03 de Agosto de 2020
20º/30º
ENTRETENIMENTO » BLOG
Bem-Estar

O que acontece com seu corpo quando você come demais

Fazer refeições fartas pode nos deixar com mais fome — mas não é porque seu estômago 'aumenta'

Já sei como me sinto depois de cada ceia de Natal: sonolento, lerdo e, sem dúvida, empanturrado. Mas na hora do almoço, no dia seguinte, tenho certeza de que arrumarei um "espaço" para o enterro dos ossos. Se você parar para pensar, é bem estranho que no dia seguinte a uma refeição farta a gente seja capaz de comer novamente a mesma quantidade de comida. Será que não aprendemos a lição da primeira vez?

Por que ainda sentimos fome depois de verdadeiros banquetes, como na ceia de Natal? Será que comer demais "aumenta" o estômago, o que significa que você tem mais espaço para comer no dia seguinte? Só de pensar nisso estou ficando com fome.

A resposta é que, para a maioria das pessoas, você não sente fome, apesar da enorme quantidade de comida que consumiu recentemente. Você sente fome justamente por isso.

Mas, em primeiro lugar, o que é a sensação de fome?

Contrações, roncos e dilatações

Aquela pontada que te dá vontade de comer é resultado de uma série de mudanças fisiológicas dentro do organismo.

É verdade que seu estômago muda de tamanho quando está cheio ou com fome. Ele se contrai à medida que a refeição é digerida para ajudar a encaminhar os alimentos em direção ao intestino. E ronca conforme o ar e a comida se movimentam, e os alimentos são empurrados para baixo, em um fenômeno chamado borborigmo, que geralmente é o primeiro sinal de que podemos estar com fome, uma vez que é sonoro e físico.

Depois de roncar, o estômago se expande novamente, se preparando para a comida — e isso é desencadeado pelos hormônios.

Mas não é bem verdade que comer "aumente" o estômago. Como o estômago é muito elástico, ele volta à sua capacidade de repouso (cerca de 1-2 litros) após uma refeição farta. Na verdade, o estômago da maioria das pessoas tem capacidade semelhante — nem altura, nem peso influenciam.

O que talvez não tenhamos consciência é da liberação dos hormônios da fome: o NPY e AgRP do hipotálamo e a grelina do estômago. A grelina é liberada quando o estômago está vazio e estimula a produção de NPY e AgRP no cérebro. Esses dois hormônios são responsáveis ​​por criar a sensação de fome, anulando os hormônios que nos dão a sensação de saciedade.

Talvez contraintuitivamente, os níveis de grelina tendem a ser mais altos em indivíduos magros, e mais baixos em pessoas obesas. Você poderia supor que um hormônio que estimula a fome estaria mais presente em pessoas que comem mais — mas essa contradição provavelmente reflete o quão complicado é o nosso sistema endócrino.

Divulgação G1 - Ceia de Natal é momento em que algumas pessoas podem exagerar na comida
Ceia de Natal é momento em que algumas pessoas podem exagerar na comida


Saciedade

Embora apenas três hormônios sejam em grande parte responsáveis ​​por gerar a sensação de fome, são necessários cerca de uma dúzia para nos fazer sentir saciados.

Alguns deles, GIP e GLP-1, são responsáveis ​​por estimular a produção de insulina para regular o metabolismo dos carboidratos. Vários outros hormônios estão envolvidos na desaceleração da movimentação dos alimentos dentro do estômago, para dar tempo ao corpo de fazer a digestão.

Para pessoas obesas que têm baixos níveis de grelina, pode ser que altos níveis de insulina, necessários para metabolizar uma dieta rica em carboidratos, estejam inibindo a produção de grelina.

Dois são essenciais para reduzir a sensação de fome: CKK e PYY. Em pacientes com banda gástrica ajustável, que reduz o tamanho do estômago, o PYY é particularmente alto. E contribui para a perda de apetite.

Embora o estômago tenha um sistema hormonal para informar ao cérebro quando está vazio, isso geralmente é aumentado pela associação que fazemos entre a fome e os períodos do dia. Portanto, mesmo que você tenha almoçado muito bem, ainda pode sentir fome no jantar.

"Se você sempre come um pedaço de chocolate ou petisco depois do jantar, quando senta no sofá para assistir à televisão, seu corpo pode começar a associar o hábito de sentar no sofá com ver televisão e comer algo agradável, e, como resultado, quando você vai para o sofá, sente desejo", diz Karolien van den Akker, pesquisadora do grupo Centerdata.

"Isso pode acontecer até quando você está saciado; quando suas reservas de energia estão cheias."

Comer demais não é ruim, explica Van den Akker. Diferentemente do diagnóstico clínico de compulsão alimentar, em que quantidades muito grandes de comida são consumidas em um curto espaço de tempo, sendo geralmente associada a sentimentos de repulsa, culpa ou vergonha, comer demais pode ser visto simplesmente como um hábito que as pessoas não gostariam de ter.

Memória e desejo

Mas o desejo de comida adquirido também pode tornar muito difícil manter uma dieta bem-sucedida.

Quando aprendemos a associar as propriedades gratificantes dos alimentos, principalmente daqueles com alto teor de açúcar, a horários, cheiros, ambientes e comportamentos específicos, a memória dessa sensação é ativada e você começa ter desejo. Isso desencadeia não apenas respostas psicológicas, mas fisiológicas, como salivação.

Você pode ter ouvido falar no cão de Pavlov — experimento em que um sino é tocado na hora das refeições, para que o cachorro associe o som do sino à comida. Por fim, o animal acaba salivando só de ouvir o sino.

Os seres humanos não são muito mais sofisticados que os cães nesse sentido. Em outro experimento, os pesquisadores mostraram formas simples — círculos e quadrados — aos participantes. Quando a figura era um quadrado, eles recebiam um pedaço de chocolate e, a partir de então, começaram a ter vontade de comer chocolate sempre que viam um quadrado. Assim como os cães, os seres humanos podem ser condicionados a esperar alimentos com base em sugestões simples.

"Essas associações se desenvolvem rapidamente e mesmo com pequenas quantidades de chocolate, como de 1g a 2g", diz Van den Akker.

"Parece bem fácil adquirir esses desejos, mas é difícil se livrar deles. Seu corpo se lembra daquele momento específico em que você comeu chocolate. O desejo pode facilmente se transformar em um desejo diário — mesmo após apenas quatro dias de repetição."

Às vezes, até nosso humor pode se tornar um gatilho para o condicionamento. As pessoas geralmente relatam ter menos autocontrole se estiverem de mau humor ou cansadas.

"Nesse caso, as emoções podem se associar diretamente à comida saborosa, de modo que a emoção negativa pode desencadear o desejo", acrescenta Van den Akker.

Mais social, mais comida

Em princípio, qualquer humor, mesmo positivo, pode se tornar um gatilho de desejo, desde que seja consistentemente seguido por comida. E tem sido mostrado reiteradamente que comemos mais quando estamos na companhia de amigos.

Mesmo quando você controla o consumo de álcool, em ocasiões especiais, seja pelo tempo que passamos à mesa e uma série de outros fatores, comemos mais quando estamos sendo sociais. Talvez porque o prazer das companhias ao nosso redor dificulte a concentração no controle de porções. Até pessoas sentadas em um laboratório com uma tigela de macarrão vão comer mais se tiverem um amigo para conversar.

Esse conhecimento também tem implicações na quebra de maus hábitos alimentares.

"Quando estamos tentando ajudar as pessoas a comer menos, focamos em "desaprender" os desejos de comida adquiridos. Aqui, também tentamos garantir que elas aprendam que comer algo bom uma vez não significa que se deve fazer o mesmo nos próximos dias também ", diz Van den Akker.

Isso é importante porque outros estudos mostram que quebrar um bom hábito alimentar uma única vez pode ser suficiente para ter uma recaída no mau hábito.

Talvez não seja surpresa, portanto, que sintamos fome depois de uma refeição farta com a família e os amigos. Sentimos fome no dia seguinte — ou até no mesmo dia mais tarde — não porque nosso estômago "aumentou", mas porque nos acostumamos a comer excessivamente em ocasiões especiais.

Se nossos cérebros se deparam com todos os sinais - cheiros, sons, ambiente - associados a uma refeição farta no dia seguinte a um banquete, como no Natal, ele começa a nos preparar para a segunda rodada.

Bem-Estar

Receitas veganas especiais para as festas de fim de ano

SVB lança novo e-book gratuito com diversas opções de receitas veganas

O final do ano chegou e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) não poderia deixar de preparar aquela sugestão de receita deliciosa, contribuindo para uma celebração mais saudável e sustentável. Desta vez, um e-book gratuito e com receitas inéditas está disponível com dicas que incluem desde aquele petisco delicioso de entrada, passando pelo prato principal e, claro, finalizando com uma sobremesa maravilhosa. Afinal de contas, a proximidade das datas festivas sempre vem acompanhada daquela velha questão: o que preparar para a família e os convidados?

Assinado pela chef consultora da SVB, Myllena Salles, que também faz parte do time do programa Segunda Sem Carne (SSC) e auxilia nos treinamentos culinários, o e-book Ceia de Natal é mais uma prova sobre o potencial gastronômico e culinário dos vegetais. As receitas são variadas e podem ser conferidas gratuitamente por meio do link https://materiais.svb.org.br/ceia-vegana. Basta se cadastrar para ter acesso ao conteúdo completo.

Mas para facilitar a sua vida, separamos três receitas para uma refeição completa e deliciosa.

Confira logo abaixo as sugestões e boas festas!

ENTRADA - BOLINHO DO MAR DE SHIMEJI

Ingredientes:

500 gramas de shimeji branco; 300 gramas de mandioca cozida e amassada; dois dentes de alho amassados; uma folha nori triturada; meio limão espremido; três colheres de sopa de coentro picado; uma colher de chá de pimenta do reino; uma xícara de farinha de trigo; Sal a gosto; e óleo para fritar.

Modo de preparo:

- Comece limpando o shimeji, removendo a parte inferior. Deixe o shimeji seco com o auxílio de papel toalha ou pano. Em seguida, triture o shimeji no processador até que fique levemente granulado, use o modo pulsar para controlar, para que não fique muito processado ao ponto de massa;

- Em uma vasilha grande, coloque a mandioca bem cozida e amassada ao ponto de purê, misture os demais ingredientes;

- Misture até que fique homogêneo e a massa firme para moldar;

- Molde os bolinhos em forma de croquete, passe levemente na farinha de trigo, remova o excesso e frite por imersão em óleo quente;

- Evite colocar em papel toalha após frito, de preferência deixe secando a gordura em uma grade.

PRATO PRINCIPAL - MEDALHÃO DE SHITAKE AO MOLHO DE LARANJA

Ingredientes:

Para o medalhão - 800 gramas de shitake; quatro dentes de alho amassados; uma colher de chá de cominho; um quatro de xícara de azeite; uma colher de sopa de páprica defumada; três colheres de sopa de shoyu; três colheres de sopa de cebolinha picada; uma xícara de farinha de rosca ou até dar o ponto; sal a gosto.

Para a abobrinha - duas abobrinhas grandes; Azeite; uma colher de chá de pimenta do reino; Sal a gosto.

Para o molho de laranja - Suco de quatro laranjas pêra; uma colher de chá de açúcar; um galho de alecrim; uma cebola pequena picada; um quarto de colher de chá de noz moscada, uma colher de sopa de amido de milho; Sal a gosto.

Preparo:

Medalhão - Comece batendo o shitake no processador até que fique granulado, não bata muito para que não vire uma massa. Transfira o shitake batido para um bowl e coloque os demais ingredientes para o medalhão, misture até que fique homogêneo e a massa firme, caso seja necessário adicione um pouco mais de farinha de rosca para chegar no ponto de moldar. Molde os medalhões deixando um pouco menor do que o tamanho da espessura da abobrinha, pois a abobrinha irá diminuir de tamanho. Coloque em uma forma untada com óleo vegetal e leve ao forno por 25 minutos ou até que fiquem firmes e dourados, reserve.

Molho - Refogue a cebola e adicione o galho de alecrim, deixe o alecrim por 2 minutos e depois remova. Em seguida, coloque o suco das laranjas, o açúcar, o sal e a noz moscada e deixe cozinhando em fogo baixo. Dissolva o amido de milho com um pouco de água e adicione à panela, mexa até que comece engrossar e desligue o fogo. Coloque o molho sobre os medalhões, leve ao forno novamente por 10 minutos e sirva.

Abobrinha - Remova as pontas das abobrinhas e corte no sentido do comprimento. Coloque as abobrinhas em uma peneira, salpique sal e deixe por aproximadamente por 10 minutos para eliminar a maior parte da água. Em seguida, coloque pimenta do reino, acerte o sal e frite as abobrinhas na frigideira dos dois lados até que fiquem douradas. Espere esfriar e envolva o medalhão com a abobrinha ainda na assadeira onde está o medalhão, prenda a abobrinha com um palito de dente e reserve.

Rendimento: sete porções.

GUARNIÇÃO - SALPICÃO DE GRÃO DE BICO

Ingredientes:

200 gramas de grão bico; uma folha de louro; uma cenoura ralada; 100 gramas de milho; 100 de ervilha; 100 gramas de batata palha; 80 gramas de uva passas; uma cebola roxa fatiada em meia lua; 150 gramas de vagem; 100 gramas de azeitona verde; 30 gramas de salsinha picada

Para a maionese - 100 mililitros de água; 25 gramas de extrato de soja; cinco gramas de sal; dois dentes de alho; 40 gramas de gergelim; 100 mililitros de óleo vegetal; meio limão; Sal a gosto.

Preparo:

- Comece deixando o grão de bico de molho por, no mínimo 8 horas, após o tempo de molho, descarte a água e leve os grãos à panela de pressão, com uma nova água cobrindo os grãos. Acrescente a folha de louro, sal e um fio de óleo vegetal e cozinhe por aproximadamente 25 minutos, até que os grãos estejam macios. Escorra a água e reserve os grãos para esfriarem. Corte a vagem em cubos e refogue com um pouco de azeite por 5 minutos até que estejam macias e deixe esfriar. Em uma vasilha coloque todos os ingredientes, misture bem e reserve.

Maionese - Bata os ingredientes no liquidificador, exceto o óleo, por um minuto, para que triture o gergelim e o alho até que fique um líquido liso. Diminua a velocidade e adicione o óleo aos poucos, deixando cair em fio enquanto bate. Aumente a velocidade conforme o óleo for acabando e a maionese engrossando. Em seguida, misture toda a maionese à vasilha dos ingredientes do salpicão e, por últimoo, a batata palha. Sirva frio.

SOBREMESA - PANNACOTTA COM GELEIA DE MORANGO

Ingredientes:

Para a Pannacota - 400 gramas de amendoim cru sem sal; um litro de água; uma colher de chá de agar agar; uma colher de chá de extrato de baunilha; meia xícara de açúcar

Para a geleia - 500 gramas de morangos maduros; uma colher de sopa de hortelã picada; um limão taiti; uma xícara de açúcar.

Preparo:

Pannacota - Deixe o amendoim de molho por no mínimo quatro horas. Em seguida, coloque o amendoim e um litro de água filtrada no liquidificador e bata por três minutos, até que triture todo o amendoim e fique homogêneo. Em seguida, passe o leite em uma peneira fina ou um voal, descarte o resíduo e reserve o leite.

Coloque o leite frio em uma panela, misture o agar agar até que se dissolva completamente e, em seguida, adicione os demais ingredientes. Leve ao fogo médio por aproximadamente 15 minutos, até que comece ferver e engrossar, sempre mexendo para que não grude no fundo. Desligue o fogo e coloque em taças de sobremesa e leve à geladeira para firmar.

Geleia - Bata todos os ingredientes no liquidificador até que formem um purê liso, em seguida, coloque a mistura em uma panela pequena e cozinhe em fogo médio até que comece engrossar e caramelizar, mexendo às vezes para não queimar no fundo. Quando a pannacota firmar, coloque a geleia por cima e leve a geladeira novamente para gelar.

Rendimento: cinco porções.

Coisa de Bicho e Unidos da V.O fazem bazar neste domingo em Assis

Evento ocorre das 9h às 18h

Neste domingo, 21 de dezembro, os voluntários da entidade Coisa de Bicho e da escola de samba Unidos da Vila Operária realizam um bazar beneficente de Natal.

O evento ocorre das 9h às 18h no barracão da escola, na Rua Tibiriçá, nº 1.

Serão vendidos diversos itens novos e seminovos, como roupas femininas, masculinas, bebê e infanto-juvenil, além de plus size.

Os valores serão a partir R$1,00 a peça e máximo de R$3,00! Imperdível.

Divulgação


Bem-Estar

Cuidados na hora de presentear os filhos neste Natal

50% dos brasileiros afirmam em pesquisa que as crianças influenciam na decisão de compra; e 8% deixam de pagar alguma conta para presentear os filhos

Com o Natal próximo, cresce ainda mais a movimentação de compras de presentes para este fim de ano. Segundo pesquisa da realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), crianças e adolescentes têm um papel cada vez mais importante na decisão daquilo que ganharão, uma vez que 50% dos filhos participam da escolha do presente.

Outro dado destacado pela pesquisa revela que 8% dos pais deixam de pagar alguma conta para presentear o filho. Para a educadora parental Luiza Mendonça, que também é fundadora do AppGuardian - app de controle parental que conecta pais e filhos - é importante a participação do filho na hora da compra do presente, mas alerta que as contas da família precisam ser prioridade e a decisão final tem que ser sempre dos adultos.

"Quem tem filhos sabe que aguentar o famoso ‘compra para mim, pai’ e ‘compra para mim, mãe’ é normal. Mas é fundamental que os pais fiquem atentos aos exageros, pois faz parte do amadurecimento da criança também ouvir ‘não’ para entender de forma clara quais são as regras e limites praticados dentro de casa e da família, ensinando-as dessa forma a lidarem com as suas frustrações", destaca Luiza.

A especialista listou algumas dicas na hora de presentear os filhos com itens comprados neste Natal:

Saber direcionar o dinheiro para as prioridades

Mesmo com os preços mais baixos, uma dica importante é: não comprar só por comprar. A família, quando está com algum tipo de crise financeira, precisa entender muito bem para onde o dinheiro deve ir prioritariamente, do contrário, a chance de começar o ano novo no vermelho é grande.

Dizer não aos filhos

É essencial que as crianças aprendam a lidar com frustrações e os pais podem ajudá-las nisso ao posicionarem o "não" com firmeza e respeito. Caso a criança não entenda ou não concorde, diálogo é sempre a melhor opção: dizer para ela que entende que ela gostaria de comprar determinada coisa e não pode por causa de determinados motivos. E, claro, o mais importante, sustentar esse "não". Somente dessa forma elas estarão mais preparadas para lidar com expectativas com as quais irão se deparar na fase adulta.

Limitar acesso da criança às propagandas na TV e internet

Quanto mais as crianças ficam conectadas na internet ou TV, mais suscetíveis ficarão às propagandas que aumentam as vontades da criança para o consumo. É fundamental que os pais fiquem alertas ao conteúdo consumido pelo seus filhos na internet e ao tempo de tela que ficam expostos diariamente, estimulando atividades fora de casa e criando regras claras e limites diários de uso. Aplicativos de controle parental são uma boa opção de ferramenta para ajudar pais nessa rotina digital.

Estimular que a criança doe os brinquedos antigos

Mesmo com o limite de acesso às propagandas, as crianças estão cada vez mais ligadas com lançamento de novos brinquedos e equipamentos tecnológicos, como celulares, tablets, videogames, etc. Para evitar que se acumule produtos sem uso dentro de casa, vale incentivar dentro de casa ações de solidariedade, como doação dos brinquedos mais antigos. Pode ser para crianças menos favorecidas, para instituições ou bazares. O mais importante é praticar o desapego e abrir espaço para o novo, afinal, muitos itens estarão com descontos atrativos durante o dia mais esperado do ano no varejo.

Tutores buscam por gata que desapareceu no Centro de Assis

A gata desapareceu na sexta-feira, 6 de dezembro

Os tutores da gata Nina, que desapareceu na sexta-feira, 6 de dezembro, estão à sua procura.

A gata desapareceu da casa da família, na Rua São Paulo, região central de Assis, próximo ao Clube da Ferroviária.

A família pede que se alguém tiver informações que colaborem para a localização da gata Nina, pode entrar em contato pelo número (18) 99659-4864.

divulgação - Gata Nina tem pelagem clara
Gata Nina tem pelagem clara


Coisa de Bicho promove Mega Bazar neste sábado em Assis

Evento será realizado das 9h às 17h

Neste sábado, 7 de dezembro, os voluntários da entidade Coisa de Bicho promovem mais um Mega Bazar em Assis.

O evento será realizado das 9h às 17h e é uma oportunidade para você garantir os presentes da lista de Natal.

Serão vendidos itens como roupas, acessórios, calçados e muito mais. As peças femininas, masculinas, infantis e plus size custam a partir de R$1,00.

O Mega Bazar ocorre na Rua Capitão Francisco Rodrigues Garcia, 165, ao lado da Farmácia Bisaúde no Centro de Assis.

Mais informações acesse a página www.facebook.com/coisa.bicho.

Divulgação


Tutora busca por gata que desapareceu na Vila Glória em Assis

A gata sumiu da casa onde vive na manhã deste domingo, 1º de dezembro

A tutora Camila Nuance Silva busca pela gatinha Joana, de aproximadamente dois meses, que desapareceu na manhã deste domingo, 1º de dezembro, na Rua Osvaldo Aranha, na Vila Glória, em Assis.

Ela conta que a gatinha ainda mama e sua mãe e seu irmão estão desesperados a sua procura.

"Ela sumiu de casa entre 8h30 e 12h. Ela não costuma sair de frente da nossa casa, pois é muito pequena ainda", conta.

Camila pede que se alguém tiver informações que auxiliem na localização de Joana, para que entre em contato pelo número (18) 99779-6457.

divulgação - A gata Joana tem aproximadamente dois meses
A gata Joana tem aproximadamente dois meses


Bem-Estar

Quando as crianças deixam de acreditar em Papai Noel?

Estudo também aponta como os pais devem debater o assunto com os filhos

O Papai Noel é uma das figuras mais emblemáticas da nossa cultura, especialmente a ocidental. Segundo as histórias que ouvimos desde pequeninos, o bom velhinho, com suas botas pesadas e gorro vermelho, se prepara ao longo de todo o ano para entregar os presentes durante o Natal. Mas apenas para as crianças que merecerem!

Estudiosos da Psicologia e da Saúde Mental têm debatido esse assunto e lançam o debate: afinal, os pais devem mentir a seus filhos sobre o Papai Noel?

De acordo com a especialista Kathy McKay e o psicólogo Christopher Boyle, em entrevista à revista The Lancet Psychiatry, alguns pontos envolvendo a história do bom velhinho devem ser questionados.

Divulgação


Um dos pontos é que descobrir essa mentira pode minar a confiança entre pais e filhos.

"A moralidade de fazer com que as crianças acreditem nesses mitos deve ser questionada. Se os adultos mentem sobre Papai Noel, mesmo que seja de forma bem-intencionada, o que mais é mentira? Se Papai Noel não é real, as fadas são reais? A mágica é real? Deus existe?", dizem os autores.

A magia do Natal

Para além da ideia de ser apenas uma mentira, a figura do Papai Noel também está relacionada com os seres sobrenaturais. Mas em que momento as próprias crianças começam a perceber que o bom velhinho pode ser alguém muito mais próximo do que aquele que mora no Polo Norte?

A pesquisa de Boyle teve início em 2016 e ainda não foi concluída, mas segundo dados preliminares divulgados pelo site MSN, a idade média em que as crianças param de acreditar em Papai Noel é de 8 anos.

A pesquisa não incluiu nenhuma criança brasileira, mas na Escócia a média seria de 8 anos e meio, enquanto nos Estados Unidos seria de 7 anos.

Segundo depoimentos enviados ao psicólogo, é nessa etapa que as crianças começam a prestar mais atenção às conversas dos pais e perceberem situações como encontrar presentes no quarto deles ou até mesmo comparar a caligrafia deles com as cartinhas do Papai Noel.

Cada processo é individual

Não dá para saber como a descoberta da farsa do Papai Noel vai repercutir em cada criança, que depois se tornará um adulto e provavelmente irá seguir contando a história do bom velhinho.

Os dados prévios apontam que 56% dos entrevistados disseram não terem sido afetados na relação de confiança com os adultos, enquanto 33% ficaram chateados. 15% afirmaram terem sentido uma traição e 10% sentiram raiva.

Já adultos, 70% dos entrevistados disseram que incentivam a história e apenas 30% optam por contarem a verdade.

Ceticismo saudável

De acordo com o biólogo evolutivo Richard Dawkins, esclarecer essa farsa natalina pode ajudar as crianças a entenderem que nem sempre as histórias que os adultos contam são verdadeiras. Dessa forma, o Papai Noel ajudaria o processo dos pequenos desenvolverem um ceticismo saudável.

Para a psiquiatra Tuula Tamminen, da Finlândia, o bom velhinho e os contos de fadas podem representar um processo de amadurecimento, de a criança aprender a superar o sentimento de decepção e se orgulhar de saber mais que as crianças menores, por exemplo.

E os adultos também podem se beneficiar com essa mentira, mesmo que não saibam de forma consciente.

"Pode ser que a dureza da vida real demande criar algo melhor, algo em que acreditar, algo no que ter esperança ou que sirva para retornar a uma infância perdida há muito tempo”, finalizam os pesquisadores Kathy McKay e Christopher Boyle.

Tutores buscam por cachorro que desapareceu no centro de Assis

Ele desapareceu na avenida Rui Barbosa

Os tutores de um cãozinho da raça Yorkshire, estão a sua procura, o cão se perdeu na avenida Rui Barbosa, Centro de Assis, e a família está muito preocupada.

O cãozinho está com a pelagem tosada.

Quem tiver informações que auxiliem na sua localização deve entrar em contato com Ana Soares pelo número (18) 99695 5568, ou com Renan pelo número (18) 99802 6002.

divulgação - O cachorro é da raça Yorkshire e está tosado
O cachorro é da raça Yorkshire e está tosado


SOS Pets terá feira de adoção neste sábado em Assis

A feira ocorre das 9h às 13h

Neste sábado, 30 de novembro, das 9h às 13h, as voluntárias da ONG SOS Pets promovem mais uma Feira de Adoção em Assis.

Diversos animais, que estão sob responsabilidade das voluntárias da ONG, estarão disponíveis para adoção responsável.

As voluntárias lembram que adoção é um ato de amor, é escolher mudar o destino de um animal que teria uma vida sofrida e que precisa de cuidados.

A feira ocorrerá na Beta Dog, na Avenida Dom Antonio, 186, e terá apoio da Fitoway.

divulgação - Cartaz de divulgação da feira deste sábado
Cartaz de divulgação da feira deste sábado


Cachorro busca por tutores na região do Distrito Industrial de Assis

O animal foi encontrado nesta quinta-feira, 28 de novembro

Um cachorro de porte grande e cor caramelo foi encontrado nesta quinta-feira, 28 de novembro, na região do Distrito Industrial de Assis.

O animal aparenta estar bem cuidado e por isso os funcionários da empresa onde ele está abrigado acreditam que ele está perdido.

Quem o identificar o animal pode entrar em contato pelo número (18) 99725-6801.

divulgação - O animal é de porte grande
O animal é de porte grande


Divulgação - Cachorro é dócil e busca por tutores em Assis
Cachorro é dócil e busca por tutores em Assis


Cachorro busca por tutores em Assis

O animal foi resgatado no sábado, 23 de novembro

Um cachorro de grande porte foi resgatado no sábado, 23 de novembro, no cruzamento entre as ruas Tibiriçá e Fortuna, em Assis.

O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, que o abriga em seu quartel até que seus tutores sejam localizados.

Quem o reconhecer deve procurar a sede do Corpo de Bombeiros, localizada na Avenida Antônio Zuardi, 1160.

divulgação - O animal está abrigado no Corpo de Bombeiros de Assis
O animal está abrigado no Corpo de Bombeiros de Assis


Tutora busca por cachorra desaparecida em Assis

Animal fugiu nesta quinta-feira, 21 de novembro, próximo da Avenida Dom Antônio

A tutora de uma cachorrinha que atende pelo nome de Dora está à sua procura em Assis.

O animal fugiu na tarde desta quinta-feira, 21 de novembro, nas proximidades da Choperia Dom Antônio.

Dora tem a pelagem marrom, é de pequeno porte e os tutores oferecem recompensa para quem encontrá-la.

Caso alguém tenha informações pode entrar em contato pelo telefone (18) 99813-8085 ou (18) 99628-6530.

Divulgação - Dora tem a pelagem marrom e é de pequeno porte
Dora tem a pelagem marrom e é de pequeno porte


Tutores buscam cachorro em Assis

O filhote desapareceu nas imediações do Jardim 3 Américas II

Os tutores de um filhote de cachorro estão à sua procura em Assis.

O animal fugiu nesta quinta-feira, 21 de novembro, mas imediações do Jardim 3 Américas II.

O cachorro atende pelo nome de Thor, tem pelagem clara e desapareceu na Rua Fernandes Salinas. A família tem três crianças muito aflitas desde o seu sumiço e uma delas faz aniversário nesta sexta-feira, mas disse que o pet ser encontrado é o presente.

Quem tiver informações que ajudem na localização do animal pode entrar em contato pelo número (18) 99729-5069.

divulgação - O filhote tem pelagem clara
O filhote tem pelagem clara


SOS Pets realiza feira de adoção neste sábado em Assis

A feira ocorre das 9h às 12h

Neste sábado, 23 de novembro, das 9h às 12h, as voluntárias da ONG SOS Pets promovem mais uma Feira de Adoção em Assis.

Diversos animais estarão disponíveis para adoção responsável.

As voluntárias lembram que adoção é um ato de amor, é escolher mudar o destino de um animal que teria uma vida sofrida e que precisa de cuidados.

A feira ocorrerá na Agrocenter Assis, na Avenida Abílio Duarte de Souza, 585, e terá apoio da Fitway.

divulgação - Cartaz de divulgação da Feirinha de Adoção
Cartaz de divulgação da Feirinha de Adoção


Tutores buscam por cachorra perdida em Assis

Animal desapareceu nas proximidades da UNIP

Os tutores de uma cachorra estão à sua procura em Assis. O animal desapareceu nesta segunda-feira, 18 de novembro, por volta das 10h.

A cachorra sumiu nas proximidades da Rua Salvador R. de Moraes, na região da UNIP. Ela é uma fêmea da raça Basset Haud, que tem a pelagem preta e caramelo.

A família tem uma criança que está chorando muito pela falta do animal.

Caso alguém tenha informações sobre seu paradeiro pode entrar em contato pelo telefone (18) 98131-3013.

Arquivo Pessoal - Cachorra fugiu nas proximidades da UNIP em Assis
Cachorra fugiu nas proximidades da UNIP em Assis


Tutora busca por gata que desapareceu na região central de Assis

A gata Belinha desapareceu nesta sexta-feira, 15 de novembro

Eliane Rodrigues Pereira, tutora da gata Belinha está a sua procura.

Elaine conta que Belinha é muito mansa e desapareceu nesta sexta-feira, 15 de novembro, da casa da família na região central de Assis, próximo ao Atacadão Duas Rodas.

Ela pede que se alguém tiver informações que ajudem a localizar Belinha, que entre em contato pelo número (18) 99685-0388.

divulgação - Belinha é muito mansa
Belinha é muito mansa


SOS Pets realiza feira de adoção neste sábado em Assis

A feira ocorre das 9h às 12h no estacionamento do Hospital Veterinário Vet House

Neste sábado, 9 de novembro, a ONG SOS Pets organiza a Vet Day, feira de adoção dos animais que estão sob os cuidados dos voluntários da entidade.

A feira ocorrerá das 9h às 12h, no estacionamento do Hospital Veterinário Vet House, na Avenida Otto Ribeiro, 2272.

A feira contará com muitos bichinhos lindos e amáveis que precisam de um lar e estarão disponíveis para adoção responsável.

Quem adotar um animalzinho durante a feira ganhará da escola de idiomas KNN 50% de desconto para iniciar um curso.

divulgação - Cartaz de divulgação da Feira de Adoção desta sábado
Cartaz de divulgação da Feira de Adoção desta sábado


Bem-Estar

Câncer de mama masculino: Cinco sintomas que podem ajudar na identificação

Médicos das Oncoclínicas alertam homens sobre um possível caso de câncer de mama

Recentemente, o empresário Mathew Knowles, pai da cantora Beyoncé, revelou em entrevista ao programa de TV Good Morning America que foi diagnosticado com câncer de mama no meio deste ano. Apesar de raro, estimativas indicam que 1% dos casos da doença afeta homens.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil somará cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019, número que corresponde a 28% de todos os diagnósticos da condição registrada no país. E, apesar de o Outubro Rosa ser o mês de conscientização sobre a questão voltada principalmente para mulheres, é preciso lembrar que um dos grandes mitos da saúde é que o câncer de mama não afeta homens. Das 16.254 pessoas que morreram em decorrência de câncer de mama no país no ano passado, 185 eram homens.

O oncologista Daniel Gimenes, do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Oncoclínicas, explica que um dos grandes mitos relacionados ao câncer de mama é justamente que ele só afeta mulheres. Homens também apresentam glândulas mamárias. Apesar da baixa incidência, o câncer de mama masculino pode se manifestar e existe um alto percentual de mortalidade. Em cerca de 100 casos da doença, apenas um ocorre no sexo masculino. Nos Estados Unidos, por exemplo, foram registrados 1910 casos e, na maioria das vezes, o diagnóstico é tardio, já que homens não costumam realizar a mamografia anualmente.

"Existe um problema muito comum que faz com que os homens não procurem um médico por questões de machismo, pois não passa pela cabeça de ninguém que o homem pode desenvolver um câncer de mama. Por isso, havendo qualquer mudança suspeita na região mamária, é preciso procurar um especialista para que o câncer não seja descoberto tarde demais”, explica Gimenes.

O tratamento e os sintomas são os mesmos. Nos homens, o diagnóstico costuma ser mais rápido pelo fato de que eles têm menor tecido mamário, facilitando a visualização de um nódulo. Mas a identificação também é feita por meio de mamografia.

Para o oncologista Mário Alberto Costa, da Oncoclínicas Rio de Janeiro, tão importante quanto estar atento aos sinais é conhecer fatores de risco e medidas preventivas. "História familiar de câncer de mama, sobretudo quando relacionada ao gene BRCA2, níveis elevados de estrogênio no homem como em indivíduos que usam compostos à base de estrogênio ou testosterona, disfunção hepática e cirrose, obesidade, doenças da tireoide, síndrome de Klinefelter, doenças testiculares e irradiação prévia da região mamária são fatores de risco. Sobre prevenção, é importante tentar remover os fatores de risco, quando possível, evitar uso de compostos hormonais, controle da dieta e peso, evitar álcool, controle de hepatopatias, entre outros”, esclarece.

Quando o assunto é tratamento, homens e mulheres enfrentam a doença igualmente. "O tratamento do câncer de mama no homem é semelhante ao tratamento na mulher e depende da fase em que a doença é diagnosticada (estadiamento) e características biológicas do tumor, podendo ser indicada cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia, entre outros”, orienta o oncologista Costa.

Para Gimenes, outro ponto importante é desmitificar o câncer de mama em homens. "Há, é claro, além de uma desinformação, um preconceito em relação a este tipo de incidência. Apesar de não encararmos dados alarmantes no quesito, é fundamental que a população em geral, independente do gênero, esteja alerta. O diagnóstico precoce é fundamental para as chances de recuperação dos pacientes”, salienta.

Gimenes frisa adicionalmente que, em muitos casos, o câncer de mama em um homem é um indício sugestivo de que o paciente seja portador de uma mutação genética hereditária no gene BRCA, sendo recomendada em todos os casos a realização do teste molecular mesmo que não haja histórico de câncer na família.

Abaixo, os oncologistas Daniel Gimenes e Mário Alberto da Costa destacam os cinco principais fatores que podem ser importantes na hora de detectar um câncer de mama no homem:

Genética: Se existir um caso alguma mulher (tia, mãe, avó) com câncer de mama na família, as chances do homem desenvolver aumenta discretamente, mas se for relacionado à mutação do BRCA, os riscos são significantemente maiores. Para isso, é recomendável que o homem faça uma pesquisa de mutação para saber se terá chances de desenvolver a doença. Além disso, existe uma síndrome genética, associada ao alto nível de estrogênio, uma condição que aumenta o índice câncer de mama em homem, principalmente quando tem a mutação do gene BRCA. Se, por exemplo, um homem no qual a irmã/mãe teve câncer de mama, as chances são maiores, por isso, é preciso ser feito um acompanhamento mais de perto.

Hormônios: O principal motivo pelo qual as mulheres apresentam câncer de mama com mais frequência do que os homens são os hormônios. A mulher produz muito mais estrógeno do que o homem. A maioria dos cânceres de mama femininos se desenvolve por conta de hormônios sensíveis. O homem apresenta uma baixa taxa se estrógeno no corpo, contendo mais testosterona, que não leva a este tipo de câncer.

Caroço na área do tórax: Como os homens não tem o costume de realizar exames mamários frequentemente é preciso que se atentem a alguns sintomas suspeitos. Caroço na área do tórax é dos principais sintomas do câncer de mama masculino que pode ser acompanhado de inchaço nos linfonodos axilares.

Retração na pele: Em situações mais avançados da doença, também pode ocorrer uma retração do mamilo, ou seja, um inchaço significativo ou distorção da pele, em alguns casos acompanhados de sangue na região. Quando estes sinais são detectados, é imprescindível que se procure um médico para saber o diagnostico correto.

Cirrose/alcoolismo/obesidade: Pacientes com distúrbios do fígado (cirrose, alcoolismo e obesidade) correm mais risco de desenvolver câncer de mama e, quanto mais velho o homem for, maior a possibilidade de a doença aparecer. Na maioria das vezes o homem com câncer de mama procura uma orientação quando a neoplasia ainda está no começo, dificultando o tratamento. Quando mais cedo o câncer é diagnosticado, maiores são as chances de cura. Por isso, já que a mamografia masculina não é recomendada como um exame de rotina, homens que estão na área de risco de desenvolver um câncer de mama, precisam realizar o autoexame.

Ilustrativa - Apesar de raro, estimativas indicam que 1% dos casos de câncer de mama afeta homens
Apesar de raro, estimativas indicam que 1% dos casos de câncer de mama afeta homens


Bem-Estar

8 dicas para prevenir a prisão de ventre na criança

Saber identificar a prisão de ventre é importante para corrigir o problema o quanto antes

A prisão de ventre varia muito de criança para criança, além do fator idade. Segundo Sociedade Brasileira de Pediatria, para que seja considerada "prisão de ventre” em crianças por volta dos 4 anos, devem ser cumpridos no mínimo dois critérios durante dois meses consecutivos: Menos de 3 defecações na semana, ao menos um episódio de incontinência fecal por semana, posturas ou atitudes retentivas para evitar a defecação, defecação dolorosa, fezes de grande diâmetro no reto ou palpáveis a nível abdominal e defecções excessivamente volumosas.

A obstipação intestinal, mais conhecida como "prisão de ventre”, é muito comum na infância e as causas pode ocorrer por diversos fatores: alimentação pobre em fibras, medo de evacuar por causa da dor com a fissura anal, insuficiente ingestão de líquido e pouca atividade física. A criança que está obstipada faz menos cocô que de costume, principalmente se já está há quatro dias sem evacuar e tem dificuldade para eliminar as fezes.

No entanto, há outros sintomas como excrementos duros e secos que fazem o bumbum doer, ou mesmo, fezes líquidas que só sujam a fralda ou a roupa de baixo. "Pode ser que a parte sólida das fezes esteja presa dentro dos intestinos, e só as líquidas consigam sair. É preciso cuidado para não confundir isso com diarreia, ” alerta Loretta

Saber identificar a prisão de ventre é importante para corrigir o problema o quanto antes. Loretta Campos separou oito dicas importantes que poderão ajudar os pequenos:

1. Evite alimentos que prendem o intestino: arroz, banana, maçã e cereais. É salutar maneirar no leite;

2. Aumente as fibras com o consumo de pães e bolachas integrais, mamão, ameixa preta, feijão e brócolis;

3. Ofereça muito líquido;

4. Incentive o seu filho a correr e brincar bastante;

5. Não force a barra para que seu filho abandone as fraldas se ele ainda não estiver preparado;

6. Instigue seu filho a ir ao banheiro quando tiver vontade. Se ele nunca sente vontade, faça-o passar dez minutos no penico ou na privada depois do café e do jantar;

7. Converse com o pediatra. Ele poderá sugerir um laxativo, lubrificante natural, fibras solúveis ou supositório;

8. Se as fezes do seu filho têm sangue, o pediatra poderá orientar um tratamento para combater a fissura anal.

Divulgação - A obstipação intestinal, mais conhecida como
A obstipação intestinal, mais conhecida como "prisão de ventre", é muito comum na infância e as causas pode ocorrer por diversos fatores


Sapatos queridinhos para colocar já na wishlist de Verão!

Por Larissa Reigato

Ahhh, o Verão! A estação mais que querida, quando colocamos em nossa wishlist tudo o que queremos apostar de novidades e tendências. Seja para viajar, festas de fim de ano, office look ou até mesmo o casual, devemos pensar sempre primeiramente no conforto, mas sem deixar o estilo de lado.

Confira quais são os sapatos preferidos das it girls para esse Verão e faça suas escolhas para marcar presença nas produções das próximas estações.

Vem ver:

Divulgação


Anabela

O salto Anabela é de longe o salto mais confortável de todos, por possuir um suporte mais grosso, fazendo com que o pé se encaixe no salto.

Combinam perfeitamente com saias, vestidos, shorts, e calças. Além disso, ele tem aquele estilo boho que é a cara do Verão e já está na nossa wishlist!

Divulgação


Mule bico fino

Ele veio para ficar e prova que pode ser "cool” em todos os estilos de designs.

Não importa a produção, te deixa chique e estilosa no ato. E o mule de bico fino não é diferente...

Divulgação


Slide

O item perfeito para o verão! Fresco, prático e confortável, ele existe em diversos formatos, estilos, cores e tem tudo para ser seu melhor amigo durante a estação.

Divulgação


Slingback

Modelo que chegou de mansinho e ao longo do tempo foi conquistando corações. Os slingbacks são sapatos que possuem a parte traseira vazada, preso somente por um elástico ou faixa. Perfeito para trabalho em dias mais quentes!

Gostou das dicas? Deixe no comentário abaixo qual é o seu modelo queridinho do momento!

Bem-Estar

Bichectomia é indicada pra todos? Especialista responde

Dra. Ana Paula Quinteiro Moro, especialista em procedimentos da face e crânio, explica porque a bichectomia está se tornando tão popular

A bichectomia está em alta. O procedimento tem sido muito procurado pelas celebridades. O desejo por uma aparência mais magra e feições mais finas é o principal atrativo desta cirurgia plástica que se torna cada vez mais acessível.

A Dra. Ana Paula Quinteiro Moro, especialista em procedimentos da face e crânio, explica porque a bichectomia está se tornando tão popular até mesmo entre não famoso: "um dos grandes trunfos é o fato de o procedimento ser pouco invasivo e de recuperação rápida, além de poder ser realizado não apenas por cirurgiões plásticos, mas por dentistas e dermatologistas habilitados, estão entre os fatores que democratizaram esse sonho de beleza em nosso país”.

Como é o procedimento?
"Bichectomia consiste na cirurgia para retirada das chamadas bolas de Bichat, bolsas de gordura depositadas nas bochechas (entre a mandíbula e o osso zigomático) e não têm uma função definida. Como se trata de um tipo de gordura que não é usado pelo organismo como fonte de energia, não diminui com dieta e atividade física. Muitas pessoas acabam recorrendo ao bisturi na tentativa de afinar o contorno facial. O procedimento pode ser feito em centro cirúrgico ou consultório, sob anestesia local, e normalmente dura menos de uma hora. O profissional faz uma incisão de cerca de 1 cm de comprimento no interior da bochecha para deslocar a a gordura, que pode ser removida parcial ou totalmente. Os pontos são retirados depois de uma semana, período em que a face pode ficar inchada e apresentar hematomas leves".

A mudança estética é garantida?

A expectativa de bochecha negativa nem sempre será atendida. A especialista revela os motivos.

"Dependendo da estrutura facial, a bichectomia vai proporcionar uma mudança muito sutil, a ponto de não ser a opção ideal para conseguir o visual esperado”e neste caso, o tratamento deve ser complementado com preenchimentos em mandíbula e maçã do rosto".

Contra-indicações

A bichectomia é contraindicada para pessoas com o rosto muito magro, grávidas, pacientes com patologias hepáticas, renais e cardíacas, coagulopatias ou que tenham recebido radioterapia na região.

Riscos

Apesar de ser um procedimento simples, pode causar lesão no nervo facial, a qual prejudica movimentos da região e causa dores, além de poder afetar o ducto parotídeo, que transporta a saliva na boca, gerando acúmulo do líquido causando inchaço da bochecha, até ser drenado.

Outros riscos, como infecções, assimetria facial e retirada excessiva da "bola de Bichat”, com esqueletização da face, que é o envelhecimento precoce da região. A gordura localizada na bochecha tem a função de sustentar a pele facial e, por isso, sua ausência pode resultar em flacidez na região com o passar dos anos.

A Dra. Ana Paula explica que também a escolha do profissional é importante para minimizar riscos nos procedimentos.

"É de fundamental importância, escolher um cirurgião que estude o formato e as proporções faciais antes de indicar e planejar a plástica", conclui.

Divulgação - Dra. Ana Paula Quinteiro Moro
Dra. Ana Paula Quinteiro Moro


Cachorros são bons companheiros para praticar corrida

Médico veterinário acredita que a atividade física, além dos benefícios para a saúde, melhora o relacionamento entre tutor e animal

Correr traz diversos benefícios para o ser humano, e quando a atividade física é feita ao lado do seu melhor "AUmigo”? O médico veterinário das rações premium especial Max, Marcello Machado, afirma que tutores que correm com cachorro, também ajudam o animal no combate à obesidade, redução do estresse, aumento da resistência respiratória e o fortalecimento da musculatura. Além dos benefícios para a saúde, a corrida estimula o cão a explorar novos lugares, cheiros e melhora o relacionamento com o tutor.

De acordo com o médico veterinário, a prática de exercícios físicos faz parte da fisiologia e comportamento natural do pet, mas alguns cuidados devem ser tomados. O treino (distância e intensidade) deve ser gradual, iniciando bem baixo e aumentar aos poucos. "O cão precisa de descanso para se recuperar do esforço e não é recomendado treinar todos os dias. O cachorro pode correr de duas até três vezes por semana, mas essa quantidade varia e antes de começar os treinos, consulte um veterinário de confiança para saber se o pet está liberado para fazer atividades físicas e quais são seus limites.”, alerta Machado.

É importante ficar atento à disposição do seu cachorro antes de fazer exercícios. Se ele parecer desanimado, deixe-o descansando. Quando for realizar a atividade, o tutor deve se atentar em algumas dicas para não prejudicar, conforme orientações do médico veterinário:

· Leve uma garrafinha de água e/ou uma tigela para colocar água e hidratar seu cão antes, durante e após os treinos;

· Evite fazer os treinos nos horários mais quentes do dia (entre 10h e 16h) e após as refeições do seu animal. Além do calor que pode machucar a pata do cão, ele pode sentir desconforto, fadiga e ter vômitos;

· Monitore seu cão durante o exercício. Se ele ficar ofegante ou deitar bruscamente no chão, pare e ofereça água. Não ultrapasse os limites do seu pet e retorne caminhando para sua residência ou carregue o animal no colo;

· Fique atento às características do seu cachorro: peito grande, pernas longas, corpo esguio e aerodinâmico, como cães das raças Border Collie, Galgo, Pastores e Saluki. Se um "vira-lata” possuir essas características descritas, ele pode ser também um bom corredor. Mas, não são todas as raças de cães que têm perfil de corredor. Cachorros com focinho achatado possuem características genéticas que atrapalham na hora da atividade física.

Divulgação - Além dos benefícios para a saúde, a corrida estimula o cão a explorar novos lugares, cheiros e melhora o relacionamento com o tutor
Além dos benefícios para a saúde, a corrida estimula o cão a explorar novos lugares, cheiros e melhora o relacionamento com o tutor


Bem-Estar

Conheça aplicativos que você não pode mais viver sem

Ferramentas ajudam a economizar e a organizar as tarefas do dia a dia

Um dos grandes desafios que temos atualmente é conciliar a organização da vida pessoal, profissional e doméstica. Muitas vezes esquecemos de algum compromisso, de pagar uma conta, ou deixamos aquele amigo falando sozinho no Whatsapp pois falta tempo para responder no meio da correria do dia a dia.

Para ajudar nestes perrengues diários, a tecnologia pode ser uma grande aliada, pois atualmente existem aplicativos que ajudam a lembrar o vencimento das contas, organizar o guarda-roupa, comprar gás e até mesmo pintar as paredes da casa. Confira:

1. Chama

O aplicativo Chama conecta clientes a revendedores de botijões de gás. Todos os indicados são certificados pela ANP, garantindo a segurança do produto. A ferramenta encontra os revendedores mais próximos da sua casa, compara os preços e mostra a avaliação de outros clientes em relação à qualidade, rapidez e instalação do botijão. Também é possível acompanhar todo o trajeto do produto desde a loja até em casa e escolher a forma de pagamento. Disponível para IOS e Android, em São Paulo e região metropolitana, Curitiba, Porto Alegre, e Belo Horizonte.

2. Wunderlist

O aplicativo permite que o usuário crie listas de todos os afazeres que necessita, desde pequenos compromissos, como realizar as compras da casa, pagar uma conta, ou marcar uma reunião, mas também objetivos pessoais, como economizar um valor dentro de um período determinado de tempo. Em cada anotação, é possível definir o prazo de conclusão e, se quiser, ativar um alarme para lembrá-lo quando estiver perto da data que determinou como vencimento. Disponível para IOS e Android.

3. SplitWise

Se você divide sua casa ou apartamento, o que é muito comum nas grandes metrópoles, esse app vai tornar a convivência mais fácil e evitar aqueles conflitos do dia a dia que podem minar a relação. O app tem três segmentos: limpeza, contas e alimentação. Cada membro da casa registrado preenche suas obrigações, necessidades e, em relação aos gastos, o app possibilita determinar o valor de pagamento, dividido pelo número de pessoas que vivem na residência. Também dá para definir tarefas de organização com metas e prazos e durante viagens. Disponível IOS e Android.

4. Paint Tester

Esse aplicativo é ideal para quem gosta de mudar o visual da casa de vez em quando e inovar. Por exemplo: está enjoado da cor da parede da sua casa, mas está na dúvida por qual cor, ou textura, quer trocar? Ou qual vai combinar mais com o ambiente, a decoração e os móveis do local? É só tirar uma foto do cômodo e indicar, no aplicativo, o que pretende mudar. A tecnologia simula exatamente como o cômodo vai ficar. Bem mais fácil e seguro, né? Disponível IOS e Android.

5. Sortly

Uma das maiores preocupações na hora de organizar as tarefas domésticas é, sem dúvida, a arrumação dos itens, principalmente aqueles pequenos que os mais desatentos vivem perdendo. Esse aplicativo é ideal para quem tem essa dificuldade: o app tem categorias, como armário ou despensa, e, de acordo com as informações fornecidas pelos usuários, lista os itens que estão guardados em cada lugar, com fotos. Daí, se você esqueceu onde estão as chaves justo na hora de sair, é só abrir o celular. Disponível para Android e IOS.

6. Papelada

Esta ferramenta reúne em um só lugar todos os seus boletos que chegam por email ou que você tenha que acessar outra plataforma para obtê-los, permitindo que você os pague, agende pagamentos e os veja diretamente no aplicativo. Além disso, é possível cadastrar seus documentos para que você possa acessa-los digitalmente. O app ainda manda notificações perto da data de pagamento das contas, para que você não seja surpreendido pelos juros. Disponível para IOS, Android e Desktop.

7. Guiabolso

Disponível para IOS e Android, o aplicativo sincroniza com as suas contas bancárias e organiza seus gastos em categorias como transporte, lazer, contas, etc, mostrando em gráfico como reduzir custos, além de simular rendimentos de investimentos e sugerir formas de controlar a renda. A interface é interativa e é possível também definir metas de gastos e cortes.

SOS Pets realiza Noite Festiva nesta sexta-feira em Assis

A ação visa arrecadar recursos para os atendimentos da ONG

Nesta sexta-feira, 18 de outubro, a ONG SOS Pets realiza a sua 2ª Noite Festiva em favor da causa animal.

Durante o evento serão oferecidas diversas atrações, além de diversos pratos e bebidas, tudo com valores acessíveis.

A Noite Festiva terá início às 20h, no salão de festas da Igreja da Vila Adileta, na Rua Fernão Dias.

Cada cartela custará R$ 10,00 e o 1º prêmio será no valor de R$ 1 mil, enquanto o 2º prêmio será no valor de R$ 400.

A ação conta com o apoio da Fitoway.

Bem-Estar

Câncer de Mama: shake rosa antioxidante é indicação de nutricionista para ajudar na prevenção

Bebida feita de morangos e com função antioxidante protege o organismo contra a ação das células causadoras do câncer

Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, muito se fala de como os hábitos alimentares saudáveis são importantes para evitar o aparecimento da doença, que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, segundo dados divulgados pelo INCA, Instituto Nacional de Câncer José de Alencar.

Pensando na relevância da data e, para incentivar elas a ficarem de olho no que colocam à mesa, a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira, sugere receitas saborosas, fáceis de serem inseridas na rotina e que são feitas com ingredientes que ajudam o organismo a combater as células causadoras do câncer: shake rosa antioxidante, chá verde com frutas vermelhas e salmão com tomate grape.

De acordo com a profissional, os antioxidantes possuem propriedades específicas que atuam na eliminação das células ruins, também chamadas de radicais livres. "A função desses componentes é desempenhar um papel protetor do organismo, auxiliando na prevenção de diversas doenças e preservando as células saudáveis dos danos provocados por agentes com potencial carcinogênico”, explica Lívia.

E, levar os antioxidantes para o prato não é uma tarefa difícil: frutas vermelhas, como tomate, melancia, morango, cereja e uva vermelha, são ótimas fontes de substâncias do grupo, como licopeno e antocianinas. Já o chá verde, é rico em catequinas, outra fonte natural com o mesmo efeito.

Além disso, alimentos ricos em ômega-3, como salmão, atum, sardinha, abacate, castanha-do-Pará e azeite, também devem estar presentes na rotina alimentar. "O ômega-3 atua desestruturando uma parte da membrana celular, o que impede o crescimento de tumores”, cita a nutricionista.

Aliado à alimentação balanceada, a profissional ainda ressalta a importância do autoexame e das visitas regulares ao médico para completar os cuidados e ajudar na detecção precoce da doença.

Confira o passo a passo das três receitas sugeridas pela nutricionista do Oba Hortifruti.

Suco Rosa Rico em Fibras

Ingredientes:

½ xícara de morangos lavados
3 colheres (sopa) de linhaça moída
250 ml de leite vegetal de castanha-do-Pará
1 colher (sopa) de açúcar de coco

Modo de preparo:
1) Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até homogeneizar tudo. Beba imediatamente.

Divulgação


Filé de Salmão com Tomate Grape

Ingredientes:

4 filés de salmão
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola cortada em gomos finos
450 gramas de tomate grape sweet cortado ao meio
1/2 xícara de azeitona chilena (ou azapa)
1 colher (sopa) de suco de limão
1/4 xícara de coentro fresco picado grosseiramente
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:
1) Em um tigela, tempere o salmão com sal e pimenta.
2) Pincele os filés com 1 colher (sopa) do azeite.
3) Em um frigideira aquecida, grelhe-os por 2 minutos de cada lado ou até que dourem e fiquem macios (se necessário, acrescente um pouco mais de azeite).
4) Reserve os filés em um prato.
5) Na mesma frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola por 5 minutos ou até começar a dourar.
6) Junte o tomate e a azeitona e cozinhe por mais 1 minuto.
7) Retire do fogo, adicione o suco de limão e o coentro (reserve um pouco para decorar).
8) Regue com o azeite restante e tempere com sal e pimenta.
9) Misture com o salmão grelhado e sirva polvilhado com o coentro reservado.

Divulgação


Chá Verde com Frutas Vermelhas

Ingredientes:

4 unidades morango
3 unidades framboesa
2 unidades amoras
100ml chá verde
1 colher de sopa de mel
Gelo a gosto

Modo de preparo:
1) Coloque em uma panela as frutas e deixe cozinhar em fogo baixo, passe um garfo para desmanchar levemente as frutas.
2) Coloque numa coqueteleira as frutas já frias, o chá verde, gelo, o mel e bata.
3) Sirva em um copo alto.

Divulgação


Moradora busca tutores de cachorro em Assis

Ele parece estar recém-operado e necessita de cuidados

A moradora Fabiane procurou a redação do AssisCity para buscar os tutores de um cachorro resgatado em Assis.

O animal foi localizado entre a FEMA e o Residencial Premium. Ele parece estar recém-operado e requer cuidados.

Ela pede que, caso os tutores o identifiquem, entrem em contato pelo telefone (43) 9900-1332.

Divulgação - Cachorro está com sinais de uma recém-cirurgia e necessita de cuidados
Cachorro está com sinais de uma recém-cirurgia e necessita de cuidados


Família procura por cachorro que fugiu na Vila Progresso em Assis

Fredy sumiu há cerca de um mês

A família de Rosa Maria de Oliveira Moraes está à procura do cachorro Fredy, que desapareceu há cerca de um mês da casa da família, localizada na Rua Presidente Prudente, na Vila Progresso, em Assis.

Ela explica que enquanto saíam para trabalhar, Fredy escapou pelo portão e correu muito rápido, não sendo alcançado.

"Ele está conosco há 11 anos. Minhas filhas estão muito tristes sentindo falta dele e por isso pedimos que, se alguém o encontrou, que nos avise", considera.

Caso alguém tenha informações, o telefone para contato é (18) 99712-5374.

divulgação - Fredy é da raça rottweiler
Fredy é da raça rottweiler


Mom Jeans? Descubra já a tendência que irá substituí-lo neste verão!

Por Larissa Reigato

A Mom Jeans teve uma aceitação tão boa pelo público que chega a doer o coração em pensar que esse modelo perderá o hype, e você nem imagina qual modelo tomará seu lugar!

A nova tendência veio diretamente dos anos 80 e já tem até nome, "pleated jeans”. Traduzido como "jeans plissados” ao pé da letra, nada mais é do que calças com leves pregas na cintura e um pouco mais soltas nas pernas, seu estilo é bem adaptável ao estilo Mom que tanto amamos!

Essa trend, que já está bombando lá fora, conquistou famosas como Chrissy Teigen e Hailley Bieber, que já vêm circulando por aí em seus looks pra mais de fashionistas. Ele também caiu na graça das "it girls” do street style e claro, grandes marcas já estou reproduzindo seu modelo para bombar mundo aforam prometendo invadir nossos looks ainda esse ano.

Quer conhecer mais sobre essa peça tão falada e ficar mais íntima para não errar na hora da combinação?! Vem ver algumas imagens de opções mais estilosas que encontrei para vocês se familiarizarem:

Divulgação


Se você já é adepta das sandálias de tiras, meio caminho já foi para aderir às pleated jeans, pois as duas são o combo perfeito, unindo o estilo street com modernidade e delicadeza.

Divulgação


Hailey Bieber nunca pensa duas vezes para aderir em primeira mão às tendências que se identifica. Ela tem investido muito na peça trendy combinado com tênis casuais, com uma pegada despojada e confortável para o dia a dia.

Divulgação


Aqui vai mais um motivo para colocar sua pleated jeans na sua wishlist de verão! A peça fica perfeita com bodys, regatas, e também o cinto da vez, que é o modelo de correntes! Aposte para o look descolex!

Divulgação


Como já falamos, a pleated pants combinada com sandália de tiras é um combo infalível, como vemos Chrissy Teigen, que não deixa dúvidas em quando a dupla é certeira.

E essas foram algumas inspirações principais para vocês se familiarizarem com esse modelo tão democrático. Seja para o estilo casual, office look, formal, cool e mais descolado, a peça consegue se moldar com classe à todos os estilos, basta escolher as combinações certeiras.

E você? Conta pra gente o que achou desta nova tendência e nos diga qual o seu estilo preferido para combiná-la!

Gostou? Então clique aqui, entre no grupo e receba as novidades e tendências do mundo da moda e de Assis direto no seu celular!

Bem-Estar

Saúde mental no trabalho: existe prevenção?

Existem formas simples e acessíveis de monitorar alguns aspectos no dia a dia, em particular no trabalho

O que é mesmo saúde mental? Em primeiro lugar, é bom lembrar que saúde mental não significa apenas a ausência de doença mental. A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) realça que o conceito de saúde mental não se limita à ausência de doença ou enfermidade. Abrange, na verdade, o conjunto das atividades que promovem o bem-estar e permitem o equilíbrio dinâmico entre diferentes esferas da vida: social, física, espiritual, econômica, emocional...

E o dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, é uma excelente oportunidade para falarmos de prevenção, ou seja, como detectar as primeiras falhas nesse equilíbrio sutil que é a saúde mental. Existem formas simples e acessíveis de monitorar alguns aspectos no dia a dia, em particular no trabalho.

Faça regularmente o check-in com você mesmo

Em um dia típico de trabalho, é comum acordar cedo, passar o dia inteiro entre uma atividade e outra e chegar em casa exausto, sem se atentar a alguns alertas que o corpo ou a mente possam estar emitindo, como uma dor na lombar, uma tensão muscular no pescoço, ou algum assunto que anda preocupando, uma sensação de baixa energia se arrastando. Somente quando sentimos algo mais intenso é que corremos ao fisioterapeuta, ou recorremos a algum remédio para ajudar a relaxar e a dormir.

Por que não agir de forma preventiva e não curativa? Tome um tempo para si mesmo, para se auto-observar e perceber esses sinais. Esse momento pode ser uma caminhada, uma meditação, ou uma simples pausa de alguns minutos para respirar profundamente. Aproveite esses minutos para avaliar os diferentes aspectos do seu equilíbrio e, num segundo tempo, elabore um plano de ação para tratar na raiz esses sintomas. Dívida com os seus colegas, amigos ou familiares a sua situação e saiba pedir ajuda.

Tenha uma estratégia de gerenciamento do estresse

O estresse é uma reação inerente ao ser humano, um elemento evolutivo central na sobrevivência da nossa espécie: não tem como eliminar completamente o estresse da nossa vida, até porque, às vezes, é um elemento positivo e ajuda em um momento específico a estar alerto e acordado. O que está dentro do nosso alcance é estabelecer uma estratégia de gerenciamento do estresse, para evitar que ele se torne uma condição crônica e vire uma verdadeira ameaça à nossa saúde. Um pré-requisito essencial antes de tudo: saiba identificar os seus gatilhos, as situações que causam estresse em excesso.

Num segundo momento, instaure uma rotina que favoreça a regularização do seu nível de estresse: uma conversa com uma pessoa atenciosa, uma caminhada. A prática da meditação e de mindfulness (conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetarem, tornando sua mente mais desperta e saudável, sendo sua aliada) são ferramentas comprovadamente eficientes para abaixar o nível de estresse, diminuir a frequência cardíaca e pressão arterial, e, de forma geral, aumentar a sensação de bem-estar.

Pratique a atenção plena

Evitar olhar os e-mails de trabalho em casa, ou cuidar de assuntos pessoais pelo celular durante uma reunião de trabalho são apenas exemplos de situações em que a nossa cabeça está em um lugar e a mente em outro. Esse comportamento, muito favorecido pela presença das tecnologias no nosso dia a dia, prejudica de várias formas a nossa saúde mental: atrapalha a nossa concentração e a nossa produtividade no trabalho, criando mais estresse e potenciais frustrações e baixo desempenho, ameaçando o pilar emocional e econômico do equilíbrio que compõe a saúde mental. Em situações de socialização, trazer questões de trabalho, por exemplo, lendo os seus e-mails, põe em perigo a sua capacidade de criar, manter e fortalecer vínculos com amigos e familiares, escutar e ser escutado de volta, ameaçando o pilar social tão importante da sua saúde mental.

Pratique a benevolência consigo mesmo e com os seus colegas

Criar um ambiente de trabalho onde é fácil pedir ajuda, fazer uma pausa, realizar uma atividade de relaxamento é a base para fomentar a saúde mental. Aproveite as iniciativas propostas pela sua empresa (massagem, ginástica laboral, meditação, yoga corporativo...) e seja também protagonista! Não seja perfeccionista e reavalie as suas expectativas em relação aos seus colegas. Isso ajuda a evitar frustrações e estresse em excesso.

Ilustrativa - Dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, é uma excelente oportunidade para falarmos de prevenção, em particular no trabalho
Dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, é uma excelente oportunidade para falarmos de prevenção, em particular no trabalho



*Armelle Champetier é diretora da Yogist no Brasil, que tem como objetivo levar o yoga às empresas, com foco na saúde e bem-estar das equipes, combatendo o estresse no trabalho e os distúrbios osteomusculares.

Bem-Estar

Suplementos e exercícios são fundamentais para evitar a perda de massa muscular

Massa magra não é útil apenas na questão de estética, mas também de saúde

Ganhar mais massa magra do que gorda é a meta de muitos que treinam e consomem suplementos, no entanto, a massa magra não é útil apenas na questão de estética, mas também de saúde.

Isso porque ter mais músculos desenvolvidos do que gordura corporal, ajuda a combater diversos tipos de doenças - entre elas a osteoporose, diabetes, infartos e artrite.

Um estudo realizado pelo Hospital do Coração (HCor) alerta sobre esse risco e reforça que a ausência de atividade física aumenta as chances de desenvolver doenças, principalmente as cardiovasculares.

O relatório também ressalta que através de exercícios é possível mudar a circulação sanguínea e estimular o fluxo de sangue nas artérias e, com isso, evitar o acúmulo de gordura.

A prática de exercícios aliada a bons suplementos pode também ajudar a combater a sarcopenia, que é o processo da diminuição de células musculares em pessoas acima dos 30 anos. Inevitavelmente, a partir dessa idade, perdemos entre 5% a 8% da nossa massa muscular a cada década de vida.

Essa doença que afeta principalmente pessoas com mais de 60 anos, pode ser revertida com o consumo de suplementos e atividades físicas que favorecem ganho de massa magra. De acordo com um estudo publicado no jornal científico Geriatrics & Gerontology International, a suplementação com whey protein depois de treinos de resistência é eficaz para a prevenção da sarcopenia em mulheres idosas.

Apesar da perda de massa e força, uma pesquisa feita pela universidade federal de São Paulo (Unifesp), constatou que 79% dos brasileiros não percebem a perda muscular com o avançar da idade.

Esse levantamento nos mostra um cenário alarmante, agravado pelo aumento da população com idade superior a 50 anos. Atualmente, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil possui 36 milhões de pessoas com idade entre 50 e 79 anos.
Em uma pesquisa anterior, o mesmo instituto já havia divulgado dados dos quais, estima-se que em 2030 o número de brasileiros com mais de 60 superará o número de crianças com até 14 anos. Isso significa que serão 41,5 milhões de idosos, ou seja, cerca de 18% da população.

Prevenção da sarcopenia com exercícios

A prevenção da sarcopenia deve começar antes dos 40, pois dessa forma se cria uma espécie de poupança muscular importante caso a doença se manifeste. Apesar dos treinos aeróbicos e caminhadas ajudarem, é necessário também investir em exercícios de força, como musculação. Isso porque as contrações causadas pela resistência de aparelhos e equipamentos formam microlesões musculares e, por consequência, o ganho de massa muscular.

No entanto, nem sempre apenas os exercícios são o bastante para retardar a sarcopenia, principalmente em pessoas com idades mais avançadas. Por esse motivo, é necessário a junção de exercícios e suplementação.

Melhores suplementos para ganhar massa muscular

Extima: esse suplemento tem a missão de ajudar na prevenção da perda de massa muscular com o avançar da idade. Produzido pelo laboratório brasileiro Apsen, a Extima reúne aminoácidos essenciais para os músculos que não são adquiridos facilmente via alimentação. Entre esses aminoácidos, está a leucina, que é uma fonte de energia durante atividades e exercícios físicos. O novo produto da Apsen pode ser comprado em formato de sachês e consumido com água e leite.

Creatina: um dos suplementos mais consumidos entre os atletas e praticantes de
musculação no mundo todo. Diversas pesquisas apontam que a creatina é essencial para treinos explosivos e de alta intensidade. Outros benefícios da creatina estão relacionados com o aumento do ganho de força, perda de gordura e a melhora no desempenho em tiros e resistência.

BCAA: muito popular entre os praticantes de musculação devido aos seus benefícios que incluem: menos dores, redução de lesões musculares e menor fadiga. É possível comprar BCAA em duas formas, tanto em pó quanto em cápsulas. Além disso, esse suplemento é comercializado em diversos sabores - entre eles abacaxi, doce azedo, cereja preta, fruit punch, gelo ártico, limão, entre outros.

Beta alanina: um suplemento beta-aminoácido não proteinogênico que ajuda a combater a fadiga, melhora a performance esportiva, regula a acidez do tecido muscular e auxilia contra danos oxidativos. Você pode consumir a beta alanina em pó e cápsulas.

ZMA: O ZMA é um suplemento complementar que contém vários sais minerais e componentes que aumentam a síntese de testosterona no organismo. A sua composição é feita a partir do magnésio, zinco, vitamina B6 e aspartato. Todas essas substâncias são responsáveis por aumentar a produção de testosterona.

Whey protein: famoso entre os atletas e praticantes de musculação, o Whey protein é um suplemento proteico produzido com proteína extraída do soro do leite. Além de seus benefícios para o ganho de massa muscular, esse suplemento pode ser benéfico para combater algumas doenças como a asma, ajuda a controlar a pressão arterial e a controlar a glicose.

Divulgação - Massa magra não é útil apenas na questão de estética, mas também de saúde
Massa magra não é útil apenas na questão de estética, mas também de saúde


Descubra já o segredo para dar um UP no look!

Por Larissa Reigato

Com certeza você já deve ter se perguntado o porquê de algumas pessoas conseguirem compor um look tão fashionista em tão pouco tempo.

Mostrarei neste post seis dicas incríveis e muito mais fáceis do que você imagina para criar aquela produção cool na medida, e prometo, é muito mais simples do que você imagina.

O segredo principal de uma boa produção é chamar a atenção em uma só peça, o que chamamos de "peça chave”, sendo ela a peça que você deseja ser a mais notada. O jeito mais fácil de compor é apostando nas blusinhas que possuem presença!

Que mulher não gosta de umas blusinhas que mostram para o que vieram e são protagonistas em looks mais elaborados, mas que ainda assim não perdem na elegância e ainda têm aquele toque descontraído? Desconheço!

E foi assim que cheguei a conclusão de que as blusas certas são tudo o que precisamos para arrasar por aí.

Pensando nisso, separei 6 modelos que você precisa ter já no guarda-roupa.

Vem ver:

Xadrez Vichy

Divulgação


Por aqui não teremos nada básico ou neutro, queremos peças protagonistas. Ouse nas estampas e texturas. Mangas, volumes e decotes também valem! A estampa xadrez vichy é uma aposta mais que certeira para este verão e transforma seu look no ato.


Manga Bufante

Divulgação


Que as mangas bufantes são as queridinhas da vez pelas "it girls” você já sabe, mas, já percebeu o quanto era transforma uma produção? Transformando qualquer look casual em sofisticação em segundos. Aposte do combo com jeans + scarpin para fazer a básica cool.

Decote Romântico

Divulgação


Os decotes românticos chegaram com força total. Aposta de grandes marcas, eles trazem sensualidade na medida, remetendo também a época da monarquia, onde era muito usado esse tipo de decote. Para os dias de hoje, a trend vem na pegada de "mais é mais”, aposte em peças com decotes românticos + manga volumosa + estampas! Quero ver você passar despercebida, hein?!

Animal Print

Divulgação


Vem ano, vai ano, e elas estão sempre ali! Seja em um vestido, saia, detalhe no calçado ou bolsa, todas nós já tivemos ao menos uma peça animal print, não é mesmo? É claro que a estampa mais aceita pela sociedade atualmente não poderia ficar de fora. Os modelos coladinhos no corpo com gola alta e estampa de cobra são perfeita para uma produção mais sexy e ao mesmo tempo sofisticada, sem perder o fashionismo!

Camisas estampadas

Divulgação


Eis que temos uma mistura da bicharada com a tendência hippie, o tie dye. As camisas estampadas são verdadeiras coringas para deixar seu look descoladex. Aposte e saia do óbvio, ganhando muita personalidade!

Cetim

Divulgação


Enfim chegamos ao máximo de básico que veremos por aqui, digamos assim. O cetim é uma ótima opção para o verão e está bombando em saias, vestidos, blusinhas... Ouse e aposte em regatinhas, que são uma ótima opção para usar tanto para os looks dia quanto para produções de balada, ou seja, chic e sexy ao mesmo tempo.

Neste sábado tem Cãominhada em Assis

Evento ocorre a partir das 13h30, com saída da Praça da Catedral

Neste sábado, 5 de outubro, será realizado o evento Cãominhada em Assis. Esta edição tem como tema "Família Mutiespécie", que destaca a importância dos animais serem aceitos como um dos membros da família em seus lares.

A caminhada com os cães será pela calçada e na sombra, totalizando quatro quarteirões, e haverá distribuição de água para todos. Além disso a festa contará com diversas atrações, como feira de adoção de animais, sorteios de brindes e participação dos alunos do curso de Auxiliar Veterinário do CENAIC.

A ação é gratuita e todos estão convidados para participar.

Confira a programação:

13h30 - Concentração para a "Cãominhada" na Praça da Catedral
14h - Largada
15h às 15h30 - Chegada na Farmácia BiSaúde

Além disso, todos os participantes ganharão uma foto profissional com seu pet e ainda concorrerão a um álbum de fotos!

O evento é uma iniciativa da Farmácia BiSaúde Vet com apoio do CENAIC Cursos e parceria do grupo de voluntários Coisa de Bicho.

O CENAIC também estará fazendo o sorteio de 1 bolsa de estudos 100% para o Curso de Auxiliar Veterinário em Assis.

Mais informações sobre o evento pelos telefones (18) 3325-1186 ou (18) 99608-3418.

Divulgação


Bem-Estar

10 mitos e verdades sobre a toxina botulínica

A dermatologista Lúcia Miranda explica como funciona o procedimento e quais as indicações

O número de adeptos a procedimentos menos invasivos, como a aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como botox, cresce a cada dia. Dados recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontam que a técnica cresceu 390% em apenas dois anos.

Para a dermatologista Lúcia Miranda, Membro da SBD, há uma corrida contra o tempo. "Quase todas as mulheres e homens querem mais beleza e rejuvenescimento dia a dia. A ideia é parar o tempo e a ciência proporciona isso", afirma. Ainda assim, a médica destaca que há muitos mitos sobre os procedimentos. Confira:

1 - A toxina botulínica tipo A aumenta o volume dos lábios

Segundo as indicações específicas, não, porque ela não tem a capacidade de aumentar o volume dos lábios. Ela serve para relaxar a musculatura onde é injetada, tratando as rugas de expressão, como as que se formam ao redor da boca (código de barras). O tratamento indicado para aumento de volume dos lábios é o preenchimento labial que, além do volume, também pode ser utilizado para a redefinição de contorno. Nesta região dos lábios, a aplicação deve ser muito cautelosa e em pouca quantidade, para evitar efeitos colaterais desagradáveis, como a dificuldade em sugar um alimento líquido.

2 - A toxina botulínica tipo A pode paralisar o músculo, deixando o paciente sem expressão

A questão é controversa. Os protocolos atuais preconizam a aplicação diretamente no músculo responsável pela formação da ruga e atua relaxando a musculatura. Este relaxamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo da dosagem e da técnica de aplicação. Atualmente, o tratamento é individualizado e considera as características e as expectativas de cada caso. O ideal é realizar uma harmonização da face toda, e, em alguns casos sendo necessário tratar as rugas do pescoço (músculo platisma), levando a um relaxamento que deixe um aspecto bem natural.

3 - A toxina botulínica tipo A vicia

Não há nenhuma evidência científica de que a aplicação da toxina botulínica tipo A cause dependência ou vício. O que pode ocorrer é uma dependência psicológica, daí a importância do dermatologista em adequar a dose e o tempo certo de reaplicação. Não é bom ter intervalos menores que quatro meses entre uma aplicação e outra.

4 - Os cremes antirrugas oferecem resultados similares ao tratamento com a toxina botulínica tipo A

Apesar de muitos cremes prometerem resultados iguais aos obtidos com a aplicação de toxina botulínica tipo A, este é mais um mito. Primeiramente é importante reforçar que não existe nenhum creme com toxina botulínica tipo A em sua formulação. Além disso, os cremes agem superficialmente na pele, melhorando a hidratação e atenuando as rugas mais finas. Já a toxina atua diretamente no músculo responsável pela formação das rugas de expressão. Portanto, os cremes atuam de forma diferente e não são capazes de reproduzir resultados comparáveis à toxina botulínica tipo A.

5 - A toxina botulínica tipo A pode substituir uma cirurgia plástica

Não. São procedimentos diferentes. Com os avanços da Cosmiatria, as plásticas de face são cada vez mais raras, tanto em relação aos resultados que deixam cicatrizes, quanto ao aspecto pouco natural. Em casos de pacientes que realizaram cirurgia plástica, sempre somos procuradas para que a toxina tipo A possa complementar a cirurgia plástica, tornando-a menos invasiva. Hoje temos evidências de que as aplicações de toxina botulínica podem postergar a necessidade de uma intervenção cirúrgica, pois além de atenuar as rugas de expressão, podem prevenir o surgimento de novas rugas pela reeducação da mímica facial.

6- Os efeitos da toxina botulínica são imediatos

Os primeiros efeitos poderão ser observados imediatamente após a aplicação, a depender da toxina e sua concentração. Porém, em alguns casos, somente entre 48 a 72 horas após o procedimento são visíveis os resultados, e de forma mais completa, em aproximadamente duas semanas. Já a duração total do efeito é de aproximadamente de quatro a seis meses, dependendo da resposta individual do paciente, seu metabolismo e da técnica de aplicação e da dosagem aplicada.

7- O procedimento é realizado em todo tipo de clínica

Não, todo cuidado é pouco! Este é um procedimento médico que requer conhecimento, técnica e habilidade por parte do especialista dermatologista. O paciente deve procurar um médico experiente e capacitado na técnica de aplicação, para evitar iatrogenias ou problemas.

8- A aplicação é dolorida

A aplicação é praticamente indolor e normalmente feita com agulhas bem finas (tipo de insulina). Para pacientes mais sensíveis, pode ser utilizado um anestésico tópico local com auxílio de gelo, em nossa clínica há um aparelho que refresca a pele, proporcionando o efeito anestésico.

9- Além das rugas, a toxina botulínica também pode ser indicada em prol da saúde

A substância pode apresentar outras finalidades, além do combate às rugas dinâmicas. "O avanço da tecnologia e da medicina nos proporciona ricas descobertas diariamente. Hoje a toxina botulínica pode ser eficaz para o tratamento do bruxismo (hipertrofia masseter), sorriso gengival, assimetrias por contraturas musculares paralisia facial, hiperidrose e enxaqueca crônica. Além disso, estudos médicos mais recentes apontam que a toxina botulínica também pode ser aplicada em tratamentos para dores neuropáticas, como por exemplo, a neuralgia pós-herpética (pós herpes zoster) melhorando a qualidade de vida dos seus portadores".

10- Há muitas contraindicações para a aplicação da toxina

Pessoas que desejam se submeter a este tipo de procedimento devem se atentar a algumas contraindicações. Além da higidez orgânica, este procedimento não é recomendado para gestantes, mulheres que estejam amamentando, portadores de doenças neuromusculares, pessoas que façam o uso de anticoagulantes ou que apresentem algum tipo de infecção no local o qual será aplicada a substância.

Divulgação - Dados recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontam que a técnica cresceu 390% em apenas dois anos
Dados recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontam que a técnica cresceu 390% em apenas dois anos


Radiofrequência: conheça esse procedimento estético facial

Por Larissa Reigato

Oi, pessoal! Hoje venho apresentar para vocês um procedimento estético que fiz a convite da Clínica OligoFlora Estética Funcional em Assis: a radiofrequência facial.

Para quem não conhece, a radiofrequência consiste em um procedimento não invasivo e indolor. Seus principais benefícios são o combate a flacidez e rugas, além de estimular a produção de colágeno na pele.

Divulgação - Radiofrequência combate a flacidez e as rugas, além de estimular a produção de colágeno na pele
Radiofrequência combate a flacidez e as rugas, além de estimular a produção de colágeno na pele


Para fazer o tratamento são indicadas quatro sessões com um intervalo de 15 dias entre elas. O procedimento conta com o auxílio de uma máquina que emite correntes de alta frequência e, ao serem aplicadas na pele, agitam as moléculas de água, transformando a energia magnética em calor.

Divulgação - Máquina utilizada na OligoFlora Estética Funcional em Assis
Máquina utilizada na OligoFlora Estética Funcional em Assis


Esse calor se desloca para tecidos mais profundos da pele e promove resultados na derme, deixando o rosto com efeito de lifting, ficando mais firme e tonificado em até três dias.

Veja abaixo os cremes usados no procedimento e que são vendidos na OligoFlora para cuidados em casa:

Divulgação - Primeiro creme usado, para limpeza e esfoliação da pele
Primeiro creme usado, para limpeza e esfoliação da pele


Divulgação - Creme facial hidratante
Creme facial hidratante


Se você também quer conhecer os resultados deste tratamento, converse com a equipe e agende aqui sua avaliação na OligoFlora Estética Funcional em Assis e coloque o autocuidado como prioridade em sua vida!

Leia também: OligoFlora Estética Funcional é novidade em tratamentos em Assis

Serviço

OligoFlora Estética Funcional Assis
Endereço: Rua José Nogueira Marmontel, 1024 – Centro
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; aos sábados, das 9h às 13h
Facebook



Bem-Estar

Picolés naturais caseiros são apostas mais saudáveis para aliviar o calor

Opções feitas em casa fornecem vitaminas e nutrientes e ajudam a hidratar o organismo

No calendário, ainda faltam alguns meses para a chegada oficial do verão, mas as altas temperaturas já começaram a aparecer. Um bom motivo para comemorar o Dia do Sorvete, celebrado em 23 de setembro, com um delicioso picolé para driblar o calor.

E, que tal optar pelas versões caseiras e naturais? Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, picolés de frutas feitos em casa são escolhas saudáveis para os dias mais quentes, uma vez que ajudam a refrescar, hidratam o organismo e ainda fornecem boas quantidades de vitaminas e minerais.

"Quando comparamos com os sorvetes industrializados, as alternativas caseiras geralmente apresentam menos calorias e melhor teor de gorduras, principalmente quando consideramos o tipo de gordura encontrada nos convencionais”, explica Renata Guirau.

Além disso, as frutas utilizadas na elaboração dos picolés naturais proporcionam diversos nutrientes, como fibras, vitamina C, potássio e magnésio, importantes para garantir a saúde do corpo como um todo. Esses componentes proporcionam sensação de saciedade, fortalecem a imunidade, contribuem para a hidratação e melhoram o aspecto da pele, unhas e cabelos.

Práticos e fáceis de fazer, os picolés naturais não exigem muito na cozinha: basta utilizar uma ou mais frutas maduras e misturar com outro ingrediente líquido, como água de coco e leites vegetais.

"É possível ainda complementar o sabor e a textura do sorvete utilizando ingredientes variados, como cacau em pó, leite de coco, creme de leite, biomassa de banana verde e extrato de baunilha. Existem inúmeras possibilidades de combinações”, ressalta a nutricionista.

Para quem tem crianças em casa, reunir a família para o preparo dos picolés também é uma excelente atividade para incentivar os pequenos a aprenderem sobre os benefícios das frutas e suas diferentes formas de consumi-las.

Se você quer apostar na dica da nutricionista para afastar o calor de uma maneira mais saborosa e saudável, anote o passo a passo de seis receitas diferentes de sorvetes caseiros e naturais, que incluem ainda sugestões veganas e sem açúcar!

Picolé Tricolor (Opção vegana e sem açúcar)

Ingredientes
1 xícara de manga picada em cubos
1 xícara de morangos picados em cubos
1 xícara de kiwis picados em cubos
1 xícara de água de coco

Preparo:
1) Acomode as frutas em forminhas de picolé caseiro, fazendo camadas com as cores das frutas.
2) Acrescente a água de coco até completar o volume dos espaços que sobrarem nas forminhas.
3) Leve ao freezer por cerca de 2 horas e sirva em seguida.

Picolé cremoso (Opção vegana e sem açúcar)

1 xícara de banana nanica bem madura
1 xícara de morango
1 xícara de água de coco

Preparo: Bata tudo no liquidificador e coloque em forminhas de picolé. Leve ao freezer por pelo menos 2 horas e sirva em seguida.

Picolé de coco

½ xícara de coco seco ralado
200 mL de leite de coco
200 mL de água de coco
4 col de sopa de açúcar mascavo

Preparo: bata tudo no liquidificador e coloque em forminhas de picolé. Leve ao freezer por pelo menos 2 horas e sirva em seguida.

Sorbet de manga

2 xícaras de manga picada
100 mL de água
2 col de sopa de açúcar
1 col de café de gengibre ralado
2 claras em neve

Preparo:
1) Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por 2 horas.
2) Retire e bata mais uma vez, apenas para a massa adquirir consistência mais cremosa.
3) Coloque em taças e sirva em seguida.

Sorbet de framboesa (Opção sem açúcar)

3 xícaras de framboesas congeladas
1 xícara de banana nanica bem madura congelada
3 col de sopa de mel

Preparo: bata tudo no liquidificador ou com a ajuda de um mixer, até formar uma massa cremosa. Coloque em taças e sirva em seguida.

Sorbet de abacate com cacau (Opção vegana e sem açúcar)

2 abacates médios picados e congelados
3 col de sopa de cacau em pó
½ xícara de água
Suco de 2 limões

Preparo: Bata tudo no liquidificador ou com a ajuda de um mixer, até formar uma massa cremosa. Coloque em taças e sirva em seguida.

Divulgação - Picolés de frutas caseiros são escolhas saudáveis que ajudam a refrescar, hidratam o organismo e ainda fornecem boas quantidades de vitaminas e minerais
Picolés de frutas caseiros são escolhas saudáveis que ajudam a refrescar, hidratam o organismo e ainda fornecem boas quantidades de vitaminas e minerais


Bem-Estar

Cabelo e gravidez: como cuidar dos fios durante a gestação?

Alterações hormonais podem causar mudanças na oleosidade, volume e textura dos cabelos

A gestação é uma época cheia de mudanças para a mulher, sendo importante encará-las com tranquilidade para evitar que a ansiedade seja maior e afete negativamente esse período que tem tudo para ser especial.

Durante a gravidez, entre as mudanças, a mulher pode identificar alterações na pele e no cabelo devido às alterações hormonais.

Dessa forma, os cabelos precisam de uma atenção maior, pois podem ficar mais secos, oleosos ou sofrerem com a queda, sendo que essas ocorrências podem ser diferentes para cada gestante.

Quais mudanças a gravidez provoca nos cabelos?

O primeiro aspecto é entender quais são as mudanças causadas pela gravidez que podem afetar tanto a pele quanto os cabelos.

A produção das glândulas sebáceas é muito variada, podendo diminuir e deixar os cabelos mais secos ou aumentar.

O aumento da oleosidade, em geral, é decorrente do aumento da ação do estrogênio, que age sobre as glândulas sebáceas que são responsáveis por essa característica. Ela costuma ocorrer no terceiro trimestre da gestação.

Assim, a pele pode ficar mais sensível e oleosa e também podem surgir manchas escuras do tipo melasma devido ao aumento da pigmentação.

Já no cabelo pode ocorrer a mudança da textura e do volume, além dos fios ficarem mais oleosos também pela maior presença do estrogênio.

Os efeitos podem ser distintos em cada gestante, sendo que a mudança hormonal pode deixar o cabelo mais volumoso e brilhante, além de crescer mais rápido.

Mas não é incomum as gestantes relatarem casos de queda de cabelo, inclusive em proporções elevadas. Essa queda costuma acontecer após o parto, podendo se estender por até 6 meses.

Além das mudanças hormonais, a queda de cabelo no período pode ter relação com o estresse e ansiedade, principalmente no pós-parto.

Apesar de os motivos não serem totalmente conhecidos e, por essa razão não ser possível evitar a ocorrência, ela é reversível, com o cabelo retomando o crescimento normal posteriormente.

Como cuidar dos cabelos durante a gestação?

Os cuidados com os cabelos durante a gestação são importantes para minimizar a queda capilar e a oleosidade, mas também para que a gestante fique mais satisfeita consigo mesma, melhorando a autoestima.

Conheça a seguir alguns dos principais cuidados do período tanto pela questão estética quanto pela segurança da mãe e do bebê.

Tintura

A manutenção de uma rotina de tintura não é possível durante a gestação, principalmente se a gestante utiliza descolorante e tintas a base de amônia.

Esses produtos devem ser evitados durante toda a gestação e durante a amamentação. O uso é contraindicado principalmente nos três primeiros meses que é um período mais sensível e que pode gerar complicações à gravidez.

Para mulheres que não querem abrir mão de um tratamento no período o uso de tonalizantes e henna costuma ser liberado após o terceiro mês de gestação.

O uso de shampoo tonalizante também pode apresentar benefícios, realçando a cor natural dos cabelos e deixando-os mais brilhantes.

Destaca-se que mesmo o uso de tonalizantes deve ser conversado com o médico previamente.

Corte

Não há nenhuma contraindicação ao corte de cabelo durante a gestação, principalmente pelo crescimento mais rápido dos fios.

Uma dica, entretanto, é optar por um corte curto ou médio que facilita a limpeza e manutenção do cabelo.

Essa é uma escolha pessoal de cada mulher, sendo possível definir o corte de acordo com a preferência individual.

Hidratação

Como a oleosidade e textura do fio podem variar durante a gestação, a gestante deve investir em hidratação para manter os cabelos saudáveis e bonitos.

No entanto, é importante atentar-se aos produtos usados, evitando químicas. Componentes naturais como manteiga de karité e óleo de coco são boas opções para o período.

Produtos

A escolha dos produtos de cuidados diários também é importante, sendo preferível optar por shampoo e condicionador mais suaves ou sem fragrância forte.

Esses cuidados evitam o surgimento de alergias ou irritações no couro cabeludo que possam intensificar problemas como a queda de cabelo.

Também é importante evitar produtos com ácido salicílico, uma vez que esse pode causar malformações fetais.

Tratamentos químicos

A maioria das mulheres já sabe disso, mas é sempre bom reforçar: procedimentos químicos são proibidos durante a gravidez.

O uso de substâncias como o formol e guanidina é prejudicial à saúde da gestante e também do bebê, podendo acarretar em problemas graves como aborto ou má-formação fetal.

Assim, técnicas como alisamento e relaxamento não devem ser realizadas na gestação e, normalmente, durante o período de amamentação.

Uma opção nessa fase é adotar o alisamento térmico, como com o uso de secador e chapinha, mas não abuse para não ressecar o cabelo e deixá-lo frágil e sem vida.

Os cuidados corretos com o cabelo durante a gestação garantem fios mais bonitos e saudáveis e, consequentemente, satisfação e autoestima para a gestante.

Caso a queda de cabelo seja intensa nessa fase, independente dos cuidados adotados, a recomendação é procurar um dermatologista especializado.

Divulgação - Durante a gravidez, a mulher pode identificar alterações na pele e no cabelo devido às alterações hormonais
Durante a gravidez, a mulher pode identificar alterações na pele e no cabelo devido às alterações hormonais


Conheça 10 aplicativos inusitados - e úteis - que você precisa ter no celular

Muito mais que redes sociais e jogos, veja algumas ferramentas um tanto curiosas que fazem diferença no smartphone

Desde que entramos na era digital com os smartphones sempre à mão, os aplicativos são nossos leais escudeiros. Hoje em dia é possível fazer quase tudo pelo celular, desde pagar contas e jogar na loteria até fazer a compra do mês e pedir caronas.

Mas, além dos aplicativos que a maioria conhece e utiliza - como os de troca de mensagens, de entrega de comida e de transporte - existe uma série de outras ferramentas muito úteis, capazes de facilitar e muito a vida das pessoas. Selecionamos algumas. Confira:

Natural Cycles - Já imaginou um aplicativo que sabe o dia exato em que você está ovulando? O Natural Cycles promete alertar a data do seu período fértil. Para usar é preciso medir a temperatura do seu corpo com um termômetro comum e inserir a informação no app. A tecnologia usa estes dados para mapear o seu ciclo e assim , informar se você está fértil ou não. Mas atenção! O aplicativo garante efetividade de 93% á 98% Os valores podem variar de 6 a 9 dólares no plano mensal a 49 dólares no plano anual.

Akinator - Pense em um personagem fictício ou real. Pensou? É homem? Ele canta? É loiro? Jovem? Você vai responder estas perguntas para o Akinator, aplicativo que replica aquela brincadeira da nossa infância. O gênio virtual funciona com um imenso banco de dados e um algoritmo muito bem estruturado que aprende com os próprios usuários. O jogo é gratuito e está disponível na Play Store e App Store.

Chama - "Xiiii…. O gás acabou." A gente sabe bem como é passar por esse aperto e ter pressa para trocar o botijão. Mas o jeito de pedir gás foi o mesmo por muitas décadas: esperar o caminhão passar ou ligar no depósito. O Chama veio para trazer praticidade e poder de escolha para os usuários, e permite a compra de um botijão em alguns cliques, de forma rápida e eficiente. É possível escolher por marca, revenda, preço, tempo de entrega ou avaliação do fornecedor. O pagamento pode ser pelo aplicativo ou direto com o entregador e todas as revendas cadastradas são regulamentadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Disponível para IOS e Android, nas cidades de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Língua do Bebê - Ideal para mamães e papais de primeira viagem que ainda não entendem muito de bebês. Este aplicativo identifica os tipos de choro da criança e diz qual a melhor forma de resolver o que está acontecendo. Por exemplo, se o neném estiver chorando porque está com cólica, o aplicativo identifica e mostra como fazer com que a cólica pare. O app é pago, mas a ferramenta pode ser usada sem internet e garante um período de teste grátis.

RunPee - Você é aquela pessoa que vai ao cinema, sempre fica apertado, tem que ir ao banheiro e perde a parte mais importante do filme? Seus problemas acabaram! Sim, o aplicativo RunPee informa qual é o melhor momento para você dar aquela corrida ao banheiro. Basta informar qual filme você está assistindo que a ferramenta diz qual cena não é tão importante assim e quanto tempo de duração ela possui, permitindo que você faça suas necessidades tranquilamente.

Flush - Quase todas as pessoas já passaram por um momento de aperto na rua onde não havia nenhum banheiro por perto, e quem já viveu esta situação sabe o quanto é desesperador. Para evitar este tipo de "saia justa" o aplicativo Flush reúne os lugares mais próximos com banheiros públicos ou pagos disponíveis. A ferramenta é gratuita e está disponível para IOS e Android.

Cataki - Criado no Brasil, o Cataki é uma ótima iniciativa que reúne catadores de materiais recicláveis em uma só plataforma. Se você tem algum material disponível para reciclagem, entulhos, restos de podas, móveis velhos, e outros itens volumosos, basta conectar-se ao app e chamar um catador que esteja próximo de sua casa. O aplicativo está disponível para Android e IOS.

Hater - Este app de relacionamentos é similar ao famoso Tinder, mas com um diferença inusitada: você dá match com pessoas que odeiam as mesmas coisas que você. São mais de 3 mil tópicos para você marcar aquilo que odeia, e assim, encontrar a sua alma gêmea do ódio. O aplicativo é gratuito e está disponível na Play Store e na App Store.

Photomath - Se você não é muito bom em matemática e tem dificuldades em resolver contas muito rápido, baixe o Photomath. A ferramenta funciona como uma espécie de calculadora, mas invés de você digitar os números para resolver uma conta, basta tirar uma foto da equação que o app vai mostrar o resultado. É possível fazer o download no IOS e no Android e é totalmente gratuito.

Divulgação - Muito mais que redes sociais e jogos, ferramentas um tanto curiosas fazem diferença no smartphone
Muito mais que redes sociais e jogos, ferramentas um tanto curiosas fazem diferença no smartphone


Bem-Estar

Conheça quatro dicas importantes para conseguir um estágio

Emily Sabaini, diretora operacional da Super Estágios, destaca pontos essenciais para o estudante passar na entrevista de estágio e dar os primeiros passos em sua carreira profissional

Considerado um passo quase obrigatório para entrar no mercado de trabalho, o estágio representa uma importante mudança na vida profissional do estudante. Pensando nisso, Emily Sabaini, psicóloga e diretora da Super Estágios, especializada em seleção e gestão de estagiários, relacionou quatro dicas para quem busca uma oportunidade.

Os pontos indicados por ela resumem a experiência de uma empresa que inseriu no mercado mais de 500 mil alunos, desde 2009, ano em que a marca foi fundada, a conseguir um estágio.

"A partir do momento que o estudante entra na empresa, já deve ficar atento. A avaliação começa ali, naquele instante. A entrevista para o programa de estágio deve ser impecável, pois revela muito do profissional que aquela pessoa será no ambiente corporativo”, comenta Emily.

1- Atenção as roupas e também ao comportamento

Seja formal. Não utilize roupas ousadas ou sensuais. Busque o máximo possível a formalidade, de uma maneira que passe segurança e seriedade ao recrutador, sem parecer mecânico. O estudante deve se lembrar que está lá para suprir uma necessidade da empresa, e com isso deve transmitir segurança. Tão importante quanto as roupas é o comportamento do aluno na hora da entrevista. Evite o uso de gírias ou de termos impróprios para a vaga. Demonstre interesse, tanto pelo estágio em questão, como pela empresa como um todo. Mais que um estágio, esse pode ser o primeiro passo para uma próspera carreira profissional.

2- Pontualidade

Jamais chegue atrasado em uma entrevista de estágio. A primeira impressão é muito importante para o recrutador. Chegar adiantado, de trinta a quinze minutos, é de bom tom. Além de ter a oportunidade de organizar melhor as ideias e aquilo que irá falar, também possibilita ter uma conversa informal com o recrutador antes da entrevista em si e também se familiarizar com o ambiente e a cultura da empresa.

3- Pesquise sobre a empresa onde vai estagiar

A Internet possibilita você saber muito mais que apenas o nome da empresa. Pesquise sobre seu segmento, o mercado em que ela atua, seus clientes, sua missão, visão e valores. Não se limite a sites. Busque informações também nas redes sociais sobre o que estão falando da empresa que almeja conquistar um estágio. Tente saber sua estrutura. O perfil das pessoas que trabalham na organização. E após isso, na entrevista, demonstre que sabe exatamente onde está buscando uma vaga e principalmente o porquê de estar ali.

4- Confie em si mesmo (a)

Ninguém gosta de um profissional que não transmite confiança ou segurança. Demonstre firmeza em suas palavras. Para passar na entrevista do programa de estágio, o estudante deve relaxar e buscar o máximo possível se mostrar decidido. Autoconfiança é uma virtude necessária, tanto para a carreira profissional, como para a vida.

Ilustrativa - Segundo especialista, a avaliação dos candidatos começa a partir do momento que o estudante entra na empresa
Segundo especialista, a avaliação dos candidatos começa a partir do momento que o estudante entra na empresa


Bem-Estar

Cuidados com o uso do vinagre na limpeza doméstica

Atenção sobre os riscos das misturas, do uso incorreto e da ação do produto

Atualmente há inúmeros sites e vídeos que ensinam fórmulas caseiras para limpar sujeiras difíceis e que trazem o vinagre na composição. Trata-se do ingrediente mais popular dessa modalidade. No entanto, André Karadi, consultor técnico do negócio de Home Care da BASF, alerta sobre os riscos das misturas, do uso incorreto e explica a ação do produto.

O vinagre é uma solução de ácido acético em água com uma concentração de aproximadamente 7%. Por estar presente na maior parte das cozinhas o seu uso é bastante difundido, mas pode ser prejudicial. "Mesmo sendo um ácido fraco e em solução diluída, a substância apresenta grande potencial de corrosão e pode causar irritação. Além disso, quando misturado a outros produtos, como água sanitária, por exemplo, leva à formação de gases tóxicos”, explica o especialista.

A lista abaixo descreve alguns dos efeitos danosos que o uso vinagre como produto de limpeza pode acarretar:

Móveis encerados - o vinagre pode comprometer a camada de cera, removendo a proteção e deixando a superfície mais suscetível a danos. O uso de lustra-móveis projetados para essa finalidade é a escolha mais segura, já que preserva a camada protetora.

Bancadas e pisos de pedra - A ação do ácido pode desgastar a superfície de granitos e mármores ao longo do tempo. Usar produtos apropriados para superfícies de pedra e detergentes neutros permite uma limpeza segura.

Eletrodomésticos - o uso do vinagre em eletrodomésticos, como no compartimento do ferro de passar que é destinado à água é prejudicial ao aparelho. As instruções do fabricante devem ser seguidas para garantir segurança e efetividade no uso do equipamento.

Pisos e móveis de madeira - o vinagre pode degradar a camada protetora da superfície, deixando-a mais vulnerável a danos e manchas. Limpe apenas com produtos próprios para madeira ou com sabão neutro.

Louças – o uso do vinagre em esponjas ou na louça antes da lavagem pode comprometer as partes plásticas e emborrachadas dos utensílios domésticos. Em máquinas de lavar louça, o ingrediente pode danificar mangueiras e vedações.

Panelas – a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, popular para esse fim, pode causar irritação pela formação de subprodutos. A limpeza de panelas deve ser feita com produtos desenvolvidos para essa finalidade, com maior poder de limpar gordura, como saponáceos cremosos e sabões abrasivos.

Remoção de gorduras - o caráter ácido do vinagre o torna ineficaz para remoção de graxas e gorduras de superfícies já que não reage de forma eficiente com lipídeos. Os sabões alcalinos, desenvolvidos com esse propósito são mais eficientes.

Roupas - a mistura de vinagre com alvejante em roupas é, entre as receitas caseiras, a mais perigosa. O vinagre quando em contato com água sanitária produz cloro na forma gasosa, que é tóxico e, quando misturado com água, produz ácidos clorídrico e hipocloroso. Além dos danos às roupas, ele oferece riscos à saúde.

Divulgação - Mesmo sendo um ácido fraco e em solução diluída, vinagre apresenta grande potencial de corrosão e pode causar irritação
Mesmo sendo um ácido fraco e em solução diluída, vinagre apresenta grande potencial de corrosão e pode causar irritação