10 de Abril de 2020
17º/33º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

FEMA divulga resultado das bolsas do PIC

FEMA investe aproximadamente R$ 450 mil em Projeto de Iniciação Científica, que incentiva a pesquisa. Neste ano, o PIC aprovou 61 projetos na modalidade individual e em grupo

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) divulgou, no dia 19 de fevereiro, o resultado das propostas de trabalhos contemplados com bolsa no Projeto de Iniciação Científica (PIC) 2020. Ao todo, foram contemplados com bolsa 43 projetos individuais e 18 em grupo, de todos os cursos de graduação. A FEMA disponibiliza, em 2020, aproximadamente 450 mil reais em bolsas de estudo para professores orientadores e alunos aprovados no PIC.

O PIC, que tem como objetivo acrescentar conhecimento e experiências na vida acadêmica de alunos e professores, neste ano teve em torno de 150 alunos inscritos em 87 projetos inscritos nas modalidades individual – que contempla as inscrições em pares (um aluno com seu professor orientador) - e em grupo de até 4 alunos, com o objetivo de estimular a interdisciplinaridade entre as graduações.

De acordo com o professor doutor Alex Poletto, vice-diretor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) e coordenador da comissão responsável pelo PIC, investir em pesquisa é essencial para o desenvolvimento do país. "A pesquisa acadêmica tem o intuito de induzir o pensamento científico, além de promover a interdisciplinaridade, já que alunos de diferentes graduações desenvolvem e contribuem juntos para o mesmo objeto de estudo”, fala Poletto.

Com vigência de um ano, professores e alunos recebem 10 parcelas da bolsa. Os professores a recebem por meio da folha de pagamento e os alunos em desconto no boleto da mensalidade. O projeto também oferece vagas para quem tem o desejo de ser voluntário, entretanto, nesta categoria o aluno não tem acesso à remuneração.

Os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano são apresentados no Fórum Científico anual da FEMA, e podem ir a congressos e simpósios científicos de outras instituições, bem como ter seus artigos publicados em sites de pesquisa, livros, anais de congressos e na revista Intelecto, uma revista científica online, produzida pelo IMESA/FEMA voltada para a arte, ciência e cultura.

Assessoria FEMA
+ VEJA TAMBÉM