05 de Março de 2021
20º/30º
Entretenimento - Blog

Kiwi é uma fruta nutritiva?

Descubra quais propriedades benéficas essa fruta tem para a saúde.

Muito apreciado pelas pessoas, o kiwi é uma fruta coringa no plano alimentar, inclusive em dietas de emagrecimento, por apresentar um baixo valor calórico e uma alta densidade de nutrientes. É considerado o fruto comercial com alta de vitamina C, até mais do que a laranja. Além disso, estudos mostram o conteúdo nutricional do kiwi e suas propriedades benéficas para a saúde. Veja a seguir.

Poder nutricional do kiwi

O kiwi é uma fruta com sabor peculiar e alto teor de compostos bioativos, apresentando benefícios para a saúde digestiva, imunológica e metabólica. Além do seu alto teor de vitamina C, ele contém uma variedade alta de fibra alimentar, potássio, vitamina E e folato, incluindo uma ampla concentração de antioxidantes, fitonutrientes e enzimas, que agem para fornecer benefícios funcionais e metabólicos.

Quanto à saúde digestiva atribuída ao consumo de kiwi, destaca-se em sua composição a presença de um tipo de fibra, a actinidina, uma enzima proteolítica natural exclusiva do kiwi que decompõe as proteínas e facilita a digestão gástrica e ileal, além dos fitoquímicos que podem estimular a motilidade intestinal.

Kiwi é fonte natural de neurotransmissores?

Você sabia que existem alimentos com neurotransmissores em sua composição? Na natureza, encontramos alimentos de origem animal, frutas e hortaliças que fornecem precursores de neurotransmissores para produção endógena, como por exemplo a banana que é rica em triptofano, mas também aqueles que fornecem naturalmente estas substâncias como parte de processos metabólicos essenciais e interações ecológicas, ou derivados de processos de tecnologia.

O kiwi é fonte natural de serotonina, um neurotransmissor responsável pela modulação de comportamentos, consumo alimentar, sono e até na motilidade gastrointestinal. Sua deficiência no corpo está associada às desordens como ansiedade, estresse e depressão. Sendo assim, a inclusão de alimentos fontes dessa substância é uma forma de auxiliar na melhora do quadro e ajudar na promoção de bem-estar e sensação de prazer.

Confira uma receita de suco de kiwi para incluir no seu dia a dia:

Ingredientes

3 kiwis
1 cacho de uvas verdes sem sementes
Suco de 1 laranja
Raspas de gengibre
Gelo a gosto

Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado
G1
Culinária
Blog para compartilhamento de receitas e dicas de culinária
+ VEJA TAMBEM