Buscar no site

Última Superlua de 2020 será visível nesta quinta-feira

Denominado Flower Moon, ou Lua das Flores, o fenômeno estará visível a partir do pôr do sol

Olhar Digital

  • 06/05/20
  • 10:00
  • Atualizado há 206 semanas

Nesta quinta-feira, 7 de maio, você poderá observar a última Superlua de 2020. Esta será a chamada 'Flower Moon' (Lua das Flores) nos EUA, devido às várias flores que desabrocham no hemisfério norte nesta época do ano, onde atualmente é primavera. A Lua estará cheia em sua totalidade na noite de quinta e também poderá ser vista aqui do Brasil. Para observar, basta olhar para o leste a partir do pôr do sol, previsto para às 17h36.

O ideal é estar no ponto mais alto de sua cidade, ou em um local com uma visão livre do horizonte, já que o contraste com prédios, montanhas e árvores à frente faz a Lua parecer muito maior do que de costume. Claro, nada impede de se observar a última Superlua de 2020 quando ela estiver alta no céu, mas o efeito será menos impressionante.

Pixabay

Vai ter mais?

Segundo o astrólogo Richard Nolle, que cunhou o termo em 1979, uma superlua é qualquer Lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.

O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara. Em 2020 ela já ocorreu três vezes, em 9 de fevereiro, 9 de março e 8 de abril.

Depois disso, os eventos começam a se distanciar. Em junho, por exemplo, a Lua estará no perigeu no dia 3, mas só estará cheia no dia 5, quando já vai estar fora da posição "ideal". Portanto, não é considerada uma superlua. Grande, talvez, mas não "super". O evento só voltará a ocorrer em 27 de abril de 2021.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais