12 de Novembro de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » DESTAQUE

Problemas de conexão? Veja como solucionar!

Equipe da OAI dá dicas interessantes para você navegar com tranquilidade e rapidez

Divulgação


Imagine só você correndo para terminar um trabalho da faculdade ou querendo muito ver um episódio da sua série preferida ou, ainda, com desejo de acompanhar o canal de seu youtuber favorito, mas está com problema de conexão! Quem nunca passou por uma situação assim?!

Fato é que não conseguimos mais viver sem internet e estamos cada vez mais conectados. Logo, qualquer situação que gere um problema de conexão costuma dar muita dor de cabeça.

Para solucionar essa questão, a equipe da OAI desenvolveu este post para você conferir algumas dicas interessantes e acabar com os problemas de conexão da sua internet!

Verifique o Ping

Ping e uma sigla para Packet Internet Groper, um comando que funciona como um localizador de pacotes na rede de internet. Assim sendo, se você executá-lo e respostas não forem oferecidas, significa que a conexão está perdida e você precisa analisar os seus equipamentos ou problemas com a sua operadora.

A verificação do Ping, portanto, é a primeira coisa que deve ser feita para reparar um problema de conexão. Para isso, basta abrir o prompt de comando no computador, digitar a sigla "Ping”, o endereço de destino e tecle Enter, exemplo: ping uol.com.br

Veja se todos os equipamentos estão ligados

Essa dica pode até parecer batida, mas, muitas vezes, quebramos cabeça por algo simples! Por isso, nunca esqueça de verificar a energia dos aparelhos, ou seja, se todos eles estão ligados na tomada.

Também analise se todos os cabos estão bem conectados e se não tem algo solto ou frouxo que esteja causando os problemas de conexão.

Analise os seus equipamentos

É preciso analisar todos os equipamentos de conexão da internet, como o modem, o roteador e repetidores. Tente reiniciá-los e veja se o problema se resolve. Em caso negativo, talvez algum deles tenha estragado e precisa ser substituídos.

Os equipamentos de internet costumam estragar por conta de descargas elétricas, excesso de sujeira ou até mesmo tempo de uso. Por isso, em situações em que nada resolve o problema, substituí-los por outros é a melhor solução.

Resete as configurações dos equipamentos

Antes de jogar todos os seus equipamentos fora e sair comprando outros, no entanto, você pode resetar as configurações de cada um deles e instalá-los novamente. Talvez, por algum erro, algo tenha sido modificado e causando o problema de conexão.

Também devem ser verificadas as configurações dos dispositivos que você está tentando conectar à internet. É muito comum que todos os itens conectados à rede wi-fi funcionem, exceto um.

Nesse caso, é bem provável que o problema esteja nas configurações desse dispositivo e não nos equipamentos da rede.

Atualize o firmware

Atualizar o firmware do seu roteador também pode ser uma alternativa para solucionar problemas de conexão. Quando isso é feito, uma série de correções são realizadas e, algo que estava causando a queda da internet pode ser prontamente restabelecido. Sempre consulte o manual dos seus equipamentos.

Essas são algumas dicas que você pode colocar em prática quando estiver com problema de conexão.

Divulgação - Verificação do Ping é a primeira coisa que deve ser feita para reparar um problema de conexão
Verificação do Ping é a primeira coisa que deve ser feita para reparar um problema de conexão


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM