28 de Setembro de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » BRASIL

Marte se esconde atrás Lua no fim de semana

O próximo evento como este visível no Brasil será só em 2023, mas a visibilidade não será tão boa como este ano. O show do céu é para todos! Aproveite!

Durante as noites de setembro o planeta Marte pode ser facilmente observado a olho nu, mesmo nas grandes cidades com poluição luminosa. Na virada de 05 (sábado) para 06 (domingo) de setembro de 2020, grande parte do Brasil poderá observar com telescópio a ocultação de Marte pela Lua.

Parte deste evento astronômico poderá ser acompanhada a olho nu, mesmo nas cidades sem poluição luminosa. Porém, o momento mais especial deste evento astronômico, a ocultação de Marte pela Lua, só poderá ser observada com telescópio, porque nosso satélite natural estará com 86% do seu disco iluminado.

Este ano, o Brasil será um local privilegiado para apreciar o esconde-esconde entre a Lua e o planeta vermelho. O tempo vai ajudar, já que a grande massa de ar seco que está sobre o Brasil deixa quase todo o país com tempo firme, com pouca nebulosidade. A condição de ar bastante seco também é um fator que colabora para a observação astronômica.

O próximo evento como este visível no Brasil será só em 2023, mas a visibilidade não será tão boa como este ano. O show do céu é para todos! Aproveite!

Quem poderá observar?

No Brasil, somente o sul do estado do Rio Grande do Sul e a faixa litorânea de Santa Catarina não poderão observar esse belo evento. No restante do país todos poderão contemplar esse fenômeno astronômico, desde que munidos de um telescópio. Binóculo não é uma boa pedida.

Orientação para observar fora das capitais

Nas demais cidades do Brasil é interessante tomar como base o horário da capital do estado que o observador estiver localizado e antecipar sua observação cerca de 1 hora antes do evento quer esteja com ou sem telescópio. Assim, por exemplo, para quem está localizado no estado do Rio de Janeiro, porém mora na cidade de Barra do Piraí, deverá iniciar sua observação, aproximadamente, às 23:13 de 05 de setembro. Assim, como a imersão para essa cidade iniciará à 00:07:41 de 06 de setembro, o observador terá tempo suficiente para se preparar e não perder esse belo espetáculo.

Por outro lado, no momento da emersão, ou seja, momento quando Marte irá reaparecer, para quem estiver sem telescópio e numa cidade que não seja a capital, vale observar a Lua cerca de 10 minutos antes do horário programado da capital do seu estado. Assim, por exemplo, se o observador mora na cidade de Praia Grande, localizada no estado de São Paulo, como Marte irá reaparecer à 00:36:47, vale retomar a observação, por volta da 00:26.

Deste momento em diante, apesar de Marte iniciar a emersão à 00:36:47, a observação a olho nu só poderá ser percebida minutos após esse horário. Vale a "brincadeira” de tentar encontrar Marte o quanto antes!

Para quem tem telescópio, no momento da emersão, vale ficar atento cerca de 20 minutos antes do horário marcado para sua capital.
Clima Tempo
+ VEJA TAMBÉM