Buscar no site

Assis já registrou 31 suicídios em 2019 e voluntários devem reativar CVV ainda neste mês

Os casos foram registrados entre os dias 1º de janeiro e 4 de novembro

Redação AssisCity

  • 19/11/19
  • 11:00
  • Atualizado há 231 semanas

Assis já registrou 31 casos de suicídios em 2019, segundo dados colhidos entre os dias 1º de janeiro e 4 de novembro deste ano.

O alto número de casos preocupa a sociedade como um todo e especificamente um grupo de moradores da cidade, que se voluntariaram e estão trabalhando para a reativação do Centro de Valorização a Vida (CVV).

De acordo com Sidney, um dos voluntários, a expectativa é que o atendimento tenha início ainda neste mês.

"Estamos aguardando o recebimento de alguns equipamentos para que seja feita a instalação e, assim, o atendimento possa ser iniciado. A expectativa é de que ainda neste mês poderemos iniciar o atendimento através do número 188", conta.

Sidney considera que devido ao alto índice de suicídios registrados na cidade, o suporte do Centro de Valorização a Vida é de extrema importância.

"Prestaremos apoio e suporte emocional. A pessoa que liga não precisa se identificar, tendo a garantia de sua privacidade. Além disso, tudo que é falado para o atendente é mantido em sigilo. O CVV tem a proposta de apoiar estas pessoas a passarem por este momento difícil, sem julgamentos", ressalta.

Quem pode ligar e quem pode atender

De acordo com o voluntário, quem perceber um familiar com sintomas de depressão pode indicar que a pessoa ligue para o 188. A ligação é gratuita e os atendentes trabalham 24h por dia. Também há atendimento por e-mail e pelo chat online, disponível no site www.cvv.org.br.

O CVV Assis será mantido pela NAVIASSIS, entidade jurídica que deverá correr atrás de doações e desenvolver atividades para a manutenção do trabalho.

"Os voluntários do CVV são pessoas maiores de 18 anos, de boa vontade, que passaram por um curso de seleção. Eles estão preparados para dar apoio emocional às pessoas que ligam para o 188, já que esse trabalho é feito com muita seriedade e responsabilidade", ressalta.

O CVV de Assis funcionará em uma sala cedida pela prefeitura. Neste momento, o espaço precisa de doações de cadeiras, mesas, arquivos, armários, canetas e papel sulfite, além de outros materiais de escritório. Quem puder colaborar pode enviar um e-mail para [email protected].

CVV

O CVV existe há 57 anos no Brasil, sendo uma entidade apartidária e sem vínculo religioso, que busca dar apoio emocional para pessoas que estejam passando por momentos difíceis e que não têm com quem falar.

Pessoas solitárias, tristes e deprimidas podem entrar em contato a qualquer hora, incluindo as pessoas que se considerem felizes, mas que no momento não tenham com quem dividir seus sentimentos.

Receba nossas notícias em primeira mão!