Buscar no site

Enem 2022 começa neste domingo; veja detalhes sobre o exame

Cerca de 3,4 milhões de estudantes deverão participar; primeiro dia terá prova de redação

CNN Brasil

  • 13/11/22
  • 09:00
  • Atualizado há 74 semanas

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (13) com provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Cerca de 3,4 milhões de alunos devem participar desta edição. O segundo dia de prova será em 20 de novembro.

Os portões das escolas em que serão aplicadas as provas ficarão abertos entre 12h e 13h nos dois dias de realização, com início da aplicação marcado para 13h30.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para realizar o primeiro dia de provas, e 5 horas para concluir o segundo dia de avaliação.

O segundo dia de testes terá provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Confira os principais pontos que você precisa saber sobre o enem:

Como consultar o local de realização do exame?

Os locais das provas podem ser consultados na Página do Participante, no portal do Inep.

Quantas questões têm as provas?

Os estudantes inscritos no Enem serão submetidos a 90 questões em cada um dos dias de prova.

No primeiro domingo, são 40 questões de Língua Portuguesa, cinco de Língua Estrangeira (inglês ou espanhol, escolhida na inscrição) e 45 de Ciências Humanas. Além das questões objetivas, os estudantes farão a redação neste dia.

Já no segundo domingo de aplicação serão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

O que levar para o Enem?

De acordo com o edital divulgado pelo Inep, os participantes devem se identificar com documentos originais, com foto. Entre os documentos aceitos estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. Nesta edição serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Tanto para os estudantes que se inscreveram na modalidade impressa quanto na digital, é obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para transcrever as respostas das questões objetivas e redação nos respectivos Cartões-Resposta e na Folha de Redação.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado levar lanche, água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas. Também não é obrigatório, mas indicado, levar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

O que não levar para o Enem?

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

Os aparelhos eletrônicos deverão ser desligados e guardados dentro do envelope porta-objetos. Caso o dispositivo emita qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame.

Outros acessórios, como fones de ouvido, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo também não são permitidos fora do porta-objetos.

O envelope deve ser lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.

O não cumprimento dessas regras pode culminar em eliminação da prova.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais