Buscar no site

4 receitas com aveia e os benefícios para seu treino

É um cereal extremamente nutritivo e versátil

Bem-Estar

  • 21/10/20
  • 07:00
  • Atualizado há 182 semanas

Aveia é um cereal extremamente nutritivo e versátil, com diversos benefícios para os treinos e para sua saúde. Ela ajuda no ganho de massa muscular e é fonte rica de carboidrato, fornecendo muita energia para os exercícios. Também possui grande quantidade de minerais, vitaminas e fibras ー macronutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, incluindo síntese de proteínas, metabolismo de carboidratos e gorduras e transporte de oxigênio para todo o corpo.

Se não bastasse tudo isso, o cereal ainda pode ser usado em diversos pratos ー dos doces aos salgados. Pode ser incluído em pratos principais, sobremesas, frutas e vitaminas, demonstrando a versatilidade da aveia. Abaixo, confira 4 receitas com aveia para turbinar o seu cardápio e ter ainda mais energia e disposição para o seu treino de hipertrofia ou de corrida.

1. Aveioca

Ingredientes:

3 colheres de sopa de aveia em flocos;

3 colheres de sopa de água;

½ colher de chá de orégano;

Sal;

2 ovos;

Tomate cereja cortados ao meio;

Queijo tipo minas;

Salsinha picada.

Modo de preparo:

Primeiro, misture a aveia, a água, o orégano e o sal até a consistência ficar parecida com um mingau. Depois, deixe hidratando durante cinco minutos. Os dois ovos devem ser batidos e acrescentados à mistura de aveia. Coloque a massa em uma frigideira antiaderente e cozinhe em fogo baixo. Quando estiver pronto, recheie com os tomatinhos, o queijo minas e salsinha. Por fim, é só dobrar a massa ao meio, como um crepe e servir.

2. Bolo proteico

Ingredientes:

1 ovo inteiro;

2 claras;

3 colheres de sopa de farelo de aveia;

60g de Whey Protein;

½ banana;

Canela em pó para polvilhar.

Modo de preparo:

Misture o ovo, as duas claras, as três colheres de sopa de farelo de aveia e os 60g de Whey Protein isolado ou convencional  em um recipiente. Depois, você precisará acrescentar a banana picada e polvilhar com canela. Em seguida, é só colocar no microondas durante cinco minutos que a mágica acontece. Pronto, agora é só servir o seu bolo proteico com banana e canela. Simples, não é?

3. Smoothie de Aveia e Morango

Ingredientes:

¾ de xícara de leite;

1 xícara de morangos congelados;

¼ de xícara de iogurte natural;

2 colheres de sopa de aveia em flocos finos;

1 colher de chá de mel;

½ colher de chá de essência de baunilha;

Morangos para decorar;

Folhas de hortelã para decorar.

Modo de preparo:

Esse smoothie de aveia e morango é ideal para aqueles dias mais quentes. Para prepará-lo, bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura homogênea. Se você achar que ficou muito espesso, basta acrescentar um pouco mais de leite. Depois, para finalizar essa mistura refrescante e deliciosa, é só decorar com os morangos e as folhas de hortelã, servir e aproveitar a bebida.

4 . Panqueca de aveia

Ingredientes (para a massa):

2 colheres de sopa de farinha de aveia;

4 colheres de sopa de água;

1 ovo;

1 pitada de sal.

Ingredientes (Para o recheio):

1 colher de azeite;

2 colheres de sopa de tomate em cubos;

Sal e pimenta do reino a gosto;

1 colher de sopa de salsinha picada;

2 colheres de sopa de queijo cottage ou hummus, se você for vegetariano.

Modo de preparo:

Para fazer a massa da panqueca, bata a farinha de aveia, a água, o ovo com a pitada de sal em um liquidificador ou processador. Depois, despeje a massa em uma frigideira anti-aderente. Para saber o ponto ideal da massa, é só observar quando ela se soltar por completo da frigideira. Para o recheio, basta misturar o queijo cottage ou hummus com o tomate em cubos e temperar com pimenta e salsinha. Depois é só rechear a massa da panqueca, enrolar e  servir depois do treino ou em um almoço ou jantar mais leve ー fica a sua escolha.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais