Buscar no site

Idosa é atacada por tubarão na Praia Grande em Ubatuba

Ataque de tubarão é o segundo em menos de um mês na cidade. Confirmação do caso foi feita pela Unesp, após análise das imagens do ferimento e depoimento da vítima

G1

  • 18/11/21
  • 15:00
  • Atualizado há 126 semanas

Uma idosa de 79 anos foi atacada por um tubarão na Praia Grande, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O caso é o segundo registrado na cidade em menos de um mês — no início de novembro, um turista francês também foi atacado por um tubarão.

O novo ataque de tubarão foi confirmado pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e a suspeita é de que a vítima tenha sido atacada por um tubarão-tigre ou cabeça-chata, que costumam ser de porte médio e estão presentes nas águas paulistas.

A vítima é de Piranguinho (MG) e estava na cidade para o feriado de Proclamação da República. Ela estava na Praia Grande, a mais buscada por turistas em Ubatuba, com a família no último domingo (14) quando foi atacada pelo animal na água.

Atingida na perna

A idosa teve um corte de cerca de 25 centímetros de extensão na perna. De acordo com a prefeitura, ela foi socorrida e levada para a Santa Casa, teve o ferimento suturado e depois foi liberada.

Já no hospital a família da vítima alegava que havia sido um ataque de tubarão.

As imagens do ferimento foram encaminhadas ao professor Otto Bismark, da Unesp, especialista em tubarões. Segundo o especialista, as características do ataque descrito pela vítima e a análise do ferimento comprovaram que era, de fato, um tubarão.

Em nota, Bismark explicou que "o agente causador do trauma foi uma espécie de tubarão de médio a grande porte, com cabeça arredondada, focinho curto".

Este é o segundo ataque de tubarão na cidade neste mês. Após o feriado de Finados, um turista francês também foi atacado por um tubarão em Ubatuba.

Turista francês também foi atacado por um tubarão em Ubatuba.
Turista francês também foi atacado por um tubarão em Ubatuba.

Nesse caso, no entanto, ainda não foi identificado o que poderia ter causado o ataque, que é incomum no litoral norte. Há pelo menos trinta anos a região não registrava ataques de tubarão. Os pesquisadores afirmam que irão apurar os motivos que levaram aos ataques.

Bismark também apontou que, pelas características dos dentes, a idosa foi vítima ou de um tubarão-tigre ou de um tubarão cabeça-chata. As duas espécies se alimentam de peixes de porte médio, são comuns no litoral paulista e usam a costa - próximo à praia - para alimentação e busca de áreas adequadas para reprodução.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais