21 de Novembro de 2019
17º/33º
NOTÍCIAS » ESPORTE

Atleta cego de Assis é exemplo de superação em corridas de rua e pista

Valdecir Inocente participa de corridas há 15 anos

O atleta Valdecir Inocente tem 56 anos e é um exemplo de superação para muitas pessoas. O assisense é deficiente visual e há cerca de 15 anos participa de corridas de rua e de pista, colocando o nome da cidade em destaque nas competições por toda a região.

Ele conta que sempre gostou de esportes, mas que sua grande paixão era o futebol. Porém, devido a uma doença degenerativa chamada Retinose Pigmentar, ele foi perdendo a visão. Há 15 anos, quando já havia perdido a visão por completo, ele foi incentivado por um amigo e começou a participar de corridas.

"Eu sempre dependi de um guia para poder correr e nestes 15 anos contei com ótimos guias, que sempre me motivaram e incentivaram. Comecei a correr com 41 anos e não paro mais, pois me encontrei na corrida. A sensação de liberdade é incrível”, afirma.

Valdecir destaca que o esporte, além de ser muito prazeroso e uma atividade de lazer, lhe proporciona qualidade de vida, fazendo bem para o corpo e para o espírito.

Segundo o corredor, ele se adaptou à modalidade e não tem encontrado barreiras para vencer seus próprios limites.

"Quando a competição é em pista, participam apenas deficientes visuais e todos com a ajuda de seus guias não desrespeitam as marcações. Já quando a corrida é de rua temos que ter um pouco mais de cuidado, pois alguns atletas não notam a deficiência e acabam cortando a frente, mas é algo natural do esporte”, ressalta.

Valdecir é atleta da Secretaria Municipal de Esportes de Assis e tem conquistado bons resultados nas competições que participa.

Aparecido Pereira dos Santos, conhecido como Cido, é guia de Valdecir há cerca de um ano. Ele ressalta que tem aprendido muito com o amigo.

"Quando eu comecei a correr com o Valdecir, achava que ele era atleta amador, mas já no primeiro treino me surpreendi muito com ele. Ele tem um ritmo muito forte e é ele quem decide como iremos desenvolver a prova. Eu sou apenas os olhos dele, orientando a direção e se há algum obstáculo”, explica.

Cido também salienta que Valdecir é sempre muito bem humorado e torna os treinos mais amenos.

"Nos divertimos muito com os treinos e corridas na rua. Ele é sempre bem humorado, faz muita piada com a deficiência e já está acostumado, não levando isto como uma dificuldade, mas como um incentivo”, conclui.

divulgação - Valdecir começou a correr há 15 anos, e tem conquistado boas colocações nas competições que participa
Valdecir começou a correr há 15 anos, e tem conquistado boas colocações nas competições que participa


divulgação - Há cerca de um ano e meio Valdecir é acompanhado pelo guia Cido
Há cerca de um ano e meio Valdecir é acompanhado pelo guia Cido


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM