Buscar no site

Transmissão do coronavírus ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas

Brasil tem 9 casos suspeitos de coronavírus em 6 estados

Redação AssisCity

  • 30/01/20
  • 17:00
  • Atualizado há 220 semanas

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira, 30 de janeiro, que o Brasil segue com nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados.

No total, são 9 casos suspeitos, 33 notificações, 0 caso provável, 0 confirmado, 4 descartados (que chegaram a ser tratados como suspeitos e foram eliminados) e 20 excluídos (não apresentaram os requisitos para serem enquadrados como suspeita).

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

- gotículas de saliva;

- espirro;

- tosse;

- catarro;

- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Receba nossas notícias em primeira mão!