Buscar no site

'Integração Lavoura-Pecuária' fecha programação de palestras do Vale Direto Show 2019

Palestra foi ministrada pelo produtor mestre em agronomia e doutor em zootecnia, Dr. Cristiano Magalhães Pariz

Ello Assessoria

  • 14/09/19
  • 16:00
  • Atualizado há 240 semanas

O último dia do Vale Direto Show reuniu um grande número de empresas, produtores,

visitantes e parceiros durante a quinta palestra, ministrada pelo produtor mestre em agronomia

e doutor em zootecnia, Dr. Cristiano Magalhães Pariz.

Na ocasião Cristiano ministrou a palestra "Integração Lavoura-Pecuária" e trouxe dezenas de exemplos de áreas no Estado de São Paulo onde o sistema ILP está sendo feito.

"Podemos dizer que Assis é um polo de integração lavoura-pecuária. E estar hoje aqui no Vale Direto Show é um oportunidade de rever amigos, de fazer amigos e disseminar conhecimento, trazendo para o produtor informações importantes para que ele possa trabalhar de maneira mais eficiente e ambientalmente mais correta", afirma Cristiano.

Segundo ele é preciso haver um sinergismo, isto é, uma atividade beneficiando a outro para colher lá na frente. O sistema ILP, tema da última palestra do evento, consiste na exploração de atividades agrícolas x pecuárias, de maneira integrada, em rotação ou sucessão, na mesma área em épocas diferentes.

"É dessa maneira que vamos aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais, com menor impacto sobre o meio ambiente", comenta Cristiano.

Ele enumerou também alguns requisitos para adotar o sistema ILP como áreas favoráveis, infraestrutura, domínio da tecnologia, assistência técnica, dentre outros fatores que exige do pecuarista uma nova visão do negócio.

Recentemente, uma reportagem publicada no portal comprerural.com revelou que 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos. E, para Cristiano, estar dentro dos 40% restantes na atividade requer aplicação de tecnologias, treinamento de mão de obra, planejamento e tomadas de decisões acertadas com a ajuda de consultorias especializadas.

"Com planejamento, conhecimento e eficiência é possível trabalhar e colher esses mesmos resultados positivos que mostramos hoje com alguns exemplos na região", finalizou Cristiano.

Divulgação - Produtor mestre em agronomia e doutor em zootecnia, Dr. Cristiano Magalhães Pariz
Produtor mestre em agronomia e doutor em zootecnia, Dr. Cristiano Magalhães Pariz

Receba nossas notícias em primeira mão!