07 de Março de 2021
20º/30º
Entretenimento - Blog

Descubra quais são os nutrientes para prevenção do Alzheimer

Vitaminas, ômega 3 e selênio estão entre as indicações da nutricionista do Mundo Verde

O Fevereiro Roxo é o mês destinado para a conscientização da Doença de Alzheimer. Fatores de risco como o histórico familiar e a idade aumentam as chances de desenvolvimento deste transtorno mental e comportamental que leva à redução das funções cognitivas de forma progressiva, ocasionando dificuldades básicas na rotina diária como escovar os dentes e tomar banho.

Por outro lado, um estilo de vida que inclui alimentação saudável associado à prática regular de atividade física pode atuar na prevenção da doença e de seus sintomas. Marcela Mendes, nutricionista do Mundo Verde, rede referência em saúde e bem-estar, apresenta dicas de nutrientes para incluir no dia a dia e também esclarece seus benefícios e em quais alimentos é possível encontrar. Confira:

1ª dica: As vitaminas do complexo B (destaque para B1, B6, B9 e B12) têm forte relação com o funcionamento cerebral e a redução de substâncias que aumentam o risco de desenvolvimento da doença.

Onde encontrar: Nos peixes, leguminosas, oleaginosas, carnes, leites e derivados.

2ª dica: Com alto poder antioxidante e anti-inflamatório, as vitaminas C e E protegem os neurônios do estresse oxidativo e do envelhecimento.

Onde encontrar: Em alimentos como as frutas cítricas (limão, abacaxi e na laranja) e em vegetais de folha verde (couve, espinafre, agrião, brócolis). Já a vitamina E, pode ser encontrada em óleos vegetais, sementes, azeite e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas;

3ª dica: A vitamina D é importante para a saúde cognitiva, auxiliando na memória e na saúde cerebral.

Onde encontrar: A principal forma de obtenção da vitamina D é por meio da exposição solar, mas também pode ser consumida através da suplementação do consumo de alguns alimentos como vísceras, gema de ovo, peixes e laticínios;

4ª dica: O Selênio atua como antioxidante, prevenindo as células contra a agressão dos radicais livres e consequentemente, do envelhecimento. Forte atuação na saúde cerebral e prevenção de doenças como a de Alzheimer.

Onde encontrar: Oleaginosas, em especial a castanha-do-Brasil, carnes, ovos e peixes;

5ª dica: O Ômega 3, principalmente de origem animal, uma gordura fonte de EPA e DHA, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso. Atua como anti-inflamatório cerebral, ajuda na memória e cognição.

Onde encontrar: Atum, sardinha e salmão, óleos vegetais (canola, soja e linhaça), algas, nozes, sementes de linhaça e chia.

Receita de Mingau de aveia com mix de nuts

Ingredientes:

150ml de leite vegetal (amêndoas, castanhas ou coco)

1 colher de sopa de aveia em flocos (finos ou grossos) sem glúten Mundo Verde Seleção

1 colher de sopa de farelo de aveia sem glúten Mundo Verde Seleção

Um punhado de mix de nuts trituradas (aproximadamente 30g) Mundo Verde Seleção

Um fio de mel orgânico Mundo Verde Seleção

Modo de preparo:

Leve o leite vegetal ao fogo e esquente levemente. Acrescente o farelo de aveia e a aveia em flocos e mexa, com fogo baixo, até engrossar. Desligue o fogo, acrescente o mel e as nuts trituradas. Consuma em seguida.

Rendimento: 1 porção

Receita: Fonte de fibras, sem glúten e sem lácteos.

Calorias por porção: 300 kcal
Divulgação
Culinária
Blog para compartilhamento de receitas e dicas de culinária
+ VEJA TAMBEM