem:

Ingrediente:

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (12g)

Modo de Preparo

Em uma travessa, coloque uma camada de molho, o macarrão e o restante do molho. Polvilhe o queijo ralado e sirva quente.

Essa e diversas outras receitas você pode encontrar no livro Alimentação escolar da Codeagro.

Ilustrativa - Abobrinha auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico
Abobrinha auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também