Buscar no site

Casal de Assis com suspeita de Coronavírus destaca importância do distanciamento social para evitar contágio

Casal optou ficar 14 dias em casa e não apresentou sintomas graves da doença

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 01/04/20
  • 09:00
  • Atualizado há 208 semanas

Muito tem se falado sobre a importância do distanciamento social como forma de evitar a propagação do Coronavírus. Pois um casal de Assis, que apresentou sintomas suspeitos da doença, destacou a importância dessa medida durante a pandemia para garantir a sua segurança e das demais pessoas.

Ricardo Leite conta que ele e sua esposa, Maria Sílvia, tiveram contato com um casal de amigos de Londrina, no Paraná, no início do mês de março.

"Esse casal veio para a região, fomos a um evento em Paraguaçu Paulista e, depois que eles foram embora, nos ligaram para informar que a mulher estava com Coronavírus. Ela tinha feito um exame em Londrina, que confirmou a doença, e pouco tempo depois nós também começamos a sentir os sintomas, como diarreia, dor de garganta, mal-estar, cansaço e dores no corpo. Nós não chegamos a fazer exames que comprovassem o diagnóstico, mas havia chances que tivéssemos sido contaminados", afirma.



O casal de Assis ficou ao todo 14 dias em quarentena, mas não apresentou sintomas graves e não fez exames que pudessem confirmar o possível caso suspeito.

"Nós praticamos voluntariamente o distanciamento social e começamos a apresentar alguns possíveis sintomas da doença. Felizmente não tivemos crises respiratórias, falta de ar ou algum outro sintoma que precisasse de atendimento hospitalar. Entramos em contato com a Secretaria de Saúde, falamos com médicos amigos do Hospital Albert Einstein em São Paulo, e também de Assis, além do próprio chefe da infectologia. Nós descrevemos os sintomas, recebemos algumas orientações e cumprimos as recomendações deles", afirma.

Cedida - Arquivo Pessoal - Casal Ricardo Leite e Maria Sílvia estavam com suspeita da doença e optaram pelo isolamento domiciliar
Casal Ricardo Leite e Maria Sílvia estavam com suspeita da doença e optaram pelo isolamento domiciliar

Segundo Ricardo, o casal ficou completamente isolado em sua própria casa e passou alguns desconfortos, mas nada comparado ao bem que eles fizeram a outras pessoas.

"Nós pudemos perceber que os números dos casos no Brasil e no mundo podem ser maiores, porque assim como nós, as pessoas nem sempre apresentam sintomas graves e não entram nas estatísticas porque não fizeram os exames e não precisaram passar por atendimento hospitalar. Muitos pacientes que têm Coronavírus sentem como uma gripe e são curados. Mas a questão é que podemos transmitir a doença para pessoas que terão um quadro mais grave e podem até morrer. Ainda que suspeitos, nós já passamos pelo período de incubação e não podemos mais transmitir, mas o isolamento em casa é importante", salienta.

Ricardo também salienta que o suporte recebido pelos médicos em São Paulo e em Assis foi excelente, e que agora o casal segue levando a mensagem de que a prevenção é um ótimo caminho.

"A eficiência do corpo médico foi incrível e fomos muitíssimos bem atendidos, com muita atenção, preocupação, acompanhamento dos sintomas e orientações. Depois dessa experiência, deixamos a mensagem para que as pessoas fiquem em casa e, especialmente, aumentem sua imunidade, pois, se for contaminado, e provavelmente será, isso pode ser determinante para que passe pelo vírus sem maiores complicações", finaliza.

Central de Atendimento Telefônico para COVID-19

A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal de Saúde, implantou uma Central de Atendimento Telefônico para COVID-19, com o intuito de prestar orientação para pessoas que têm dúvidas quanto ao seu estado de saúde e sobre a pandemia de coronavírus.

São disponibilizadas no momento quatro linhas telefônicas, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 15h.

O objetivo é que as pessoas usem esse canal antes de procurarem uma Unidade de Saúde ou Pronto Atendimento/UPA.

Os atendentes são profissionais capacitados para prestarem informações e fazerem as orientações de acordo com o relato do cidadão.

Confira os números de telefones disponibilizados:

(18) 99615-9570

(18) 99821-9004

(18) 99814-6519

(18) 99757-2515

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos