Buscar no site

Governo de SP prorroga quarentena até 28 de junho e atualiza flexibilizações em cidades

Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto recuam na abertura do comércio e passam para a fase vermelha. Grande São Paulo, litoral e Registro passam para fase laranja

G1

  • 10/06/20
  • 13:00
  • Atualizado há 202 semanas

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (10) que vai prorrogar a quarentena até o dia 28 de junho devido a propagação do coronavírus e mudará a classificação das cidades do estado no Plano São Paulo, de retomada gradual das atividades econômicas.

A Grande São Paulo, o litoral paulista e a cidade de Registro vão passar da fase vermelha (mais crítica) para a laranja (com menos restrições). As medidas de flexibilização passam a valer na próxima segunda-feira (15). Já as cidades de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, no interior paulista, foram reclassificadas na fase vermelha devido ao aumento da propagação do coronavírus.

"O governo de São Paulo decreta nova quarentena de 15 a 28 de junho, será o quinto período de quarentena no estado de São Paulo, esta nova quarentena será denominada quarentena heterogênea, onde será aplicado o Plano São Paulo. Será uma retomada consciente da economia por fases e por regiões conforme prevê o plano São Paulo, com cuidado, com segurança e dentro dos limites determinados pela ciência e pela medicina e dessa orientação nós não nos afastaremos", disse Doria.

O fechamento do comércio que proibiu o funcionamento de serviços não essenciais foi imposto pela quarentena do coronavírus.

"Houve uma melhora na região metropolitana como um todo, na Baixada Santista e Vale do Ribeira. E todos eles juntos agora é uma região que passa pra fase de controle, ou seja, a fase laranja onde está autorizado o início da retomada gradual, principalmente de comércios e serviços, com limitação de capacidade e atendimento, de horário de funcionamento e a exigência de aplicação de protocolos de higiene e distanciamento", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômica, Patricia Ellen.

A cidade de São Paulo já estava na fase laranja desde o dia 1º de junho, mas a reabertura das lojas de ruas ocorreu somente nesta quarta. Os shoppings poderão reabrir nesta quinta-feira (11).

Divulgação - Movimentação na região do Brás, no centro de São Paulo (SP), nesta quarta-feira (10), no primeiro dia de reabertura do comércio de rua
Movimentação na região do Brás, no centro de São Paulo (SP), nesta quarta-feira (10), no primeiro dia de reabertura do comércio de rua

Recuo

Já as regiões de Bauru e Araraquara, no interior paulista, retrocedem na flexibilização e passaram da fase amarela para a laranja, com mais restrições.

Em Barretos e Presidente Prudente, passam de Amarela para Vermelha. Ribeirão Preto passou do laranja para o vermelho. As demais regiões do estado continuam laranja. Na fase amarela era permitido até a abertura de bares e restaurantes para o público.

"A mesma disposição e firmeza que temos para avançar com o Plano São Paulo teremos também para recuar, teremos para orientar medidas restritivas na quarentena", argumentou o governador João Doria.

A Grande São Paulo e a Baixada Santista, no entanto, estavam classificadas ainda como na fase vermelha, em que nenhuma medida de flexibilização é permitida, o que gerou reclamações dos prefeitos.

Durante esse período de pandemia do coronavírus, as 17 regiões administrativas do estado foram classificadas em fases, que são divididas em cinco cores: vermelha, laranja, amarela, verde e azul.

Os critérios de classificação das cidades por regiões e fases de cores levaram em conta a relação do número de leitos hospitalares, principalmente os de Unidade de Terapia Intensiva (UTI's), com o número de pessoas infectadas pela Covid-19.

Na fase vermelha não será permitida a abertura do comércio;

Na fase laranja será permitida a abertura do comércio com restrição;

Na fase amarela será permitida a abertura do comércio, mas com algumas restrições;

Na fase verde será permitida a abertura do comércio, ainda com algumas restrições;

E na fase azul será permitida a abertura total do comércio, sem restrições.

Fase laranja

Na fase laranja o governo permite, com restrições, a reabertura de alguns setores da economia a partir do dia 1º de junho, desde que aprovado pela Prefeitura do município, são eles:

Atividades imobiliárias

Escritórios

Concessionárias

Comércio

Shopping Center

Receba nossas notícias em primeira mão!