02 de Abril de 2020
17º/33º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Onze mil sem título

COLUNISTA - Arildo Almeida

Onze mil pessoas sem título. Não, não estou fazendo uma piadinha de time de futebol. Estou falando de coisa séria. Em Assis, 11.358 eleitores não fizeram a biometria digital até o prazo final – 19 de dezembro de 2019 – e tiveram seus respectivos títulos de eleitor cancelados. E já passados dois meses de 2020, apenas 311 acertaram a sua situação com o TSE.

Baixa procura num ano tão importante. No dia 4 de outubro, 147 milhões de brasileiros irão escolher os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de suas cidades. Em Assis, dos 72.855 eleitores, quase 62 mil irão poder exercer seu direito de cidadão e escolher quem projetará uma Assis melhor para os próximos quatro anos. E, se você não vota, não tem o direito de exigir ou reclamar com ninguém, nem mesmo em sua rede social.

Quando votamos, escolhemos as pessoas dos poderes Executivo e Legislativo que vão gerir melhor nossa educação, saúde e desenvolvimento, além de executar os programas de governos estadual ou federal. Ou seja, a escolha do prefeito e vereadores determina como será a nossa qualidade de vida. É aqui, na nossa cidade, que fazemos a diferença para mudar comportamentos nacionais. O voto consciente nos iguala, pois rico, pobre, homem, mulher, jovem, idoso, branco, negro, amarelo, vermelho, alto, baixo, gordo ou magro têm direito a um único voto que pode transformar um país inteiro.

E se mesmo assim você não acha importante ter um título de eleitor válido, pense que sem ele também não dá para tirar passaporte ou documento de identidade, fazer matrícula em instituições de ensino, participar de concursos, receber o salário (no caso de funcionários públicos), fazer empréstimos, além de ter o CPF cancelado e não poder participar de programas e benefícios governamentais. Mas ainda dá pra correr atrás e revalidar seu título de eleitor. Basta agendar uma visita ao seu cartório eleitoral até 6 de maio. Só depende de você.

Bom dia, Assis!!!

*Colaborou Andreia Alevato
Arildo Almeida
Arildo Almeida é arquiteto formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e o atual presidente da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA).
+ VEJA TAMBÉM