07 de Abril de 2020
17º/33º
NOTÍCIAS » SAÚDE

FEMA oferece capacitação para tratamento de coronavírus a profissionais da saúde de Assis

Evento reuniu mais de 50 profissionais da atenção básica e da rede de emergência de Assis

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), tendo em vista a importância de ter informações sobre atendimento e tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, a Covid-19, promoveu uma capacitação para os profissionais da saúde de todo o município, no último dia 18 de março de 2020. O evento foi organizado pelas enfermeiras e docentes da FEMA, professora mestre Arlete Aparecida Marçal e professora doutora Shirlene Pavelqueires.

Na ocasião, estiveram representantes de toda a Rede de Atenção Básica de Saúde de Assis, bem como da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional de Assis (HRA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Santa Casa de Assis. O treinamento aconteceu em duas etapas para que fosse evitada a aglomeração de pessoas, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a professora Shirlene, uma das organizadoras da capacitação, "apresentamos um fluxograma a todos os profissionais presentes e explicamos todo o passo-a-passo de como eles devem fazer o atendimento. Os médicos infectologistas explicaram também como são os protocolos que devem ser seguidos a fim de identificar quais casos são graves e para onde eles devem ser encaminhados. Nós, da FEMA, entendemos qual é o nosso papel como instituição de ensino durante uma crise pandêmica, como a que estamos vivendo, e queremos trazer todas as informações disponíveis para os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente”, finaliza a professora.

divulgação - O treinamento aconteceu em duas etapas para que fosse evitada a aglomeração de pessoas, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde
O treinamento aconteceu em duas etapas para que fosse evitada a aglomeração de pessoas, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde


Também durante essa semana, em uma reunião na Secretaria Municipal da Saúde, no dia 19 de março 2020, foi instituído um Comitê de Gestão da Crise de Coronavírus, no qual a FEMA, juntamente com representantes da Secretaria Municipal da Saúde, da UPA, Santa Casa, Hospital Regional, Associação Comercial de Assis (ACIA) e demais Unidades Básicas de Saúde, decidiram como todo o município irá se preparar se um dos casos suspeitos seja confirmado pelo laboratório.

Nesta reunião do Comitê, além de decidirem a disponibilidade de leitos de UTI para possíveis casos de Covid-19 em Assis e região, a FEMA também sugeriu ao secretário de saúde, Adriano Romagnoli, e ao prefeito José Fernandes, que a cidade tivesse um médico infectologista como referência para dúvidas e demais questões em torno do novo coronavírus. De acordo de todos, Dr. Wilson Luiz de Oliveira, que é mestre infectologista e professor da FEMA, foi nomeado como tal.

Assessoria FEMA
+ VEJA TAMBÉM