Buscar no site

Especialista fala dos benefícios da terapia holística

Segundo o especialista a terapia busca o equilíbrio emocional das pessoas

Redação AssisCity

  • 08/12/19
  • 09:00
  • Atualizado há 228 semanas

O terapeuta holístico Francisco Henrique esteve nos estúdios da TV AssisCity, onde falou sobre os benefícios da terapia para a saúde emocional e também como este trabalho pode mudar a vida das pessoas.

O especialista explica que a terapia holística é voltada para a mente do ser humano, trabalhando o emocional das pessoas sempre em busca de seu equilíbrio.

Ele conta que há sete anos, quando iniciou o trabalho como terapeuta, nem imaginava que existia esta possibilidade.

"Eu trabalhava com outra coisa. Sempre fui bem sucedido profissionalmente, mas depois de um tempo as coisas não iam mais bem. Na época era sócio de uma empresa que faliu e fui conversar com um amigo, que me aconselhou a buscar entender como a mente do ser humano funciona. Ele disse que a partir do momento que eu entendesse o funcionamento da mente humana, eu mudaria de vida. Foi quando decidi estudar mais sobre o tema, participei do curso de quatro dias e comecei a atuar como terapeuta", conta.

AssisCity - Terapeuta holístico Francisco Henrique
Terapeuta holístico Francisco Henrique

O terapeuta considera que a maioria das pessoas buscam por tratamento quando estão com problemas familiares, enfrentando doenças, problemas no trabalho ou em outras áreas da vida que estão abalando seu emocional. Segundo ele, todos deveriam procurar ajuda quando estão incomodando alguém ou se sentindo incomodados por algo.

"Atualmente as pessoas são muito negativas, elas veem e ouvem coisas negativas em uma proporção maior, e a gente atrai o que emite. Por isso devemos mudar a nossa forma de enxergar o mundo, buscar conhecer o que os outros pensam e respeitar quem tem outra visão do mundo, pois a pessoa não está errada, apenas pensa diferente", pontua.

Segundo Francisco, o terapeuta trabalha com técnicas que acionam pontos do corpo, como o meridional e a mente, para trabalhar o trauma das pessoas, sem que o paciente precise se expor.

"Quando uma pessoa chega para uma sessão de terapia, nós fazemos algumas perguntas sobre o cotidiano da pessoa, se ela toma algum medicamento. Com essas informações já conseguimos identificar qual o trauma e podemos iniciar o tratamento", lembra.

Veja também: Quando as crianças deixam de acreditar em Papai Noel?

"Algumas vezes as pessoas entram em crise, pois querem que o outro mude. Mas devemos buscar a nossa própria mudança. Quando, por exemplo, passamos por um momento difícil e respiramos profundamente três vezes antes de dar uma resposta, nós já mudamos o que falaríamos. Nós somos formados pelo que vivemos nos primeiros seis anos de vida e é nesta idade que os traumas são criados. Quando descobrimos e tratamos o trauma, a pessoa se transforma", ressalta.

Ele considera ainda que a terapia colabora para que as pessoas saiam da caixinha em que vivem.

"Nós somos criados de uma forma e muitas vezes acreditamos que temos que viver daquele jeito para o resto da vida. Esta é uma caixinha. Os hábitos da cidade onde vivemos é outra caixinha, a religião também é um exemplo de caixinha. O que a terapia faz é mostrar que as pessoas podem sair da caixinha e conhecer outras caixinhas, para depois decidir como querem viver. Muitas pessoas sofrem de ansiedade pensando que algo pode ser muito pior do que realmente é. A terapia auxilia nestes pensamentos e no controle desta ansiedade. Quando conseguimos dominar estes pensamentos, conseguimos mudar de vida", ressalta.

De acordo com o terapeuta, a mente humana tem 70 mil pensamentos por dia e é necessário aprender a controlar estes pensamentos para melhorar.

"Às vezes acontecem coisas em nossas vidas que não planejamos. Em vez de enxergar isto como um problema, devemos olhar como uma oportunidade de aprendizado, como a chance de mudar de vida", conclui.

Assista à entrevista completa do terapeuta holístico Francisco Henrique para a TV AssisCity:

Receba nossas notícias em primeira mão!