22 de Fevereiro de 2020
17º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Endemias de Assis registra 25% menos ocorrências com escorpiões durante janeiro

Dados são comparativos ao ano passado e o verão é a época de aparecimento mais frequente

Durante o verão, o aparecimento de escorpiões se torna mais frequente, havendo o risco de acidentes com o animal.

O coordenador do Departamento de Controle de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde de Assis, Rodrigo de Oliveira Caetano, explica que neste mês de janeiro as solicitações feitas por moradores de Assis reduziram 25% em comparação a janeiro do ano passado.

"Foram registrados este ano quatro acidentes com escorpiões, mas graças a Deus nenhum caso foi grave. Sempre orientamos os moradores a realizar medidas de prevenção para reduzir o aparecimento de escorpiões e, assim, o risco de acidentes", lembra.

As principais orientações são manter quintais e jardins limpos; não acumular folhas, lixos e entulhos; colocar lixo em sacos plásticos fechados; deixar camas e berços afastados das paredes; evitar roupas de cama que toquem o chão; verificar roupas e calçados antes de usar; tampar ralos de banheiro e pias após o uso.

"Em caso de acidentes com escorpiões, deve-se procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima. É preciso ficar atento às crianças também. Os principais sintomas são náuseas, vômitos e salivação intensa, alterações cardíacas e circulatórias, além de dor intensa no local da picada", explica.

O coordenador orienta ainda que, caso o morador veja escorpiões em sua casa, deve ir à Secretaria da Saúde e fazer a solicitação de vistoria no local. O endereço é Rua Cândido Mota, 48, onde fica localizado o Departamento de Vigilância epidemiológica. Mais informações pelo telefone (18) 3302-5555.

Redação AssisCity/ Foto: Arquivo AssisCity
+ VEJA TAMBÉM