Buscar no site

Criança de 4 anos é o primeiro caso de leishmaniose em Tupã neste ano

Criança está internada no Hospital das Clínicas de Marília

Redação Tupacity/Com informações Assessoria

  • 09/01/20
  • 12:00
  • Atualizado há 220 semanas

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta quinta-feira (9) o primeiro caso de leishmaniose visceral em humano neste ano em Tupã.

O paciente é uma criança de 4 anos, pertencente à Unidade de Saúde de Família-S (USF-S).

A criança apresentou quadro de febre e dores abdominais e foi encaminhada nesta segunda-feira (6) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde a equipe médica constatou suspeita de leishmaniose e encaminhou a paciente à Santa Casa de Tupã.



A criança foi transferida posteriormente ao Hospital das Clínicas, na cidade de Marília, onde

está em tratamento e apresentando quadro estável.

Para evitar a disseminação da doença, a Secretaria Municipal de Saúde, através da USF-S e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia ainda nesta quinta-feira os trabalhos de bloqueio e controle, através de ações de busca ativa a fim de detectar eventuais novos casos da doença.

A Secretaria da Saúde pede ainda que a população redobre a atenção para os sintomas da leishmaniose em humanos, como febre arrastada, anemia, emagrecimento e alerta que os casos suspeitos devem ser encaminhados o quanto antes à unidade de saúde mais próxima. É importante ressaltar ainda que o município conta com o teste rápido no Laboratório Municipal, que pode ser realizado, seguindo protocolo do Ministério da Saúde.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos