Buscar no site

Em 11 anos, número de casos de sífilis no Brasil aumenta 16 vezes

Cerca de 64.300 casos de sífilis adquirida foram registrados no Brasil somente no primeiro semestre de 2021, segundo dados atualizados do Ministério da Saúde

  • 25/11/21
  • 16:00
  • Atualizado há 120 semanas

Cerca de 64.300 casos de sífilis adquirida foram registrados no Brasil somente no primeiro semestre de 2021, segundo dados atualizados do Ministério da Saúde. O número é 16 vezes maior do que em todo o ano de 2010, quando 3.936 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e pode ser passada para o bebê durante a gestação ou parto.

Quando há a infecção, vários sintomas podem surgir, incluindo manchas no corpo e feridas no local de entrada da bactéria que podem desaparecer sozinhas, o que dificulta o diagnóstico.

Os homens representam mais de 62% dos casos de disseminação da bactéria chamada Treponema pallidum.

À CNN, a médica da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Cecília Roteli, afirma que a causa do aumento expressivo da sífilis é a falta de tratamento adequado, além da falta do uso de preservativo.

"Na realidade, todas as doenças infecciosamente transmissíveis têm como motivo a falta de tratamento, porque sem ele a circulação da bactéria é muito maior. Os homens geralmente têm mais receio de ir ao médico do que a mulher e isso influencia para o maior número de casos. Não diria que essa explosão de sífilis é uma alteração de comportamento dos brasileiros", afirma a ginecologista.

O levantamento feito pela CNN mostra que o Sudeste representa cerca de 45% dos casos. Em seguida, aparecem o Sul (22%), Nordeste (16,5%), Norte (8%) e, por último, o Centro-Oeste (7%).

A ginecologista ressalta que a pandemia da Covid-19 influenciou na alta de casos, já que a população ficou afastada dos postos de saúde.

"A gente ainda deve ter um agravamento de casos de sífilis congênita, quando a mãe não tratada corretamente passa a doença para o bebê durante a gestação. Isso porque, durante a pandemia, muitas grávidas não foram ao médico de forma constante e não tiveram diagnóstico, o que é muito sério", diz.

Somente nos seis primeiros meses deste ano, quase 11 mil (10.968) crianças menores de um ano de idade tiveram sífilis congênita, ou seja, quando é transmitida pela mãe. Quase todas elas (96,2%) receberam o diagnóstico positivo para a doença com até uma semana de vida.

As mães podem ter diversas complicações sérias por causa da sífilis, como aborto espontâneo, parto prematuro e o feto ainda pode sofrer com malformação ou cegueira.

No primeiro semestre deste ano, foram registrados 330 abortos em decorrência da sífilis, enquanto houve o registro de 267 natimortos, quando o feto não resiste após 20 semanas de gestação.

Em todo o Brasil, 27.213 mulheres tiveram sífilis durante a gravidez, a maior parte tinha entre 20 e 29 anos e mais de 66% eram pardas ou negras.

Ainda segundo dados do Ministério da Saúde, 23,1% dessas mulheres completaram o ensino médio e somente 1,4% terminaram a faculdade. A ginecologista Cecília Roteli, no entanto, ressalta que o aumento de transmissões em classes mais altas também é uma realidade entre os brasileiros.

Diante do cenário de alta, o estado do Rio iniciou uma campanha para o diagnóstico rápido da doença, que ocorre até a próxima quinta-feira (25). Serão oferecidos 130 testes rápidos por dia para a detecção de sífilis.

Só no território fluminense, quase seis mil pessoas (5.908) adquiriram sífilis no primeiro semestre deste ano. Outras 4331 gestantes tiveram a doença em todo estado.

O secretário de saúde do Rio, Alexandre Chieppe, destaca que é fundamental seja feito o diagnóstico precoce da doença para que o tratamento seja realizado o mais rápido possível.

"É um teste simples, com uma pequena perfuração no dedo, algo parecido com o exame de glicemia, e que fica pronto em poucos minutos. É importante saber que, quanto mais cedo se descobre a infecção, menor o risco de adoecimento, tanto para os adultos quanto para os bebês", disse.

"Essa é uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado. Queremos chamar atenção para a importância dos cuidados com a saúde e prevenção", afirma Chieppe.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos