Buscar no site

Lua oculta o planeta Marte da madrugada do domingo

Marte está especialmente vermelho e vai se "esconder" atrás da Lua, pela sua borda inferior.

Climatempo

  • 07/08/20
  • 14:00
  • Atualizado há 192 semanas

Na madrugada do domingo, 9 de agosto, ocorre a ocultação de Marte pela Lua. Marte está especialmente vermelho e vai se "esconder" atrás da Lua, pela sua borda inferior. Poucas áreas no Brasil terão o privilégio de ver este evento que está sendo considerado raro, pois em 9 de agosto, a Lua estará num grau de iluminação que vai permitir ótima visualização do evento.

Tudo acontece na madrugada de 9 de agosto, depois das 4 horas, mas poucas áreas do planeta e do Brasil terão a oportunidade de ver todo o evento a olho nu.

No Brasil, as condições do tempo prometem ajudar porque a visibilidade estará excelente por causa do ar bem seco que predomina sobre o país há vários dias. A ocultação de Marte se repete em 6 de setembro, mas nesta data, a Lua estará está quase cheia e o excesso de brilho lunar vai dificultar muito ver Marte . Além disso, não sabemos as condições do tempo.

Em outubro, ainda vai ocorrer um outro evento de ocultação de Marte pela Lua, mas só será visível numa estreita faixa em parte do litoral do BR e não sabemos como estará a nebulosidade.

Quem poderá observar?

Em termos de faixa territorial, somente poucas pessoas no mundo terão o privilégio de observar esse fenômeno. Isso porque, quando observado da Terra, durante o momento em que a Lua irá passar à frente de Marte, somente os observadores localizados ao sul do estado do Rio de Janeiro, no extremo leste do Mato Grosso do Sul, além das pessoas localizadas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão contemplar esse fenômeno.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias