Buscar no site

Cuidados com os animais nos períodos de calor

Os animais de estimação sofrem bastante com os efeitos da alta temperatura

Meu amigo Pet

  • 21/11/20
  • 11:00
  • Atualizado há 177 semanas

Os dias de calor intenso geram grandes desconfortos para nós, seres humanos, mas isso não é uma exclusividade da nossa espécie, pois os animais de estimação também sofrem bastante com os efeitos da alta temperatura, podendo até adquirir queimaduras nas patas, insolação e hipertermia.

Por isso existem diversos cuidados com os animais no calor que devem ser tomados para manter o bem-estar dos animais.

1. Deixe água à disposição

Beber água constantemente é a melhor forma de repor o que foi perdido pelo calor. Os pets transpiram pela língua e coxins e, durante os dias de calor, isso ocorre com mais intensidade. Por isso eles precisam ter acesso fácil a uma fonte de água.

Para ajudá-los, é importante espalhar mais de um recipiente pela casa, optando por oferecer água gelada ou por acrescentar cubinhos de gelo ao líquido.

No caso dos felinos, é interessante optar por bebedouros específicos para gatos, já que os gatos preferem água.

2. Dê banho em intervalos menores

A necessidade de banhos dos pets é bastante diferente da que os humanos têm. Por isso, dependendo da espécie, alguns devem tomar banho a cada dois meses, outros a cada quinze dias.

Porém, nos momentos mais quentes, o banho pode ser uma estratégia para aliviar o calor dos animais de estimação.

Contudo, isso deve ser feito com cuidado. É preciso evitar o choque térmico, molhando pontos específicos do pet, como as patas, antes de jogar água no corpo todo. Outro detalhe importante é não exagerar no uso de sabonete ou xampu para não irritar ou ressecar a pele do bichinho, explica a Dra. Livia Romeiro do Vet Quality Centro Veterinário 24h.

3. Passe protetor solar

Se o animal tem a pelagem branca, curta ou as mucosas claras, é necessário redobrar a atenção. Nesses casos, o uso de protetor solar é fundamental para garantir a saúde do pet. Infelizmente, eles estão mais suscetíveis ao câncer de pele e às queimaduras causadas pela exposição solar.

No mercado, existem produtos específicos para os animais. Eles contam com um sabor amargo, que é importante para inibir o reflexo que os animais têm de retirar o produto com lambidas.

Por fim, o protetor solar deve ser aplicado, principalmente, nas partes mais expostas do corpo, como orelhas, focinho e barriga.

4. Tenha mais atenção durante os passeios

Apesar de terem a sola das patas mais resistentes do que a sola dos pés humanos, as patinhas do pet ainda são muito sensíveis. Por isso, entre os cuidados com os animais nos períodos de calor é necessário acrescentar algumas precauções extras durante os passeios.

Sendo assim, evite passear com o animal de estimação entre o período de 10 às 16 horas, optando sempre por locais sombreados, com árvores e grama.

Além disso, também vale apostar nos sapatinhos para pets e até nas ceras de proteção — produto criado para proteger as almofadinhas das patas do pet de superfícies perigosas, como o asfalto quente.

No entanto é importante ressaltar que os pets idosos, com sobrepeso, com problemas cardíacos ou respiratórios e os de focinho curto sofrem muito mais com os efeitos do calor. Portanto, essas dicas são ainda mais importantes para mantê-los confortáveis e seguros.

Receba nossas notícias em primeira mão!