Buscar no site

Nova regra permite retirada de remédios em maior quantidade no Programa Farmácia Popular

Medida adotada por conta da pandemia e permite que pacientes retirem medicamentos suficientes para três meses

G1

  • 13/05/20
  • 09:00
  • Atualizado há 202 semanas

Os pacientes que precisam de medicamentos do Programa Farmácia Popular já podem retirar uma quantidade maior de remédios. A nova medida, adotada pelo Ministério da Saúde em função da pandemia de coronavírus, já está valendo.

Segundo o governo, as novas regras têm caráter temporário com objetivo de facilitar o acesso da população ao programa. Agora, pacientes podem retirar, em um único atendimento, a quantidade suficiente de medicamentos para realizar o tratamento por até 90 dias, ficando livres de voltar à farmácia por até três meses.

Essa alteração é válida para todos os medicamentos oferecidos pelo programa, incluindo as fraldas geriátricas. Também houve ampliação, de 30 dias para três meses, do prazo de validade para que o cidadão retire medicamentos nas unidades do programa.



Outra flexibilização é quanto à comprovação para poder pegar remédios no lugar de pacientes impedidos de ir pessoalmente às farmácias por conta de limitação de mobilidade, como idosos e acamados.

Com as novas regras, serão aceitas declaração de próprio punho, sem necessidade do reconhecimento de firma em cartório. O modelo do documento está disponível no site do Programa da Farmácia Popular. Basta abrir o arquivo, imprimir e assinar.

Segundo o Ministério da Saúde, as novas medidas possibilitam uma menor circulação de pessoas com mais de 60 anos, consideradas grupo de risco para a Covid-19. Este grupo de pessoas representa 55% dos usuários do programa.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos