19 de Novembro de 2019
17º/33º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

O ENEM está chegando! Como se preparar para o dia da prova?

COLUNISTA - Prof. Me. Thiago Hernandes

Aplicado pela primeira vez no ano de 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – surgiu como uma proposta inovadora para avaliar competências e habilidades dos alunos concluintes da educação básica. Duas décadas se passaram e o que antes servia como um instrumento de avaliação de desempenho dos estudantes, aplicado em unidades das redes públicas e privadas, tornou-se a principal "porta de entrada” para instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Como é do conhecimento de todos, a prova do ENEM caracteriza-se como um instrumento estruturado de forma multidisciplinar, contemplando ao longo de suas questões todas as áreas do conhecimento, o que exige do aluno múltiplas habilidades, competências e saberes.

Para que o candidato alcance um bom desempenho, faz-se necessário que ele esteja há um bom tempo se preparando com uma regular e disciplinada rotina de estudos, condição esta que hoje é muito favorecida pela internet, que emerge como um vasto campo de acesso a conteúdos textuais, aulas on-line, provas passadas e "bancos” de questões.

Mas é natural que por mais que o candidato esteja preparado, tenha, nos dias que se aproxima a aplicação da prova, momentos de estresse, ansiedade e medo. Diante dessa condição, algumas condutas podem ser adotadas nos dias que antecedem a realização do exame a fim de atenuar estas sensações. Dentre estas, cito:

- Evitar estudos intensos, visto que a preparação deve ser feita ao longo do ano letivo;
- Consumir alimentos leves e de fácil digestão;
- Buscar exercícios físicos leves e de relaxamento mental para tirar o foco da tensão;
- Separar os documentos e materiais a serem usados na prova com ao menos 3 dias de antecedência;
- Verificar o local exato da prova, o meio de deslocamento a ser adotado e o meio de locomoção que usará;
- Buscar estabelecer um sono reparador;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Com base nessas dicas e no preparo que você candidato vem construindo ao longo deste ano letivo, enquanto professor de Ensino Médio e cursos pré-vestibular há mais de 15 anos, resta-se agora desejar a todos vocês BOA SORTE!

Kevin Phillips por Pixabay - É natural que o candidato, mesmo preparado, tenha momentos de estresse, ansiedade e medo, mas dá para melhorar!
É natural que o candidato, mesmo preparado, tenha momentos de estresse, ansiedade e medo, mas dá para melhorar!


Divulgação
Prof. Me. Thiago Hernandes
graduado e mestre em geografia, professor de ensino médio e ensino superior. Dono do canal no youtube, GEOEXPLICA
+ VEJA TAMBÉM